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13 dicas para motivar sua equipe sem gastar muito

13 dicas para motivar sua equipe sem gastar muito

Todo gestor sabe que um dos principais indicadores de sucesso de uma área — ou até mesmo da empresa — é o nível de produtividade. Quanto maior esse valor, mais rentável e competitivo é o negócio. Por esse motivo, é fundamental saber como  motivar uma equipe, um time motivado entrega mais e melhor.

Motivar uma equipe é uma atividade-chave para aumentar sua produtividade e garantir diversos benefícios para o negócio. Um time motivado trabalha com mais animação e dedicação, os profissionais se sentem parte da empresa e realmente “vestem a camisa” para fazer acontecer, o que garante entregas com mais qualidade.

Dessa forma, toda a empresa, e não apenas o RH, precisa adotar medidas que motivam os profissionais. Toda a liderança (especialmente o CEO) deve estar comprometida com esse objetivo e incentivar os funcionários na busca por resultados melhores a cada dia.

Para isso, é importante investir nas ferramentas certas, afinal, diferentemente do que se acreditava há algumas décadas, o dinheiro não é o único fator motivador. Se o salário for bom, mas o ambiente de trabalho ruim, nada acontecerá.

Pensando nisso, colocamos abaixo os principais benefícios que um time motivado proporciona ao negócio e uma lista com as melhores 13 dicas de como motivar uma equipe, facilitando essa atividade no seu negócio! Leia até o final para conferir!

Os benefícios de um time motivado

Aumento da produtividade

Como falamos, investir em motivação de equipe é um dos principais fatores que aumentam a produtividade dos colaboradores. Quando se sentem motivados, seja por um bom ambiente de trabalho ou por reconhecimento de suas entregas, os profissionais acreditam que realmente são importantes para o negócio e querem contribuir da melhor forma possível para seu sucesso.

Como resultado, a equipe passa a produzir mais, atendendo uma quantidade maior de demandas e mantendo ou aumentando a qualidade das entregas. Para o negócio, isso resulta em menor necessidade de contratação, reduzindo todos os custos que elas envolvem.

Redução do turnover

Falando em custos, uma das principais preocupações de despesas do RH também é reduzida com o investimento feito em motivação de equipes: o turnover. Quando estão motivados e satisfeitos com seu trabalho, as chances do colaborador procurar por novas oportunidades no mercado são menores e, mesmo quando o fazem, dão preferência para uma contraproposta feita pela organização para que ele fique.

Dessa forma, a taxa de turnover e reposição de vagas dentro da organização é reduzida. Isso é importante porque quando os colaboradores deixam seu trabalho, todo o investimento feito para sua contratação e desenvolvimento são perdidos, gerando diversos custos para a organização.

Garantia do bom clima organizacional

Outro fator que influencia diretamente no desempenho de um time é o clima organizacional. Quando o ambiente é “pesado”, com pessoas insatisfeitas com seus trabalhos, responsabilidades e até mesmo com seus líderes, a tendência é surgirem problemas, como falta de comunicação e desentendimentos que criam uma atmosfera imprópria para um trabalho de qualidade.

Por isso, é muito importante investir em elementos que aumentam a motivação do time, bem como mantêm seus membros satisfeitos com o ambiente de trabalho. Pequenas iniciativas fazem toda a diferença, como ter líderes bem preparados, uma comunicação eficiente e ser justo na distribuição de responsabilidades e recompensas.

Maior facilidade para lidar com momentos de crise

Outro ganho proporcionado por um time motivado é a maior facilidade para lidar com momentos de crise. Por estarem motivados, os profissionais tendem a se engajar mais e procurar melhores formas para lidar com os problemas do momento. Isso acontece porque eles se sentem parte da organização e enfrentam seus desafios como se fossem deles mesmos.

Redução de custos da empresa

A redução de custos da empresa é mais um benefício de ter um time motivado. Como falamos, há ganhos na redução do turnover e também quando a produtividade aumenta, fazendo com que o mesmo time entregue mais resultados e atenda a demanda maiores.

Outros gastos que são eliminados são os do retrabalho, causado por entregas de baixa qualidade e falta de atenção de profissionais desmotivados, investimentos feitos em contratação e desenvolvimento de novos funcionários e também acertos trabalhistas de demissões ou encerramento de contratos.

