background

Como montar um provedor de internet? 4 coisas que você precisa saber!

Como montar um provedor de internet? 4 coisas que você precisa saber!

Saber como montar um provedor de Internet é um dos pontos mais importantes para atuar nessa área cada vez mais promissora. A grande demanda por esses serviços coloca a Internet em destaque como uma das principais alternativas de negócio da atualidade.

Afinal, os provedores de Internet no Brasil são um dos principais fatores de influência nessa grande transformação no conceito de comunicação — e na geração de oportunidades —, que envolve tanto as relações pessoais como as profissionais.

A seguir, acompanhe os passos necessários para investir nesse ramo e veja como montar um provedor de Internet pode ser uma ótima oportunidade de maximizar o seu faturamento. Boa leitura!

1. Por que investir em um provedor de Internet

Os pequenos provedores — também chamados ISPs — têm sido a mola propulsora para gerar crescimento da banda larga fixa no Brasil. Acompanhado das gigantes, como a Vivo, Oi, Claro e Tim, que detêm milhões de assinantes, os pequenos provedores de Internet também estão conquistando o seu espaço. Eles são responsáveis por propiciar o acesso em localidades onde as grandes empresas não têm interesse em investir.

Mesmo em um cenário de crise e com todos os obstáculos gerados pela desaceleração econômica, o Brasil tem um percentual de pequenos provedores de Internet que investiram em fibra óptica e estão conquistando a preferência dos usuários rurais e de regiões distantes das capitais.

Percebe-se, então, que o mercado para esse campo está aberto à novas possibilidades e, mediante alguns incentivos do Governo e um pequeno investimento, é possível superar a crise, gerar empregos e promover o crescimento de forma sustentável.

2. Os 5 passos fundamentais para montar seu provedor de Internet

Selecionamos os 5 fatores mais importantes e que devem ser considerados para saber como montar um provedor de Internet. Fique atento a esses detalhes essenciais para garantir o sucesso de seu empreendimento.

Analisar a região

Conhecer bem a região geográfica é fundamental para avaliar a potencialidade comercial de onde você pretende investir. Por exemplo, se o seu objetivo é montar um provedor de Internet via rádio, condições relacionadas aos fatores climáticos da área de atuação podem influenciar a qualidade do sinal.

Como a variabilidade dos índices de chuva interfere na transmissão das ondas de rádio, estar atento a esses detalhes é fundamental para não comprometer a qualidade dos serviços de seu provedor. Outras questões relevantes são o nível de poluição local, o tipo de terreno — se plano ou acidentado —, e a topografia do lugar, como a incidência de morros e montanhas.

Além disso, analisar a concorrência é importante para descobrir os pontos que mais precisam de investimentos e priorizar, logo no início, condições para superar os concorrentes e se destacar na região.

Obter a licença

Para começar o negócio com mais tranquilidade e evitar problemas futuros, um dos detalhes mais importantes é providenciar uma licença de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia). Essa licença é concedida pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), e é somente para Pessoas Jurídicas.

O valor do investimento para obtenção dessa licença é em torno de R$ 9 mil, no entanto, há maiores facilidades para quem atua com pequenos provedores de Internet: para os provedores com menos de 5 mil assinantes, não há cobrança de taxa, mas é preciso comunicar à Anatel sobre os serviços que serão prestados.

Essas alterações normativas foram recentemente aprovadas pela ANATEL e objetivam a redução dos entraves burocráticos. Tais medidas favorecem ainda a prestação de serviços de SCM em regiões pouco habitadas e fora da zona de interesse das empresas maiores.

Por meio dessas mudanças, a Agência pretende realizar um controle mais efetivo desses serviços e fiscalizar mais de perto a existência de provedores que, antes, nem constavam na base de dados da empresa.

Investir em logística

Faça um bom planejamento inicial e avalie os principais requisitos necessários para garantir a oferta de um trabalho — em um nível de excelência — que te deixe tranquilo, mas que seja capaz de preocupar a concorrência. Independentemente do tipo de distribuição disponibilizado pelo seu provedor de Internet, o maior benefício ao usuário deve ser a garantia de um serviço qualificado e que promova uma relação de confiança entre empresa e cliente.

