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Gestão de qualidade: o que é, por que é importante e como implementar?

Gestão de qualidade: o que é, por que é importante e como implementar?

Para conquistar uma fatia do mercado, imagine que a sua empresa lançará um serviço inovador. A campanha de marketing gera engajamento e o público está bem empolgado com a novidade. O sucesso parece real, mas tudo pode ser perdido pela falta de alinhamento entre o discurso, o atendimento e a equipe que presta o serviço. Trata-se da gestão de qualidade.

Você já notou como o consumidor está mais exigente hoje do que antigamente? Na era da internet, em que todos estão conectados, as empresas passaram a receber mais cobranças do público e têm que disputar espaço em mercados que estão saturados e, mesmo assim, continuam cada vez mais competitivos. Por isso, as organizações estão norteando suas ações pela busca da satisfação dos melhores critérios.

Somente a visão estratégica, que engloba toda a empresa em prol de um objetivo comum, permitirá que seu negócio seja bem-sucedido.

Continue a leitura e saiba mais sobre a gestão de qualidade.

O que é gestão de qualidade

Definimos gestão de qualidade como um conjunto de normas que servem para nortear e controlar as atividades de uma empresa. Seu objetivo é promover melhorias nos produtos e serviços que são oferecidos, propiciando a satisfação dos clientes. Nos casos onde essa gestão é feita com excelência, superam-se as expectativas do público.

Quando é colocada em prática, a gestão de qualidade visualiza cada processo como sendo essencial para o resultado da empresa. Por isso, o sucesso do lançamento de um produto ou serviço dependerá do alinhamento entre todas as áreas da companhia — do atendimento ao suporte técnico, do financeiro ao marketing.

Não se trata apenas de regras que avaliam a qualidade final daquilo que é entregue às pessoas. A gestão de qualidade envolve clientes, funcionários, fornecedores e demais parceiros. Independentemente do porte da sua empresa, ela também pode colocar em prática esse modelo de gestão.

A importância da gestão de qualidade para os negócios

Para que você entenda a importância da gestão de qualidade nos negócios, precisamos falar da mudança de comportamento do consumidor. Na era da internet, os clientes passaram a receber uma grande quantidade de ofertas e opções. Antigamente, eles iam atrás dos produtos e serviços. Hoje, ocorre o oposto.

Basta abrir o e-mail e verificar suas mensagens para contar quantas são provenientes de empresas que desejam vender suas soluções. Isso tornou os consumidores mais exigentes com suas escolhas, tornando mercados que já estavam saturados ainda mais competitivos.

O cenário mercadológico atual põe os clientes como principal foco das empresas, que devem se esforçar para entender suas necessidades com o objetivo de desenvolver soluções que os conquistem. Em outras palavras, a qualidade passou a ser utilizada como diferencial competitivo.

As empresas que adotam a gestão de qualidade mantêm o foco nos desejos e necessidades dos clientes. Elas elevam os padrões de qualidade a tal ponto que eles se tornam perceptíveis ao público, ou seja, uma boa oferta de um produto ou serviço deixa de ser apenas “papo de vendedor” e se transforma em algo real.

Quando a empresa investe em gestão de qualidade, ela gera a satisfação dos consumidores em relação às suas soluções. Isso promove a imagem positiva da companhia diante da sociedade por meio da influência desses clientes satisfeitos em seus grupos de relacionamento.

Os benefícios da gestão de qualidade

Maior rentabilidade do negócio

Processos alinhados entre todas as áreas da empresa promovem a rentabilidade do negócio, ou seja, o êxito econômico. Cada real investido em mapeamentos, padronizações, treinamentos e capacitações passa a valer a pena, pois é direcionado para a melhora constante dos processos.

Satisfação dos clientes

A reorganização dos processos da sua empresa será refletida no índice de satisfação dos clientes. Ao aumentar a eficiência dos processos de sua companhia, você oferecerá produtos e serviços ao público de forma mais adequada, o que agrega valor a eles e à marca.

A elevação da satisfação promove o marketing espontâneo e os clientes se transformam em defensores da empresa.

Aumento da competitividade no mercado

A empresa que tem ao seu lado os próprios consumidores para divulgá-la se torna mais competitiva no mercado. Por isso, a gestão de qualidade promove a criação e o fortalecimento de diferenciais que podem colocar a companhia em um patamar de reconhecimento onde as outras não estão.

Diminuição do retrabalho

Processos bem definidos, organizados e direcionados para a satisfação do cliente são mais fáceis de ser cumpridos. Profissionais recém-contratados, por exemplo, aprendem com mais agilidade os processos que têm começo, meio e fim. Quando eles formam uma cadeia de produção que faz sentido, ocorre a diminuição dos erros e, consequentemente, do retrabalho.

Elevação da autoestima da equipe

Se a morosidade e a quantidade de erros nos processos são diminuídas, os profissionais que trabalham na sua empresa ganham um ambiente de trabalho mais focado em resultados. Todos passam a ter espaço para crescer, elevando naturalmente a autoestima da equipe. O objetivo passa a ser um só: aprimorar a estratégia da empresa.

Estímulo ao desenvolvimento de competências

Mais focados no trabalho, os profissionais sentirão a necessidade de desenvolver suas competências. Somente esse crescimento profissional permitirá que a empresa continue a entregar resultados melhores, além de permitir maior criatividade e inovação na resolução de problemas. O desenvolvimento de competências abrirá espaço para novas oportunidades de negócio.

Como implantar a gestão de qualidade na sua empresa

Comece envolvendo todos os profissionais em torno desse processo, pois o engajamento deles será a chave do sucesso. Comunique com clareza o objetivo da implantação de um sistema de gestão de qualidade para contar com o apoio de todos. Além disso, os funcionários que trouxerem novas ideias e melhorias aos processos podem ser bonificados.

Faça um mapeamento das atividades da empresa para identificar oportunidades de melhoria neles. Estabeleça indicadores de desempenho e acompanhe a evolução de cada um dos processos modificados. O acompanhamento é fundamental para que os problemas sejam apontados e corrigidos com mais rapidez.

Concentre os seus esforços na manutenção dos processos definidos e na melhoria contínua deles, de acordo com as necessidades dos clientes e do mercado. Obtenha com isso produtos e processos mais eficientes e de melhor qualidade, promovendo a atração e fidelização de consumidores — agregando também valor à marca.

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3 Comentários

  • Net Promoter Score: saiba como mensurar a satisfação do cliente | Belluno Tecnologia
    2018-07-05 14:22:39 Responder

    […] uma plataforma, um software ou uma empresa de call Center —, é importante avaliar a qualidade de seu serviço. Antes de tomar sua decisão, certifique-se de que a empresa tem boas avaliações […]

  • Patrícia Martins
    2020-06-05 10:57:28 Responder

    Adorei estou em busca de renovação estou começando ago. no mercado quero , sim melhorar cada vez mais

    Taís Teixeira
    2020-06-05 21:07:49 Responder

    Que massa Patricia, muito sucesso na tua jornada!! :)

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