Aumento da competitividade no mercado

Por fim, todos esses benefícios resultam no principal objetivo de uma organização: aumento da competitividade no mercado. Quando a empresa tem um time motivado, ela garante melhores entregas no mercado, reduz seus custos e encara melhor momentos de crise, superando, assim, seus concorrentes.

13 dicas de como motivar uma equipe

Agora que você já sabe os benefícios de manter seu time motivado, confira as melhores dicas de como fazer isso sem gastar muito!

1. Defina metas realistas e desafiadoras

Todos sabem a importância das metas e que elas são capazes de alinhar os funcionários na busca pelos resultados. Mas a realidade é que poucos gestores sabem como criar aquelas que sejam realistas e eficientes para motivar os colaboradores.

Por isso, é quase comum encontrar metas que fogem da realidade. Elas, claro, não contribuem como deveriam para o alcance dos resultados desejados pela companhia. Para ter uma meta de sucesso, é importante seguir o padrão SMART.

Esse padrão define cinco principais características para uma boa meta. Elas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis pelos colaboradores, relevantes e com tempo bem definido. Esse é o primeiro passo!

2. Incentive momentos descontraídos

O ambiente de trabalho é sério e cheio de normas de conduta. Isso não é errado, mas por que não quebrar esse padrão algumas vezes e deixar o ambiente mais leve e descontraído? Essa já é uma estratégia ativa em grandes organizações.

Aqui você pode usar muitas coisas que têm um baixíssimo custo para a empresa, mas um enorme valor para os talentos. Você pode definir um dia em que o uso do uniforme não é obrigatório, criar um momento do café ou incentivar o famoso happy hour.

Tudo isso contribui para deixar os funcionários mais leves e preparados para enfrentar as dificuldades do dia a dia. Além disso, conseguirá criar uma marca empregadora e reter os melhores profissionais em sua empresa.

3. Melhore o diálogo interno

A falta de diálogo é um dos maiores problemas dentro das empresas. Quando não há comunicação, o número de problemas e acidentes de trabalho cresce bastante. Além disso, sem um diálogo claro você não conseguirá alinhar sua equipe.

Para otimizar a comunicação interna, é importante contar com as ferramentas certas. Você pode investir em intranet, telefones corporativos, e-mail, mural de recados, softwares especializados e diversas outras ferramentas.

Também é importante incentivar a liderança nesse sentido. Todos os líderes devem se comprometer em melhorar o diálogo com seus liderados. Se não for assim, os comandos não serão entendidos e os resultados não alcançados.

4. Incentive a criatividade e inovação

Você já pensou na diferença dessas duas palavras? De forma sucinta, a criatividade está ligada ao ato de gerar ideias. A inovação, por outro lado, está ligada ao ato de estruturar essas ideias e transformá-las em algo real e lucrativo para o negócio.

Mas como a empresa deve incentivar esses dois aspectos? Para aumentar a criatividade é possível usar ferramentas que estimulem o surgimento de grandes ideias. Você pode usar a caixa de sugestões ou criar reuniões de brainstorming.

No caso da inovação, por outro lado, você deve mostrar aos funcionários que as melhores ideias serão aproveitadas e que eles serão recompensados por isso. Dessa forma, você motivará a criatividade dos seus colaboradores.

Lembre-se de que a inovação não deve acontecer apenas no sentido vertical — do topo para baixo. Ela pode acontecer em todos os sentidos e posições da pirâmide organizacional, então não deixe de aproveitar a criatividade da sua equipe.

5. Invista no bem-estar dos colaboradores

O bem-estar no trabalho é algo realmente importante. Tanto é que as mais bem-sucedidas empresas do mercado já investem nessa estratégia. Não é difícil ouvir falar em mesas de jogos, ambientes temáticos e até salas de massagem em algumas empresas.

Mas não é preciso investir tanto para promover o bem-estar da sua equipe. Você pode começar incentivando a prática de exercícios físicos, revisando a ergonomia dos móveis e sendo mais flexível quanto a horários e normas.

A qualidade de vida dos profissionais traz grandes resultados para a empresa. Algumas pesquisas, inclusive, afirmam que companhias que investem no bem-estar das equipes são até 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas.

6. Ofereça feedbacks

O feedback é uma das mais simples e poderosas ferramentas de um gestor. Dar feedback é oferecer um retorno de informação aos funcionários sobre seu desempenho na empresa, com o objetivo de motivar ou eliminar certos comportamentos.

