background

7 dicas para ter uma gestão mais estratégica e menos operacional

7 dicas para ter uma gestão mais estratégica e menos operacional

Você é do tipo de empresário que se envolve diretamente nos trabalhos técnicos e operacionais da sua empresa? Se sim, saiba que está afetando gravemente a gestão estratégica do seu negócio.

Sabe por quê? Porque é você quem deveria estar mais dedicado a planejar, liderar e monitorar os projetos organizacionais.

Fazer as tarefas que somente os profissionais de nível operacional deveriam fazer gera sobrecarga de trabalho, estresse, desorganização, falta de objetivos claros, desconfiança em seus funcionários e, principalmente, má qualidade de vida.

Aliás, gestores que acabam “fazendo de tudo” acabam não tendo tempo para cuidar da sua própria vida profissional, familiar e social.

Bem, se você se identificou com alguns dos problemas apontados, tentaremos aliviar um pouco sua barra. Vamos listar 7 dicas para você se tornar um líder mais estratégico e menos envolvido nas questões operacionais. Acompanhe!

1. Comece a aguçar seu senso crítico para o mercado

O primeiro passo é deixar de se preocupar tanto com as tarefas rotineiras da sua empresa e começar a estudar mais o seu mercado.

Um líder com perfil mais estratégico é um profissional com um senso analítico e crítico mais apurado. É uma pessoa que enxerga o que acontece fora da organização e como ela, seus clientes, fornecedores e parceiros de negócio são ou podem ser afetados por mudanças de ordem econômica, política, tecnológica e social.

Trata-se de parar em sua sala, abrir seu computador e começar a analisar os números, tendências e novidades dos seus concorrentes e do mercado como um todo.

Isso ajudará a aprimorar sua capacidade de antecipação de problemas, identificação de oportunidades de negócio, implementação de soluções inovadoras e definição de estratégias.

Se você estiver muito ocupado fazendo uma função que um colaborador deveria executar, poderá perder, por exemplo, uma novidade lançada por um concorrente, que pode afetar diretamente as vendas do seu negócio.

2. Projete objetivos em médio e longo prazo

Quando se fala em gestão estratégica, uma das principais características é a visão em médio e, especialmente, em longo prazo. Essa será uma mudança importante para deixar de ser operacional, já que esse perfil foca muito em questões de curto prazo (metas diárias, semanais, quinzenais, mensais etc.).

O gestor estratégico deve enxergar como que a empresa deve estar nos próximos 3, 5 ou até 10 anos. Deve-se pensar mais no negócio do que no produto ou serviço oferecido.

É esse tipo de mentalidade que faz as grandes empresas sempre estarem um passo à frente das suas concorrentes.

Por essa razão, apresente objetivos e metas de negócio para os próximos anos. Claro que eles não precisam ser inalteráveis, já que a empresa pode mudar muito ao longo do tempo.

No entanto, isso ajudará a eliminar o problema da falta de direcionamento claro. Com isso, os funcionários entenderão melhor o propósito dos seus respectivos trabalhos.

3. Delegue as tarefas de maneira correta

Outro passo importante para tirar essas raízes operacionais é organizar as funções de cada profissional na empresa. Se você tem uma equipe responsável pelo atendimento, outra pelas vendas e outra pelo financeiro, então deixe que elas cuidem de suas respectivas áreas.

É preciso abandonar aquela visão de que “não consigo deixar minha empresa nas mãos de outros”. Por acaso, você quer tornar o seu negócio maior e mais lucrativo apenas com as próprias pernas?

Então, trate de descentralizar a cadeia de comando e de execução de tarefas. Repasse as atividades e responsabilidades de acordo com os perfis de cada funcionário e cada equipe em sua empresa.

Se você preferir, pode ouvir dos seus funcionários o que eles querem ou não fazer, bem como suas melhores e piores aptidões.

Dessa maneira, recupera-se a confiança e a autonomia dos seus colaboradores. Isso é importante para aliviar sua carga horária e valorizar os conhecimentos, habilidades e trabalhos do seu pessoal.

4. Capacite seus colaboradores

Se você gosta de se intrometer nas atividades mais técnicas da sua empresa, é sinal de que os profissionais responsáveis não estão dando conta do recado, não é verdade?

Mas sabia que esse é um problema causado por você mesmo? Pois é, um líder mais estratégico investe na capacitação e no treinamento dos seus funcionários para que eles tenham condições de fazer as tarefas de modo correto.

