background

Inteligência emocional: como lidar com pressão e cobranças

Inteligência emocional: como lidar com pressão e cobranças

O que é inteligência emocional?

Embora admita diferentes interpretações, que variam conforme a cultura e a abstração de sua complexidade, a inteligência emocional está bastante associada à inteligência social.

Estudiosos desse tema apontam que uma pessoa emocionalmente inteligente é aquela que tem habilidade para identificar as emoções, tanto as positivas como as negativas, e controlá-las em momentos decisivos.

Um dos grandes diferenciais positivos de quem tem a inteligência emocional bem coordenada é a capacidade de gerir os próprios sentimentos. Pessoas com esse perfil são mais valorizadas pelas empresas, visto que conseguem se auto motivar e incentivar os outros, mesmo diante de adversidades ou frustrações.

Entre os atributos comuns à inteligência emocional destaca-se a capacidade de controlar impulsos e de centralizar as emoções para o rumo certo. A facilidade de reconhecimento e de valorização pode motivar e encorajar outros indivíduos para o alcance de suas metas.

Conforme Daniel Goleman, uma das maiores autoridades desse assunto, a inteligência emocional pode ser classificada em cinco habilidades complementares:

  • autoconhecimento emocional: auxilia na imposição de limites e no poder de decisão em momentos cruciais;
  • força mental: é o principal quesito para desenvolver as habilidades exigidas para usufruir dos benefícios da inteligência emocional;
  • automotivação: um ideal que mantém a pessoa ávida pela realização de seus sonhos e objetivos;
  • empatia: virtude necessária ao bom convívio pessoal, social e profissional;
  • habilidades sociais: perceber as necessidades dos outros é fundamental para melhorar os relacionamentos interpessoais.

Como manter a inteligência emocional em cenários diferentes como o Home Office. 

Saber lidar com as emoções e controlar os sentimentos mediante situações difíceis é fundamental. Manter esse domínio é de suma importância para a boa convivência com outras pessoas, além de tornar o ambiente mais saudável e tranquilo.

Assim, a inteligência emocional é necessária em diversas áreas da vida. Tanto nos âmbitos pessoal, familiar, sentimental quanto no profissional, quem possui essa habilidade consegue se sobressair bem melhor.

Observe alguns aspectos que são influenciados pela inteligência emocional e entenda como eles ajudam no desenvolvimento de outras virtudes e no controle dos sentimentos.

Comunicação

A inteligência emocional é muito importante para estabelecer condições que promovem melhoria nos processos de comunicação. Pessoas que têm essa habilidade bem desenvolvida se expressam melhor e são mais persuasivas.

O trabalho home office que já fazia parte da rotina de alguns profissionais está exigindo de quem não estava acostumado com essa forma de trabalhar maior desenvoltura para se comunicar. Algumas pessoas passarão esse período de quarentena com mais dificuldade,  outros não sentirão tanto, mas o que a maioria sente em comum é a pressão pelo cenário em que nos encontramos, de saber  lidar com situações adversas.

Por isso disciplina, resiliência e bom senso componentes da inteligência emocional. são virtudes que simbolizam a capacidade de se disciplinar e de evitar atitudes insalubres muito importantes nesse cenário.   

Domínio das emoções

Dominar as emoções também é preciso para nos alertar quanto às ações ou comportamentos alheios. O ato de conhecer a si mesmo ajuda a fortalecer o estado emocional. Esse aprendizado é essencial, especialmente quando há necessidade de mediar conflitos.

Assim como trabalhar em casa já faz parte do dia a dia de algumas pessoas, lidar com situações adversas envolvem outros fatores ligados a expectativas de pessoas. Em casa, começam a surgir impasses diferentes dos que surgem na empresa,  como por exemplo, conciliar a família e o trabalho,  saber separar problemas profissionais dos pessoais. saber filtrar algumas emoções e estar ciente do quanto você entregou naquele dia de trabalho, mensurando se o mesmo foi produtivo ou não.