Assim, investir na logística de seu empreendimento a fim de conquistar mais clientes e fidelizá-los é fundamental nesse processo. Garantir a excelência na qualidade dos serviços é o primeiro passo para aumentar o grau de satisfação dos clientes e fortalecer a imagem de seu negócio. Para tanto, defina antecipadamente o tipo de serviço que vai prestar — fibra óptica, via rádio ou linha telefônica — pois a constituição da estrutura varia conforme a classificação e o tipo de cobertura oferecida.

Se o seu provedor oferecer wireless, por exemplo, será preciso utilizar antenas e torres. Já para a Internet por fibra ótica, convém alugar e utilizar os postes de empresas concessionárias: as distribuidoras de energia elétrica que atuam na região.

Outra questão a ser considerada é o número de clientes e a distância em que eles estão em relação ao provedor. Isso porque a quantidade de suprimentos necessários à ativação dos serviços deve ser estipulada de acordo com essa análise.

Garantir a qualidade do atendimento

A quantidade de funcionários deve ser conforme o tamanho do provedor e o número de usuários para os quais deverá prestar assistência. Para estabelecer uma qualidade padrão no atendimento, é importante investir em cursos de capacitação, buscando assegurar mais eficiência e eficácia nos trabalhos oferecidos.

No entanto, a melhor opção para oferecer um serviço de qualidade, um atendimento humanizado e com um padrão de excelência exemplar é por meio da contratação de uma empresa de call center para provedores de Internet.

Dessa forma, o seu provedor terá todo o suporte necessário e a empresa ainda poderá economizar com cursos e treinamentos, já que a equipe da empresa terceirizada já tem a especialização necessária ao atendimento nessa área.

Utilizar equipamentos adequados

Outro aspecto bem importante é a escolha dos equipamentos que serão utilizados conforme o tipo de provedor. Em linhas gerais, para implantar um provedor, os equipamentos mais importantes são linhas telefônicas, modems, softwares, computadores para acompanhar os serviços, servidores de rede e outros.

No entanto, você não pode começar seu negócio sem as informações abaixo. Confira!

Roteador

É o dispositivo necessário para encaminhar pacotes de dados da rede para o usuário.  Ao receber o pacote, o roteador confere o destino dele, de acordo com o script determinado pela tabela de roteamento. Em seguida, os dados são encaminhados para a distribuição pelos próximos roteadores até alcançar o destino final.

Servidor PPPoE

O servidor PPPoE — do inglês, Point-to-Point Protocol over Ethernet — é um protocolo para conexão de usuários em uma rede Ethernet com autenticação, criptografia e compressão para segurança de dados. Esse equipamento é responsável por concentrar as contas dos assinantes e permitir a avaliação do diagnóstico deles — detalhes como controle de banda, dados de taxas de velocidade de transmissão e autenticação, por exemplo.

O PPPoE conecta múltiplos usuários em uma rede LAN à Internet utilizando uma linha DSL: pode ser via wireless (sem fio) ou pelo modem de cabeamento comum. O PPPoE deriva do protocolo PPP, uma ferramenta que permite acesso autenticado e controla a transmissão de pacotes de conexões discadas à Internet.

Switches de agregação

São as peças fundamentais para a camada de agregação e de interação entre as demais camadas de borda e de acesso. Os switches desempenham funções avançadas essenciais ao gerenciamento e obtenção de dados da rede. Uma de suas importantes funções são os mecanismos de proteção contra falhas ou problemas de rede.

Esses switches realizam a convergência dos diversos serviços, como voz e diferentes dados, por meio da integração com o core da rede e o principal polo de acesso do provedor de Internet.

Distribuidor Interno Ótico (DIO)

Com a função de organizar as fibras do provedor, o DIO faz com que o cabo com várias fibras entre em sua estrutura com a finalidade de realizar a fusão com as extensões ópticas. Por sua vez, tais extensões são interligadas a adaptadores ópticos para o posterior acoplamento de cordões ou fibras que serão inseridas na estrutura.

Caixa de Emenda Ótica (CEO)

Essas estruturas são essenciais em aplicações de distribuição, assim como de derivação dos cabeamentos ópticos. Além de proteger a fusão, a caixa também tem a função de distribuir e de concentrar as fibras do backbone. Existem diversos modelos de CEO, cuja aplicação varia conforme o tipo de provedor.

