background

A importância de manter equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A importância de manter equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Não deixe a rotina de trabalho interferir nas atividades de lazer

Conciliar êxito no trabalho sem deixar de lado a vida pessoal, se mostra como um dos maiores desafios de um profissional de sucesso. Com uma rotina de trabalho que pode chegar facilmente a 9h ou 10h por dia , sem contar a possibilidade de se fazer horas extras, não sobra muito tempo para cuidar da família, ter uma vida social ou até mesmo descansar.

Trabalhar durante o dia, e no final do expediente fechar a porta do escritório, curtir o resto da noite com a família e só voltar a pensar em trabalho pela manhã é o sonho de consumo de todo o profissional. Entretanto, essa realidade está cada vez mais distante, atualmente com o avanço da tecnologia o trabalhador leva o escritório para casa e pode resolver tudo pelo celular. Deste modo, a vida pessoal passa a ficar em segundo plano, quando sobra tempo e sempre com horário marcado para terminar.

Sendo assim, a linha tênue entre vida profissional e pessoal fica difícil de ser definida, muitas vezes não havendo mais distinção entre ambas. Mesmo estando em casa a cabeça fica pensando em trabalho, o excesso de serviço juntamente a rotina estressante pode causar problemas sérios, como a Síndrome de Burnout, um estado de exaustão extrema, física e emocional, causada pelo acúmulo de trabalho.
A falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal pode atrapalhar ambas, trabalho e lazer devem caminhar juntos, é necessário momentos de descontração para um bem estar emocional, é importante tirar um tempo para cuidar de si mesmo e das pessoas que você gosta. Acompanhe agora alguns indícios de que você pode estar priorizando demais o trabalho, não tendo liberdade de tempo para se dedicar a projetos pessoais.

Trazer problemas do trabalho para a casa:

Chegar em casa mas seguir com a cabeça no escritório, falando dos problemas com a família e nos momentos de lazer com os amigos. Deixando de aproveitar o que era para ser um tempo de descontração, pois está pensando naquela reunião importante, ou no fornecedor que atrasou. Confundindo emoções pessoais com as do trabalho, depois de um dia estressante de discussões na empresa, chegar em casa com este mesmo clima, só irá contaminar um ambiente alegre com um clima pesado.

Trabalhar além do expediente:

Em determinadas épocas do ano dependendo do seu ramo de atuação, a empresa pode exigir uma dedicação maior, então algumas horas extras se fazem necessário para dar conta da demanda de serviço. O que não pode é deixar virar uma rotina diária, ficando horas a mais na empresa todos os dias, e quando está em casa, seguir respondendo e-mails e ligações, é como se trabalhasse 24h por dia. O ideal é realizar tudo que é preciso dentro da carga horário padrão.

Não tirar férias ou pular dias de descanso:

Férias não é luxo, é um período necessário e merecido de descanso que você trabalhou para ter. Para o gestor de uma empresa é difícil se afastar do negócio por muito tempo, mas procure escolher aqueles períodos em que as demandas são menores. É importante não levar nenhuma questão de trabalho durante esses dias, se conecte apenas com os amigos, fortalecendo os laços com as pessoas que você gosta O mesmo acontece com os finais de semana, se você não tiver aqueles dias para si, acabará ficando refém do trabalho.

Se você se identificou com alguns itens listados acima, talvez esteja na hora de rever suas prioridades. No começo pode parecer difícil, pois a rotina já está montada dessa forma, mas segue alguns cuidados para conciliar as atividades profissionais com a vida pessoal.

Faça da agenda sua amiga:

A falta de organização pode atrapalhar ainda mais suas atividades diárias, fazendo com que o dia pareça mais curto. Manter uma agenda organizada é essencial para ter tempo de realizar todas as incumbências da rotina, aproveitando o máximo das horas disponíveis. O ideal é planejar a agenda da semana antes mesmo dela começar, deixando espaços vazios durante as atividades, para dar margem a possíveis atrasos, não virando uma bola de neve ao final do dia. Definindo sempre prazos para começo e fim, evitando que alguma reunião se estenda por muito tempo, por exemplo. Conforme a semana vai correndo, faça uma lista do que foi feito, e se ficou alguma pendência, defina por prioridade.

Aproveite o momento:

Quando se tem um compromisso importante, é difícil se concentrar em questões paralelas, mas procure manter o foco no que está fazendo no momento. Ao ficar com a família desligue o celular, pois interrupções são inevitáveis, mas ninguém deve estar 100% disponível, vale esquecer do mundo virtual por alguns momentos e interagir com quem de fato está perto de você. Estabeleça limites e proteja o seu tempo livre, não marcando compromissos nesses momentos, atividades de trabalho devem se restringir ao período reservado para isso.

Saiba seu limite:

Todos passamos por dificuldades e problemas, a diferença está em como lidamos com cada um deles. Se temos problemas em casa, com o tempo eles podem refletir no trabalho, causando desconcentração e diminuindo a produtividade. Se a situação se agravar não deixe de comunicar, lembrando de falar sempre com quem pode resolver a situação, evitando expor para os colegas, por exemplo. Preze pelo seu bem-estar psicológico e emocional, algumas empresas possuem um departamento de RH aberto ao diálogo, não deixe de procurar ajuda quando achar necessário

É impossível separar completamente a vida pessoal da profissional, mas buscar o equilíbrio é a chave para ganhar qualidade de vida. É preciso estar aberto à mudanças, que nem sempre são fáceis, de começo podem causar desconforto e dificuldades de adaptação. Mas com o tempo bons hábitos geram uma mudança de comportamento significativa, para que você possa ter sucesso na carreira profissional e ter tempo para a vida fora da empresa.
Curtiu nossos conteúdos? Nos acompanhe nas redes sociais, Facebook, Instagram e Linkedin.

2 Comentários

  • Margo
    2019-12-16 18:42:01 Responder

    Obrigada pelo artigo. Acho que cada um de nos poderia ficar mais feliz com este certo equilibrio, mas infelizmente vida professional pode ser um desafio grande.. :) No meu caso, eu sempre trago as problemas para casa e penso na minha vida professional, no tempo livre - isso afeita a minha mente e privacidade. Decidi me comecar a utilizar as ferramentas digitais como kanbantool.com - parece que pode realmente ajudar organizar e arranjar as tarefas de forma melhor. Vou tentar :)))

    Taís Teixeira
    2019-12-17 17:24:09 Responder

    Oi Anna, realmente é um desafio.
    Obrigada por compartilhar conosco tua visão e experiência sobre o assunto.
    Ótimo dia!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.