Em contact center com trabalho remoto a pressão para resolver problemas como os citados anteriormente, envolve inteligência emocional para entregar o esperado pelo cliente em linha/ tela dentro do que  é permitido a quem atende. Em atendimentos nesse formato é normal que se crie uma percepção por parte do cliente de que os  atendimentos serão ágeis na resolução de problemas o que nem sempre acontece, pois inúmeros fatores influenciam para esse resultado.

Aprender a confiar na capacidade de controlar eventuais sentimentos exaltados e palavras é fundamental. Por meio dessas atitudes é possível impor nossos próprios limites, conseguir superar questões conflituosas e proteger a saúde física e psicológica.

Priorizar meios de controlar as emoções, bem como a exaltação de sentimentos, gestos ou expressões indelicadas é fundamental nesses momentos de crise. Nesse contexto, o equilíbrio, a resiliência e o bom senso — e outros aspectos da inteligência emocional — minimizam os reflexos desse problema.

Poder de decisão

Ao tomar decisões importantes é preciso ter controle emocional para conseguir respirar fundo e pensar calmamente. As emoções são uma preciosa fonte de informação sobre o indivíduo. A inteligência emocional fortalece as conexões emocionais e garante mais segurança nos momentos decisivos.

União

As emoções são universais e inerentes ao desenvolvimento humano. Quando controlados, os sentimentos estimulam a união, promovem a integração e podem gerar laços entre as pessoas. Nesse sentido, a inteligência emocional também beneficia a interação e facilita o relacionamento entre empresa e cliente, já que aproxima as pessoas de maneira positiva. 

Como identificar os sinais de inteligência emocional?

Saber limitar os impulsos sentimentais e controlar as emoções em situações conflitantes em prol de alcançar alguma meta é diferença entre alcançar o objetivo e o fracasso. Portanto, a inteligência emocional é um dos grandes trunfos dos profissionais de sucesso.

Um exemplo clássico é quando alguns indivíduos conseguem manter a concentração no trabalho e finalizar as suas obrigações, dentro do prazo previsto, mesmo se sentindo tristes, chateados ou nervosos. Isso demonstra a capacidade de domínio das emoções e dos sentimentos negativos.

Estudiosos afirmam que, para alcançar o sucesso, a inteligência emocional pode ser considerada tanto ou mais importante que o quociente de inteligência (QI), que é a inteligência lógica. Na verdade, as duas se complementam, mas a inteligência emocional é essencial para que a pessoa consiga expressar a outra.

Ter um bom QI ajuda a resolver questões engenhosas e que exigem grande capacidade de raciocínio e de concentração. Entretanto, para conseguir desempenhar essa habilidade também é necessário ter inteligência emocional.

Mediante uma prova ou concurso muito disputado, por exemplo, as pessoas com alto QI só se destacam se utilizarem a inteligência emocional. Ela é primordial para garantir o gerenciamento do estresse e da pressão psicológica característicos dessas situações desafiadoras.

Para alcançar os objetivos e viver de um modo mais tranquilo, a inteligência emocional precisa ser aplicada em vários aspectos do nosso cotidiano. Listamos algumas maneiras de identificar os sinais de inteligência emocional. Confira!

Conhecer suas forças e fraquezas

Um grande fator de demonstração de sabedoria é ser honesto consigo mesmo e ter a plena consciência sobre quem você é. Conhecer seus limites, saber seus talentos e dificuldades e, principalmente, ter humildade para aceitar as fraquezas são sinais de inteligência emocional.

Quem é emocionalmente inteligente consegue definir melhor suas áreas de domínio e as que exigem superação. Essa consciência é importante porque gera autoconfiança — um dos principais fatores de demonstração de inteligência emocional.

Ter facilidade de concentração

Se você está no trabalho ou em alguma tarefa importante e se dispersa por cada alerta de mensagem no celular ou por pensamentos que invadem a sua cabeça, isso não é um bom sinal. Esse comportamento demonstra muita dificuldade de concentração e pode impedir que você trabalhe em um nível mais elevado.

A capacidade de superar distrações e de se concentrar nas atividades pode ser melhorada por meio da inteligência emocional. Para atingir esse padrão de concentração basta treinar essa habilidade no cotidiano. Manter o foco e tentar estar presente — física e mentalmente — no local em que se encontra pode fazer a diferença na superação dessa dificuldade.