Terminal de Linha Ótica (OLT)

É o principal elemento concentrador dos fluxos de dados e da distribuição de serviços. A função do OLT — instalado em um backbone central — é trocar informações com os Terminais de Rede Óptica (ONT). O OLT pode ser considerado um gateway (porta de entrada) para a utilização de transporte de dados no sistema.

Splitters

Eles são essenciais ao início da implantação dos serviços de um provedor. Os splitters são componentes passivos de uma rede óptica, cuja finalidade é distribuir o sinal óptico. Assim, o splitter é capaz de direcionar as fibras para que a OLT se integre às ONTs.

Por fim, vale destacar que ainda será preciso os circuitos telefônicos nos quais os usuários terão acesso à rede. Você pode comprar ou alugar as linhas para acesso dos assinantes. Em geral, esse processo é rápido, desde que a infraestrutura de cabeamento do local esteja aprovada pela concessionária telefônica responsável pela região.

3. Como montar um provedor de Internet evitando 5 erros que comprometem o investimento

Em todo segmento de atuação, é preciso evitar erros que podem minar a expectativa de sucesso. Dessa forma, selecionamos os 5 principais problemas que a sua gestão deve evitar a fim de flexibilizar resultados mais positivos em seu investimento. Sendo assim, veja por que e como montar um provedor de Internet não combina com essas falhas!

Não buscar informações sobre o ramo de negócios em que pretende atuar

O sucesso de todo investimento depende do conhecimento adequado sobre a área em que se pretende atuar. Buscar informações sobre o mercado, conhecer os riscos, entender como funciona o apoio do Governo e ter domínio sobre a linguagem utilizada no ramo é essencial.

Por exemplo, você sabia que todos os dados dos usuários da Internet passam pelo “backbone” e que a palavra usada para se referir a essa rede principal significa “espinha dorsal”? Pois bem, esse e outros vocábulos precisam estar na ponta da língua de quem pretende trabalhar com provedores de Internet.

São detalhes, mas que podem ser um importante diferencial na hora de contratar um serviço de terceirização, ou de negociar a compra e/ou aluguel de equipamentos. Diante da atual competitividade, informação e conhecimento estão se tornando moedas valiosíssimas no universo corporativo.

Não investir em marketing estratégico

Inclua em seu orçamento inicial os investimentos em marketing. Essa é uma das melhores estratégias para divulgar os seus serviços e chamar a atenção da concorrência.

Em caráter global, o mercado de telecomunicações é muito dinâmico e passa por mudanças instantâneas todos os dias. Assim, invista em marketing no pós-venda, mantenha o seu cliente informado e ciente de que você está sempre em busca de novas tecnologias para garantir serviços e produtos com mais qualidade.

Além do mais, priorizar um bom marketing é essencial para articular o processo de vendas e alinhar os interesses da empresa aos principais objetivos: alcançar o público-alvo necessário ao crescimento dos negócios.

Não priorizar uma boa gestão financeira

Economizar, poupar e investir: essas são as premissas básicas que determinam o sucesso ou a frustração de um investimento. Vale destacar que não se deve confundir faturamento com lucro. Se entrou um dinheirinho a mais, considere analisar os investimentos feitos inicialmente e confira se o percentual é mesmo equivalente ao lucro ou se apenas entraram mais usuários naquele mês.

Então, antes de sair gastando por antecipação, reúna a sua liderança e discuta qual a melhor opção de investimento. Avalie a possibilidade de multiplicar esse dinheiro em um tempo menor do que nos investimentos anteriores. Sobretudo, priorize a continuidade de seu negócio por meio de uma gestão financeira eficaz e segura.

Não pagar os impostos em dia

A gestão precisa saber quais impostos são obrigatórios à área de atuação. Conhecer a legislação estadual, fazer um bom planejamento e acompanhar a contabilidade são medidas essenciais para iniciar todo e qualquer empreendimento com chances reais de sucesso. Tendo isso em mente, mantenha os impostos rigorosamente em dia e evite erros, dores de cabeça e despesas desnecessárias com multas e juros.