Portanto, para ter colaboradores mais competentes, autônomos e produtivos, não abra mão de investir neles. Ofereça treinamentos, certificações, consultorias com coachings, viagens para eventos da área e o que for possível para atualizá-los. Com isso, diminui-se a necessidade de você aparecer para resolver os problemas mais operacionais.

5. Monitore e otimize o trabalho da sua equipe

Uma gestão estratégica também não precisa se afastar tanto assim do lado operacional. Sabemos que você pode sentir falta dessa proximidade e, por isso, fizemos questão de destacar uma maneira de se envolver com esse nível.

Estamos falando da mensuração dos resultados entregues por suas equipes e seus respectivos integrantes. Nesse caso, você assume um papel de supervisão para avaliar se o que eles estão produzindo está alinhado com seus objetivos e metas.

Faça reuniões periódicas, troque feedbacks com seus colaboradores, trace metas mais desafiadoras, proponha pontos de melhorias, enfim, complemente e aprimore o aprendizado que eles tiveram durante a capacitação.

Lembre-se de que, durante essa sua fase de transição do operacional para o estratégico, suas equipes começam a andar com as próprias pernas, e é normal que erros surjam no começo. Logo, é fundamental fazer esse acompanhamento do trabalho executado por eles e ajudá-los a corrigir as falhas pontuais.

6. Invista em tecnologia

Você se recorda que na primeira dica falamos em adotar uma postura mais analítica? Então, vamos recuperar esse ponto para falar da importância de investir em soluções tecnológicas para a sua gestão.

Para melhorar essa visão mais geral sobre a empresa, você pode contar com o apoio de ferramentas como os ERPs (sistemas de gestão empresarial) e os CRMs (softwares de gerenciamento de relação com os clientes).

O primeiro pode contribuir com o fornecimento ágil e simplificado de dados oriundos de relatórios financeiros, administrativos, produtivos e de diversos outros setores e processos internos.

Já o segundo contribui com informações da área comercial, como os perfis de leads e clientes, tempo médio do ciclo de venda, histórico de vendas, entre outros.

Os dois sistemas são exemplos de como a tecnologia pode contribuir com análises mais completas e decisões estratégicas mais antecipadas, apuradas e acertadas.

7. Terceirize algumas áreas da empresa

Como adotar uma gestão mais estratégica também parte do princípio de que é preciso diminuir a carga operacional do empresário, uma das soluções mais viáveis é terceirizar alguns setores da empresa.

Pode ser o Call Center, a contabilidade, o marketing, entre outras áreas que podem ser desapegadas e repassadas para empresas especializadas.

Isso ajudará você e sua equipe a focar em atividades mais táticas e estratégicas. Além do mais, não haverá a necessidade de treinamentos ou preocupações com falta de funcionários. Esses são detalhes que ficam a cargo da empresa contratada.

Essa é uma das opções mais interessantes para trazer de volta aquele tempo livre que você e seus funcionários tanto esperavam para cuidar da empresa e de suas vidas pessoais.

Para adotar uma gestão estratégica e menos operacional, é importante seguir 3 princípios básicos: adotar uma postura e uma visão macrogerencial (olhar mais para o todo), desapegar das tarefas mais técnicas e oferecer as condições necessárias (treinamento, confiança e autonomia) para os seus colaboradores serem competentes em suas respectivas funções.

Se você quer ficar por dentro de outras dicas sobre gestão estratégica, assine a nossa newsletter agora mesmo para acompanhar mais conteúdos como este!

2 Comentários

  • Marcos
    2019-03-27 14:10:29 Responder

    Olá!
    Estou pesquisando sobre mudança de postura operacional para estratégica e este texto é o melhor que l´ate o momento. Traduz perfeitamente o que acontece.
    O texto não está assinado, mas gostaria de parabenizar quem o escreveu.
    Grande Abraço!
    Marcos

    Taís Teixeira
    2019-04-03 14:49:35 Responder

    Oi Marcos, tudo bem?
    Que coisa boa ler isto. Temos uma equipe responsável pela produção desses conteúdos, por esse motivo não assinamos.
    Ficamos felizes em saber que o texto fez sentido para você, pois esta questão de assumir demandas operacionais é uma das coisas que oferecemos com nossos serviços para dar liberdade de tempo para quem precisa ser estratégico.
    Uma semana incrível para você e sucesso para empresa.
    #AVANÇARAGORA

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.