A premissa “esteja onde você está” deve ser lembrada nessas situações. Desse modo, desenvolver a capacidade de se concentrar nas tarefas do trabalho ou da escola deve ser um hábito a ser cultivado. Esse quesito serve para avaliar o nível de inteligência emocional e a sua eficiência nesse aspecto.

Manter os princípios morais

A nossa identidade moral é um dos principais aspectos da inteligência emocional e está intrinsecamente associada ao desenvolvimento de valores e de virtudes essenciais ao comportamento. Refletir sobre esses fatores incentiva a adequação de uma postura que nos torna éticos e cuidadosos em todas as relações pessoais e profissionais.

Perceber as necessidades das pessoas

Uma pessoa com inteligência emocional bem desenvolvida é alguém que consegue perceber as necessidades dos outros e auxiliar no que for possível. Essa habilidade exige percepção, sensibilidade e o tato para se comunicar mais facilmente, extraindo aquilo que nem sempre é dito em palavras.

Qual a importância da inteligência emocional no trabalho?

Cada vez mais as empresas estão adotando conceitos e práticas associadas à inteligência emocional. A influência dessa habilidade é um importante mecanismo para preparar e estimular os colaboradores ao alcance de suas metas mais desafiadoras.

É notória a influência desse aspecto em todas as dimensões da vida, principalmente no âmbito profissional. Por isso, as empresas também passaram a se preocupar na divulgação de um conceito que pode representar o crescimento e a sustentabilidade dos negócios.

Nesse contexto, conheça a importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho e veja os motivos pelos quais esse conceito vem recebendo tanto destaque.

Melhora a integração entre os colaboradores

Em toda organização, estimular a harmonia nas relações é um dos aspectos mais importantes para proporcionar aos funcionários condições saudáveis para executar suas funções com a máxima qualidade. No entanto, sem o devido controle emocional isso é quase impossível.

Assim, o uso da inteligência emocional é extremamente necessário para a promoção desses critérios que melhoram a integração das equipes de trabalho e minimizam eventuais problemas. A dificuldade de se relacionar com os outros e a incapacidade de lidar com situações difíceis são fatores prejudiciais à imagem da instituição.

Promove o desenvolvimento profissional

Desenvolver a inteligência emocional no trabalho é importante e pode se tornar um grande diferencial no desenvolvimento profissional. Um dos benefícios de quem aprendeu a utilizar essa habilidade é a aptidão para administrar emoções em prol de um determinado objetivo.

Além disso, essa competência faz com que o profissional aprenda a manejar as questões que sinalizam insegurança ou receio de frustrações. Saber lidar com essas incertezas e obter êxito nos objetivos depende, sumariamente, da inteligência emocional e da capacidade de controle das sensações negativas.

Torna o ambiente mais saudável

Um bom relacionamento entre os setores da empresa pode dinamizar a interação e significar mais eficiência no alcance dos objetivos propostos. Promove, ainda, um ambiente mais saudável e gera terreno fértil para o crescimento mútuo. Tais condições são ideais para assegurar o bem-estar e a convivência harmoniosa entre o seu time de colaboradores.

Para tanto, é necessário que a inteligência emocional seja bem desenvolvida entre os funcionários. Por meio dela, os colaboradores terão mais capacidade de controlar as questões que causam conflitos e comprometem a produtividade deles. Logo, essa competência é imprescindível para flexibilizar ações que fomentem perspectivas de resultados mais promissores.

Como a inteligência emocional melhora a produtividade no trabalho?

Como visto, desenvolver a inteligência emocional é um dos aspectos mais favoráveis à produtividade. Ela é fundamental para direcionar as ações sabiamente e atenuar conflitos que alargam as diferenças e comprometem o fluxo dos objetivos da empresa.

Priorizar atitudes benéficas em prol do bem comum promove condições de tornar o ambiente mais harmônico e pacífico. Perceber as próprias emoções e a dos colegas é essencial para contornar situações que poderiam prejudicar o desempenho de todo o time.

Daniel Golleman pontua as habilidades atreladas à inteligência emocional e que são quesitos indispensáveis ao fortalecimento e controle das emoções no ambiente de trabalho. Entre eles destacam-se o autoconhecimento, o autocontrole, a automotivação e a habilidade de se relacionar com os outros.