Não monitorar a qualidade dos serviços

Treinar e capacitar a sua equipe para conhecer melhor os seus clientes é necessário para saber o perfil deles, assim como seus hábitos e preferências. Tais informações são imprescindíveis para possibilitar melhoria no relacionamento com os usuários e, dessa forma, acompanhar a qualidade e a utilização dos serviços para oferecer o plano mais adequado.

Um dos aspectos mais importantes para garantir o retorno positivo de seu empreendimento é monitorar a qualidade dos serviços. Estabelecer metas inerentes às necessidades exigidas pelo público também é essencial. Por isso, trabalhar as informações disponíveis e analisar as estatísticas dos usuários de forma inteligente permite compreender o perfil dos clientes e aumentar as vendas no provedor de Internet.

Monitorar a qualidade dos serviços e a preferência do usuário é uma ação que permite oferecer planos operacionais dinâmicos, flexíveis e personalizados para diferentes perfis e que consomem Internet de forma distinta.

Tais fatores são determinantes para a tomada de decisão mais estratégica e voltada à manutenção de um atendimento personalizado e mais qualificado. Isso concorre para uma experiência única, diferenciada e que sinaliza mais chances de retenção e de fidelização do assinante.

4. As principais dúvidas sobre o trabalho com provedor de Internet

Trabalhar com provedor de Internet pode ser simples, porém, desafiador. Ademais, quando se inicia um novo empreendimento, algumas dúvidas podem surgir. Assim, confira algumas informações que podem ser úteis para esclarecer eventuais questões relativas a esse empreendimento.

O que é o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST)?

O FUST é uma cobrança compulsória de uma taxa sobre serviços. Conforme o art. 6º, inciso IV, da Lei nº 9.998, é obrigatória a contribuição de 1% sobre a receita operacional bruta, relativa à prestação de serviços de telecomunicações, seja no regime público, seja no privado.

Assim, todas as empresas prestadoras de SCM em localidade nacional — inclusive os dispensados de autorização para prestação desse tipo de serviço — devem, pelos termos da lei, pagar essa contribuição.

O que diz a legislação vigente?

Conforme a Lei Geral de Telecomunicações, é proibido trabalhar sem licença ou sem o aval prévio da Agência reguladora. Atualmente, há duas maneiras de trabalhar como prestador de SCM. Confira!

Provedores dispensados de autorização

São os prestadores que atendem regiões rurais, pequenas localidades e que têm até 5 mil assinantes. Essa modalidade é restrita aos acessos que utilizam cabeamentos ou por radiação. Para executar esses serviços, exige-se uma comunicação prévia à Anatel. Também é necessário manter as informações cadastrais devidamente atualizadas.

Provedores autorizados

São aqueles prestadores que trabalham com radiofrequências licenciadas, mas que não se encaixam no padrão de radiação restrita. Os provedores que têm um número de assinantes maior que 5 mil precisam obter a outorga da Anatel.

Mediante o pagamento da taxa de autorização dos serviços (no valor de R$ 9 mil), esses provedores terão o direito de oferecer, além da banda larga fixa, a telefonia fixa e também a TV por assinatura.

Quais os principais impostos para pequenos provedores de Internet?

Para quem vai investir nesse ramo, a melhor opção é o Simples Nacional — um regime de tributação que torna a gestão tributária das pequenas empresas mais simplificada e menos onerosa. Essa modalidade de tributo propõe um sistema compartilhado de arrecadação, fiscalização de tributos direcionados à micro e pequenas empresas (PMEs), cujas divisas sejam limitadas ao valor máximo de 3,6 milhões de reais por ano.

Vale lembrar que a opção pelo Simples Nacional é facultativa. Porém, caso a sua empresa prefira essa modalidade de tributação, deverá contribuir mensalmente com as taxas impostas pelo Documento Único de Arrecadação (DAS). Por essa guia, 8 obrigações fiscais estipuladas pela União serão recolhidas em apenas um único documento.

A opção pelo Simples Nacional traz benefícios?

Sim. Além da unificação de tributos, existem outras vantagens interessantes, já que facilitarão o seu trabalho: é possível calcular automaticamente o Simples Nacional, a forma de tributação é progressiva e ele também serve de critério de desempate, caso sua empresa participe de licitação pública.

