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Benchmarking: seus concorrentes não têm nada para te ensinar?

Benchmarking: seus concorrentes não têm nada para te ensinar?

Sonhar grande é natural de todo empreendedor. Quem teve a coragem de lançar um negócio no mercado está sempre em busca de melhorias contínuas para fazer sua empresa crescer e virar referência no mercado.

Para fazer isso, não adianta só olhar para dentro e cuidar dos problemas internos, é preciso também olhar para fora, ou seja, para a concorrência.

Enquanto alguns empreendedores fecham os olhos para o que seus concorrentes estão fazendo, são aqueles que estão dispostos a aprender com os acertos e erros deles que colhem os melhores frutos.

Se você também quer ficar por dentro da concorrência, está na hora de aprender mais sobre o benchmarking. Acompanhe o post!

Mas o que é benchmarking?

O benchmarking é o processo de comparar continuamente e sistematicamente as práticas, processos e resultados de uma empresa particular ou de uma indústria com suas próprias práticas, processos e resultados buscando atingir excelência nesses pontos.

Trata-se de realizar uma pesquisa minuciosa comparando os produtos ou serviços da concorrência com os seus próprios, absorvendo algumas características positivas para alcançar a superioridade operacional, ou seja, oferecer produtos ou serviços superiores aos oferecidos pelos concorrentes.

Por que fazer benchmarking?

O objetivo do benchmarking é avaliar a posição atual de um negócio ou organização em relação às suas melhores práticas e identificar áreas e meios para melhorar sua performance. Porém, não se trata de copiar a concorrência, mas aprender com ela.

O benchmarking, como falamos, envolve olhar para fora e examinar como outros estão atingindo seus níveis de desempenho e entender os processos que eles usam para isso.

Por exemplo, se você possui um açougue com resultados ruins, mas sabe que no bairro vizinho existe um outro que possui filas quilométricas todos os dias, é natural que queira entender o que ele está fazendo de certo que você está fazendo errado para que o seu açougue, também, fique sempre cheio.

Quando as lições dadas pelo exercício do benchmarking são aplicadas corretamente, elas tornam o caminho para melhorar a performance dentro da empresa mais nítido, indicando os pontos que devem ser otimizados.

Como implementar uma estratégia de benchmarking?

A aplicação do benchmarking envolve cinco passos, sendo eles:

  1. Entender em detalhes os processos e práticas empresariais internos.
  2. Determinar o método de benchmarking que será utilizado (falaremos melhor abaixo) e escolher as empresas avaliadas.
  3. Comparar seus processos com os da empresa escolhida e identificar as lacunas de desempenho.
  4. Projetar os níveis de desempenho futuro, determinando as metas para a melhoria e o prazo de alcançá-las.
  5. Implementar as melhorias necessárias para otimizar a performance.

O benchmarking não deve ser considerado um exercício pontual. Para ser efetivo, ele deve se tornar parte integral de um processo de melhoria contínua, com o objetivo de estar sempre à frente das melhores práticas e das tendências de mercado.

Quais são os tipos de benchmarking?

Veja abaixo um sumário dos diferentes tipos de benchmarking e como cada um deles poderá servir para otimizar os resultados da sua empresa:

Benchmarking estratégico

  • Usado quando uma empresa precisa melhorar seu desempenho geral, o benchmarking estratégico examina as estratégias de longo prazo e as metodologias que possibilitam alta performance.
  • Esse tipo de benchmarking envolve considerar aspectos de alto nível como as competências principais, o desenvolvimento de novos produtos e serviços, e a melhora das capacidades para lidar com mudanças no ambiente externo à empresa.
  • As mudanças geradas por esse tipo de benchmarking podem ser difíceis de implementar e levam um algum tempo para se materializar.

Ele é mais apropriado para realinhar estratégias de negócio que se tornaram inapropriadas.

Benchmarking competitivo

  • Usado quando a empresa deseja considerar sua posição em relação às características de desempenho de produtos e serviços chaves.
  • Empresas do mesmo setor são escolhidas para avaliação.
  • É mais difícil de ser colocado em prática, visto que envolve tentar descobrir, por meio da análise do produto final da empresa, processos sigilosos desta.

O benchmarking competitivo é mais apropriado para encontrar formas de diminuir os gaps de performance entre você e a concorrência, chegando a superá-la para oferecer um serviço com qualidade superior.

Benchmarking funcional

  • Foca em melhorar processos de trabalho e operações específicas.
  • Neste caso, as empresas avaliadas podem ser de outros segmentos de mercado.
  • Envolve produzir mapas de processos para facilitar a comparação e análise.
  • Pode levar para inovação e resultados no curto prazo.

Mais apropriado para conquistar a otimização de processos chaves e obter benefícios rápidos.

Benchmarking interno

  • É a análise de operações dentro da própria empresa, avaliando filiais ou departamentos específicos.
  • As vantagens desse tipo de benchmarking são: (1) acesso fácil a informações sensíveis, (2) encontrar rapidamente dados padronizados e (3) normalmente, demanda menos tempo e recursos.
  • As práticas são mais fáceis de ser transferidas dentro da organização, porém pode ser mais difícil encontrar inovações reais.

Possuir várias unidades de negócios com a mesma organização é uma excelente prática, por isso é interessante para a diretoria espalhar essa expertise pela empresa rapidamente.

Benchmarking externo

  • Envolve analisar organizações externas que são conhecidas por serem as melhores de seus segmentos.
  • Fornece uma oportunidade de aprender com aqueles que lideram o mercado.
  • Pode tomar tempo e recursos significativos para assegurar a comparabilidade dos dados e da informação, a credibilidade dos resultados e o desenvolvimento de recomendações sólidas.

Seu uso é ideal quando exemplos de boas práticas podem ser facilmente achados em outras organizações e existe um problema de desempenho de processos dentro das unidades internas do negócio.

Com o quê devo tomar cuidado na hora de fazer benchmarking?

O benchmarking pode trazer inúmeros benefícios, como a oportunidade de conhecer melhor sua organização, motivar a equipe e ganhar maior conhecimento de mercado.

Porém, é preciso cuidado ao adequar as práticas e metodologias observadas ao seu contexto. Somente copiar ideais ou transpor sistemas não trará os resultados esperados com a estratégia.

Além disso, um eventual foco excessivo na concorrência poderá fazer com que você perca sua própria identidade. Por isso, tenha cuidado ao adaptar o que for melhor, tentando não perder de vista as características da sua marca.

E você, já aprendeu alguma coisa sua concorrência? Está pronto para implantar o benchmarking na sua empresa? Comente abaixo e nos conte suas experiências!

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