background

Como fugir do sedentarismo e ter uma alimentação saudável na rotina de trabalho

Como fugir do sedentarismo e ter uma alimentação saudável na rotina de trabalho

Durante a correria do dia a dia, nos dividimos entre trabalho, estudos, tempo para coisas pessoais e para descansar.Por isso, normalmente nos alimentamos quando dá, comendo o que for mais fácil, e  nos dedicando a exercícios apenas quando sobra tempo. Essa rotina a longo prazo pode ser muito prejudicial ao nosso organismo. E nós trouxemos algumas dicas de como evitar o sedentarismo e ter uma alimentação saudável, principalmente durante a jornada de trabalho.

Faça alongamentos:

O corpo humano não foi feito para ficar parado em uma mesma posição por muito tempo. Mesmo com a postura correta a falta de movimentação faz com que os músculos entre em fadiga e doam. Em caso de postura incorreta durante um período prolongado, os efeitos são ainda piores. O ideal é se fazer alongamentos ao longo do dia, sem muito segredo, levantar do lugar, espichar os braços e pernas, girar o pescoço, alongar os dedos e movimentar os pulsos, mantendo sempre uma postura correta e confortável. Essa prática se torna importante pois alivia a tensão dos músculos após movimentos repetitivos, evitando a (LER), lesões que afetam os sistemas músculo-esquelético e nervoso causadas por tarefas repetitivas.

Pratique exercícios físicos:

Não necessariamente você precisa ir até uma academia para praticar atividades físicas. Muitas atividades podem ser praticadas por conta própria e encaixadas durante a rotina de seu dia, basta escolher algo que goste fazer, e encarar o desafio. Uma dica é começar fazendo caminhadas pela rua, ou troque o carro pela bicicleta alguns dias da semana, dançar, pular corda, até mesmo subir e descer escadas pode ser um ótimo exercício, que tal aproveitar as da Belluno?

Ao se optar por academias é preciso adequar os exercícios a necessidade de cada um. O profissional de educação física é o responsável por indicar um programa de treinos adequado. Sempre respeitando os limites de seu corpo, de modo que a atividade física seja algo prazeroso, entregando resultado e não danos.

Tenha uma alimentação saudável

Para quem trabalha o dia inteiro, não sobra muito tempo para preparar refeições, e mesmo que se consiga um cardápio balanceado na hora do almoço, ficar muito tempo sem comer é um dano significativo ao nosso organismo. Pensando nisso, separamos alguns alimentos que podem serem consumidos a qualquer hora do dia e irão ajudar a equilibrar a alimentação diária

  • Iogurte: Fácil, prático e rápido ele pode ser consumido a qualquer hora do dia, seja no café da manhã ou lanche da tarde. Cada pedaço consumido representa uma grande quantidade de nutrientes que beneficiam o organismo.
  • Frutas: Podem ser consideradas as melhores opções para uma dieta rica em nutrientes, apresentando grandes benefícios, podendo até mesmo auxiliar na digestão e absorção de alguns minerais. Podem ser consumidas a qualquer hora do dia, principalmente entre as refeições.
  • Barra de Cereal: Além de saborosas complementam uma dieta saudável, aumentando o consumo de fibras e vitaminas, auxiliando na redução da absorção de gorduras e sensação de saciedade. Podem muito bem substituir uma sobremesa.
  • Castanhas: São ótimas para serem incorporadas na rotina, possuem uma grande variedade de formas e sabores. Bastante ricas em nutrientes e vitaminas, e a praticidade permite serem carregadas para qualquer lugar.
  • Água: É o maior componente o corpo humano, a água é responsável por manter os nossos órgãos em bom estado e funcionando corretamente, eliminando toxinas e ajudando no funcionamento do intestino. Por isso é preciso manter uma hidratação constante, o ideal são 2 litros de água diários, para não esquecer tenha sempre uma garrafa de água ao lado durante o trabalho. P.S: para os gaúchos e apreciadores do chimarrão, não vale como água, ok?

Gostou de nossas dicas sobre exercícios e alimentação saudável? Acompanhe nossos conteúdos no Facebook.

Texto realizado com a consultoria da Técnica de Segurança do Trabalho Marines Henrique Vargas

12 Comentários

  • Andressa Honoa
    2019-07-05 10:44:48 Responder

    Parabéns pelo ótimo conteúdo, estou na luta contra a balança e sempre que posso leio seus artigos, muito obrigada por compartilhar tdo isso com a gente.

  • Regina
    2020-03-30 21:02:43 Responder

    Ótimas informações! Parabéns pelo conteúdo! Devemos nos cuidar muito e principalmente da alimentação que afeta nosso corpo como um todo!

    Taís Teixeira
    2020-04-08 11:58:57 Responder

    Verdade Regina, é como diz o velho ditado.
    Corpo são, mente sã! Somos um todo.

  • Alice
    2020-03-31 14:53:24 Responder

    Ótimas informações! Estou precisando fazer uma dieta e seu conteúdo me ajudou muito! Obrigada.

    Taís Teixeira
    2020-04-08 11:57:17 Responder

    ooi Alice, que bom que te ajudou.
    Te desejemos uma semana incrível.

  • Eva Teixeira
    2020-04-30 02:56:56 Responder

    Muito bom. Penso que um médico pode ajudar as vezes.

    Taís Teixeira
    2020-05-04 21:14:28 Responder

    Verdade Eva, as vezes é preciso!
    Importante ter sempre um profissional fazendo o acompanhamento.

  • Amanda
    2020-06-04 15:12:40 Responder

    Ótimas informações! Nesse momento precisamos de dicas para nos cuidar muito mais!

    Taís Teixeira
    2020-06-05 21:12:35 Responder

    Que bom que gostou Amanda :) verdade, é o momento de redobrar os cuidados.

  • Karina
    2020-06-16 22:25:38 Responder

    Ótimas informações! Nesse momento precisamos de dicas para nos cuidar muito mais!

    Taís Teixeira
    2020-06-18 18:30:49 Responder

    Que bom que gostou!! Ficamos felizes!
    E cuide-se :)

    Taís Teixeira
    2020-06-18 19:10:44 Responder

    ooi Karina, verdade!
    Fique bem, cuide se!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.