Manter o foco no desenvolvimento das habilidades da inteligência emocional é um caminho seguro para alcançar a mudança na postura, tanto no âmbito pessoal como no profissional. Essa importante capacidade de avaliar o próprio comportamento ajuda a entender a si e aos outros, sobretudo quem precisa de apoio e compreensão.

Mediante isso, selecionamos algumas sugestões que indicam como a inteligência emocional pode melhorar a produtividade no trabalho. Veja quais são!

Fortalece o controle emocional

Seja mais forte que seus próprios impulsos: controle seus sentimentos para que eles não exerçam domínio sobre você. Essa prática pode ser treinada por meio do uso da inteligência emocional. Fortalecer o controle das emoções e ter tranquilidade na hora de tomar decisões pode evitar situações desagradáveis.

Melhora a capacidade de adaptação

Outro aspecto importante para o bom desempenho no ambiente de trabalho é a facilidade de se adaptar a novas realidades. Profissionais que se descontrolam mediante um obstáculo abrem possibilidades de conflitos. Assim, é preciso priorizar o desenvolvimento da inteligência emocional.

Aumenta a autoconfiança

A autoconfiança é imprescindível para a mediação de conflitos. É fundamental também para gerir eventuais questões que podem resultar em problemas e aborrecimentos no cotidiano de muitas organizações. Desenvolver o autocontrole eleva o padrão de confiança em si mesmo e favorece a superação dos desafios.

Ajuda a trabalhar sob pressão

O estresse diário e a pressão são inevitáveis dentro do ambiente de trabalho de qualquer empresa. Por isso, é necessário que o colaborador aprenda a lidar — e a dominar — essas situações. Superar a pressão e a cobrança pelo alcance de metas pode ser mais fácil com o uso da inteligência emocional.

Promove a empatia e a noção de respeito mútuo

Colocar-se no lugar do outro e manter a noção de respeito é um dos pontos mais importantes para atenuar conflitos. Seja no aspecto pessoal, seja no profissional, essa competência auxilia a compreensão e a percepção das necessidades do outro.

Assim como o desenvolvimento de práticas referentes ao respeito mútuo, a empatia é uma das características mais valorizadas pelas empresas. Tais aspectos podem ser melhorados com a inteligência emocional.

Quais os principais benefícios da inteligência emocional?

Contextualmente, a inteligência emocional auxilia o crescimento das organizações, já que contribui para que os indivíduos administrarem suas emoções a fim de alcançar seus objetivos mais importantes. Pelo desenvolvimento dessa habilidade, as pessoas se tornam mais sensatas, prudentes e intuitivas.

Favorece, ainda, o equilíbrio emocional necessário para que a liderança consiga tomar decisões mais assertivas e garantir maior qualidade no atendimento ao cliente. Isso justifica a relevância de priorizar investimentos em cursos e atualizações que favoreçam o desenvolvimento das habilidades da inteligência emocional em sua empresa.

Por que é tão importante desenvolver a inteligência emocional?

As organizações valorizam essas competências e estão em busca de profissionais que as possuam. Trabalhar com pessoas flexíveis e que tenham facilidade de controlar impulsos e emoções negativas é essencial para manter a missão da empresa.

Atualmente, não importa quantos graus de formação e de qualificações em papel uma pessoa tenha, se ela não tem qualidades emocionais, dificilmente alcançará o sucesso pleno. À medida que as empresas evoluem e dão espaço para novas tecnologias, aumenta a necessidade de profissionais que se adaptem a essa realidade.

Nesse contexto, essas qualidades estão se tornando cada vez mais importantes e de interesse das empresas na tomada de decisões. Sem dúvida, elas influenciam bastante na hora de escolher um funcionário, principalmente para ocupar cargos de liderança.

Acreditar, portanto, no seu próprio potencial e aumentar sua autoconfiança são critérios que ajudam a trabalhar sua inteligência emocional. Aumentar a sua capacidade para vencer obstáculos, controlar os impulsos e manter a calma em momentos de crise são quesitos que devem compor o perfil do profissional do futuro.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.