Toda organização precisa de pessoas para manter e expandir seus negócios, por isso, a habilidade de entender e desenvolver equipes é fundamental para qualquer gestor.
Parece óbvio, mas muitas empresas têm tido problemas na gestão de pessoas.
Algumas causas podem ser encontradas nos pontos abaixo:
Diagnóstico: Recrutamento e Seleção
Começando pelo fator recrutamento, muitas vezes pessoas são contratadas sem um filtro dos atributos e perfis que a empresa precisa, assim como a fonte onde prospecta-se mão de obra que deve ser confiável.
É importante avaliar se a descrição do cargo é coerente com o que o mercado pratica e certificar-se de que ela corresponda exatamente ao que o departamento/ organização necessita. Dentro do recrutamento ainda é imprescindível que verifique-se também quais áreas da empresa têm pedido colaboradores de última hora, porque o tempo do processo quando muito curto compromete a pesquisa de bons profissionais.
Diagnóstico: Integração
Outro fator é a integração de um novo colaborador, muitas vezes a falta de clareza nos processos de integração e capacitação acaba todo processo que vem pela frente.
A integração precisa ser feita com base numa programação, em que serão vistos os departamentos da empresa, organograma, produtos ou serviços, descrição do cargo, expectativas para o cargo, clientes e outros fatores específicos que todos ao entrarem na empresa precisam conhecer.
Além desse processo ser feito com novos funcionários, é importante pensar na equipe já existente.
A reintegração de equipes também é uma forma de manter os funcionários engajados, mostrando o que a empresa espera dele e vice-versa.
Então se você acertou no começo, agora vamos apresentar estratégias para transformar sua gestão de pessoas numa fonte de receita, ambiente de trabalho agradável e produtivo.
Forme líderes
Desenvolva a liderança de sua equipe. Selecione profissionais com aptidões para liderança. Monte um time incluindo, se possível, um integrante de cada área da empresa. Esse programa precisa de um foco estratégico e ser realizado continuamente. O laboratório será o próprio setor que conduzem.
Treinamento
Treine, mas avalie o desempenho antes, durante e depois do treinamento. Treinar e não avaliar o resultado é jogar dinheiro fora e isso trava a liberação de recurso no orçamento financeiro da empresa.
Para isso, deixe claro quais são as expectativas de cada treinamento realizado, nem que seja somente uma métrica, mas faça isso. Mensalmente reúna seu RH, Diretoria e equipe em treinamento para avaliar as entregas do investimento em treinamento.
Resultados práticos precisam vir, por exemplo: aumento da produtividade, vendas, etc.
Achate o organograma, diminua as divisões.
Organograma demonstra uma estrutura que é necessária para a empresa, porém qual é o melhor modelo?
O funcional onde temos uma estrutura verticalizada desenvolvida na década de 40? Será que sua empresa não merece algo mais inovador?
Pense nos benefícios de ter áreas integradas por projetos e processos, sem ilhas departamentais e sim com áreas trabalhando juntas ponta a ponta para entregar melhor aos seus clientes.
Claro que cada organização tem a sua estratégia, mas este formato de trabalho que proporciona visibilidade para gestores e integrações de times com salas de trabalho horizontais, sem divisão, permite alinhamento e união, trabalho conjunto, onde os mais experientes dão o exemplo não apenas na teoria mas na prática do dia a dia.
Gestão de mudanças
Toda mudança deve e precisa acontecer primeiro internamente, a comunicação é um fator que está diretamente ligada a confiança do colaborador com a empresa.
Mudanças tendem a ser melhor aceitas quando há envolvimento e planejamento, experimente envolver as equipes nos processos da empresa, sem medo, isso gera senso de pertencimento e importância no colaborador.
Soluções
Dependendo do segmento da organização, uma boa saída é terceirizar a solução.
No caso de provedores de internet, quando esses processos já foram identificados e não resolvidos ou há urgência na resolução desses impasses, é possível contar com a possibilidade de pular todo esse processo burocrático de seleção, recrutamento e controle da qualidade e contratar direto a solução, como no exemplo citada o atendimento feito por um call center.
Cada empresa tem suas peculiaridades quando o assunto é a gestão e eficácia das equipes, por isso é importante entender o que pode ser feito internamente para melhorias e buscar a forma que supre melhor a lacuna que precisa ser resolvida.
Nenhum comentário