Na competitividade atual, para que o seu provedor de internet venda mais, os erros que impedem a conversão de venda não podem passar despercebidos. Essa realidade exige cada vez mais empenho da liderança, além do uso de novas estratégias.
Curiosamente, a seleção natural — proposta por Darwin ainda no séc. XIX — também pode ser aplicada ao mercado moderno. Pela lei da concorrência, a seletividade natural do mundo dos negócios permite que somente os mais adaptados sobrevivam.
Tanto o processo de seleção natural como o empresarial agem claramente nos caracteres observáveis de um organismo. Quem tem elementos favoráveis têm mais chances de sobreviver. Analogicamente, o organismo é a sua empresa e os elementos favoráveis são os requisitos necessários à continuidade do negócio.
Quer entender um pouco mais sobre a aplicação desse processo nas vendas e saber por que essa seletividade não admite erros? Continue a leitura!
Quais os erros que mais comprometem as vendas?
Fidelizar clientes no call center é possível, mas é uma enorme responsabilidade. Mediante a crescente seletividade do mercado, as equipes precisam estar tecnicamente alinhadas aos propósitos da organização. A postura de cada colaborador influencia bastante a decisão dos clientes em adquirir os planos ou não.
Por esse motivo, é preciso evitar falhas comuns na hora de efetivar as vendas e fidelizar o usuário. Observe os principais problemas que podem impedir que a sua empresa venda mais. Acompanhe!
1. Desconhecer o seu público-alvo
Focar no seu público-alvo é essencial à conversão de vendas. Procure descobrir quem são os potenciais usuários desses serviços e avalie os fatores que compõem o perfil do consumidor ideal: localização, dados socioeconômicos e comportamentais são os principais nesse ramo.
No Brasil, o número de municípios que utiliza banda larga, por exemplo, ainda é pequeno. Apesar de o acesso ter crescido 83,2% nos últimos anos, apenas 26% dos lares brasileiros utilizam Wi-fi, segundo o IBGE.
As regiões de difícil acesso — como as áreas rurais — são as que mais carecem de provedor de internet. Conhecer dados como esse permite que você identifique o foco do seu público e até explore novas demandas.
2. Ignorar a concorrência
É fato que uma empresa competitiva não gosta de perder para a concorrência. Mas muitas tendem a ignorá-la. No entanto, é preciso demonstrar respeito, principalmente quando o outro representa riscos reais, além de ficar ligado em estratégias utilizadas por outras empresas do seu segmento.
Encare essas ameaças como uma motivação para inovar, crescer e enfrentar a concorrência de igual para igual.
3. Desconsiderar os feedbacks
Para que o seu provedor de internet venda mais, não desconsidere os feedbacks. Saia da mesmice e procure algo que realmente solucione os problemas. Descobrir a opinião de clientes com negociações mal sucedidas pode ajudar. Para não perder mais vendas, procure analisar atentamente o que eles avaliam e descubra o que precisa ser mudado.
4. Desistir cedo demais
A falta de preparo técnico, a excessiva ansiedade e as falhas no planejamento são muito prejudiciais à conversão de vendas. Tais fatores geram insegurança e levam a desistência na hora de fechar negócio. Para que a sua equipe venda mais, é preciso trabalhar a confiança e o controle emocional de seus colaboradores!
5. Oferecer descontos com facilidade
Evite oferecer descontos fora do planejamento. A primeira medida para a correção desse problema é negociar com cautela e, se necessário, solicitar um tempo, analisar a situação e retornar com uma nova proposta. O vendedor precisa dominar a negociação para não transparecer que precisa fechar a venda a qualquer custo.
6. Definir metas irreais
Seja realista e não estipule metas que obriguem o time a trabalhar ansiosamente e sob pressão. Converse com a sua equipe de vendas e estipule metas claras e alcançáveis. Esse é o melhor caminho para atingir os objetivos, manter a qualidade no atendimento, captar leads e aumentar a lucratividade.
7. Falhar na resolução de problemas
Quem não oferece serviços de qualidade abre espaço para a concorrência. Essa é uma questão preocupante entre as empresas que atuam nesse ramo. A falta de habilidade na resolução de problemas é uma das principais queixas entre os consumidores de banda larga.
Essa insatisfação dos usuários é uma das primeiras na lista de reclamação da ANATEL. Segundo esse órgão, os assinantes reprovam os serviços prestados devido aos recorrentes problemas de instalação, cobranças indevidas e demora na solução dos casos.
Por isso, é necessário adotar os recursos disponíveis para melhorar o atendimento ao cliente e se adequar às exigências da lei da seletividade empresarial: adaptar às mudanças para fortalecer a marca.
Como corrigir os erros que impedem que o seu provedor venda mais?
Para enfrentar a concorrência e garantir meios de aumentar o reconhecimento da marca, é necessário avaliar os seus próprios erros e priorizar a correção. É importante também adotar uma postura diferenciada para evoluir constantemente e melhorar a performance.
Tendo isso em vista, a análise de dois elementos pode ser fundamental à correção desses erros. Confira!
Identificação dos problemas
Identificar e solucionar um problema de cada vez torna mais fácil o desenvolvimento das estratégias adotadas pela gestão. Além disso, priorize a resolução dos erros de maior impacto nas suas negociações de vendas. Isso interfere diretamente nas estratégias de fidelização dos clientes e no aumento do seu ticket médio.
Uso de métricas
Para mensurar se a sua instituição está evoluindo, utilize métricas importantes. Estabeleça medidas que auxiliem na percepção dos erros mais prejudiciais e que demonstrem a melhoria nos resultados. Diagnosticar esses gargalos é fundamental para direcionar as mudanças necessárias e efetivar soluções.
Como a terceirização do atendimento pode aumentar as vendas?
Umas das melhores alternativas do momento é a terceirização de call center para provedor de internet. Nesse tipo de serviço, você terá uma equipe treinada, experiente e especializada para garantir um atendimento de qualidade.
Mais do que isso, a sua empresa terá a chance de captar e reter mais leads por meio de um serviço diferenciado. Por isso, terceirizar o atendimento do call center é a oportunidade para reduzir os erros e aumentar as vendas.
A implementação dessa estratégia pode ser um caminho seguro para impulsionar o seu negócio e maximizar o faturamento. Desse modo, o seu empreendimento pode se tornar ainda mais forte, naturalmente competitivo e com a qualificação necessária para que o seu provedor venda mais.
Gostou deste artigo? Então, veja também a importância do pós-venda para impulsionar os negócios e fortalecer a sua marca!
Nenhum comentário