Para dar um feedback eficiente é importante ser claro nas informações, evitar rodeios e marcar horário e local adequado. Além disso, é indicado que ele seja feito de forma individual, tratando sobre os pontos positivos e negativos de cada pessoa.

Um modelo muito conhecido é o PNP. Basicamente, ele começa abordando um ponto positivo do profissional, depois inclui-se o ponto negativo (o que precisa ser melhorado) e, para finalizar, outro ponto positivo (com o objetivo de motivar a mudança).

7. Crie um sistema de meritocracia

Essa talvez seja a prática mais importante para motivar uma equipe. A meritocracia é um sistema em que as pessoas são recompensadas — em termos financeiros e de carreira — de acordo com seu desempenho no trabalho.

Quando não há um sistema claro de meritocracia, as pessoas ficam sem saber o que fazer para crescer ou alcançar as bonificações financeiras desejadas. Além disso, muitas vezes, sentem-se injustiçadas quando veem outro funcionário crescendo.

Para criar um sistema de meritocracia, você deve oferecer remunerações variáveis (de acordo com a produtividade de cada funcionário), além de criar um plano de cargos e salários (classificando os profissionais em júnior, pleno ou sênior).

8. Esclareça qual o papel de cada um no plano estratégico

Um fator que gera muitas frustrações e desmotiva os colaboradores é não ter uma definição clara de seu papel no plano estratégico, bem como não saber o que se espera de seu trabalho. Sem esse entendimento, o profissional acaba perdido e, quando cobrado por algo que desconhece, fica ainda mais frustrado, com um sentimento de injustiça.

Apresentar como ele contribui para o plano estratégico, seus objetivos e responsabilidades, permite que entenda como deve trabalhar para melhorar seu desempenho e ser recompensado por isso. Além disso, essa prática cria um sentimento de pertencimento, mostrando que ele é importante para a organização.

9. Esteja presente e demonstre apoio aos integrantes da equipe

Outra prática que aumenta a motivação dos colaboradores é a presença dos líderes e sua demonstração de apoio no dia a dia, mostrando que eles são realmente uma equipe e o trabalho em conjunto é importante.

Uma dica é reservar um momento do dia para visitar o time, perguntar se está tudo bem e se alguém precisa de ajuda e, claro, dar auxílio se necessário.

10. Promova a integração de diferentes times

Muitas equipes acabam se tornando “rivais” dentro da organização, o que não é saudável e pode acabar desmotivando os profissionais em algum momento. Por isso, é indicado promover o sentimento de que todos trabalham em conjunto e são parte da empresa.

Para isso, é indicado promover reuniões e momentos de integração, permitindo que os membros de diferentes times troquem experiências. Uma dica é fazer atividades em que eles precisam atuar juntos para alcançar melhores resultados.

11. Valorize as ideias e iniciativas dos colaboradores

Outra dica simples para ter um time de funcionários motivado é reconhecendo suas iniciativas e sugestões, mostrando que sua opinião é importante e será ouvida. Para isso, a forma mais comum é deixar uma caixa de sugestões na empresa.

Outra forma é promover uma competição de ideias para solucionar um problema real da empresa que pode até contar com premiação.

12. Ofereça benefícios na forma de parcerias

Muitas empresas se restringem a oferecer aos funcionários apenas os benefícios previstos em lei. Entretanto, investir em vantagens para os colaboradores pode ser um grande fator de motivação dentro do time.

Para não gastar muito, uma dica é criar parcerias com academias, restaurantes, cinemas, escolas de idiomas e outros serviços para oferecer descontos aos funcionários. Existem empresas que oferecem esse tipo de serviço e conseguem todas essas parcerias para o seu negócio.​

13. Celebre vitórias

Por fim, é muito importante reconhecer e celebrar as vitórias dos profissionais, do time e da empresa. Não é necessário fazer uma grande festa, mas é interessante fazer algo na proporção da conquista.

Algumas atividades interessantes são: sair para jantar com o time, fazer uma reunião de comemoração e comprar um presente simbólico. A festa de fim de ano também é uma forma de valorizar os resultados do time.

Como você pode ver, a grande maioria dos investimentos para motivar os times não são financeiros. Na realidade, demandam mais tempo, atenção e comprometimento do gestor do que qualquer outro tipo de recurso.

Agora que já sabe como motivar uma equipe sem gastar muito, aproveite para continuar aprendendo. Confira agora mesmo como fidelizar clientes no call center e aumentar o sucesso do seu negócio!

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