Quais os principais requisitos para aderir ao Simples Nacional?

Em tempos de crise, saber como montar um provedor de Internet pagando menos impostos é fundamental. Alguns critérios determinam qual empresa poderá aderir ao Simples Nacional: além do faturamento limite de R$ 3,6 milhões anuais, a empresa não pode ter dívida ativa na União ou com o INSS.

Além desses, confira outros fatores que impedem o empreendedor de recolher os impostos pelo Simples Nacional:

  • ser sócio de pessoa jurídica;
  • instituir uma cooperativa de provedores;
  • ter participação em outras sociedades corporativas;
  • ter outra empresa já cadastrada no Simples Nacional;
  • manter filiais ou representações comerciais com sede internacional.

Como fazer um marketing adequado?

O planejamento estratégico de sua organização deve estar bem consolidado e focado nos objetivos que agreguem mais valor ao empreendimento. Esse passo é essencial para aplicar campanhas de marketing especificamente alinhadas com a captação de novos usuários.

Vale ressaltar que o marketing ideal não é aquele focado apenas em publicidade. Investir em marketing também significa trabalhar atividades estratégicas que obtenham informações relevantes e que possam direcionar a liderança ao caminho mais fácil para superar as fases mais difíceis.

Como garantir um atendimento de excelência?

Contratar funcionários com habilidades para lidar com pessoas é essencial para dinamizar o processo de comunicação e melhorar a satisfação do usuário por meio de um atendimento qualificado.

Isso significa que todo cuidado é pouco na hora de escolher os profissionais que farão parte de sua equipe de atendimento. Afinal, um funcionário alocado em uma função que não esteja devidamente alinhada às habilidades dele compromete a capacidade produtiva da equipe e coloca o seu investimento em risco.

Logo, direcionar a atenção para as metas de excelência no atendimento ao cliente de forma estratégica é fundamental para o seu provedor escalar e crescer continuamente. Tal ação promove condições ideais para conquistar o reconhecimento de seus usuários e o respeito da concorrência.

Como montar um provedor de Internet e priorizar a redução de custos?

Além dos custos operacionais dos ISPs, passivos como aluguel, água, luz, impostos e folha de pagamento precisam ser enxugados. Trabalhar dessa forma permite que a gestão direcione as economias para inovações que possam garantir mais lucro.

Uma das formas de reduzir custos operacionais, ouvir o cliente com atenção e propor soluções para amenizar o que mais o incomoda é contratar um call center para provedor de internet. Assim, com um pequeno investimento, você garante a qualidade no atendimento ao trabalhar com profissionais capacitados e treinados para exercer essa função.

Conhecer os trâmites necessários para apostar em um negócio diferenciado e promissor é um requisito básico para o sucesso nessa área. Assim como montar um provedor de Internet é uma grande oportunidade, trabalhar a gestão para torná-lo cada vez mais competitivo é um constante desafio. Entretanto, é possível superá-lo com dedicação, esforço e utilização inteligente dos recursos disponíveis.

Agora que você já sabe como montar um provedor de internet, baixe o nosso e-book e descubra como tornar o atendimento da sua empresa uma fonte de retenção de clientes e novos negócios!

53 Comentários

  • Murilo
    2018-12-22 12:21:34 Responder

    oie td bem ?

    Muito bom Suas Dicas parabens

    Marcelo Da Silva
    2019-01-04 12:28:10 Responder

    Olá Murilo, muito obrigado pelo retorno.
    Fique à vontade para deixar uma sugestão de assuntos que queira ver no blog.

  • Reinaldo Manoel Rodrigues
    2019-01-11 20:44:56 Responder

    Olá boa tarde eu gostaria de saber qual os equipamentos necessários para montar um provedor de internet e valor a ser para o investimento o valor de custo todos sobre o plano de internet em geral

    Luiza Lopes
    2019-01-21 15:49:41 Responder

    Oi Reinaldo, boa tarde, tudo bem? A Belluno presta serviço para os Provedores de Internet. Temos o Call Center para provedores de internet e Gestão de Redes para provedores de internet. Ainda não temos uma consultoria, inclusive alguns conteúdos do nosso blog, podem te ajudar com isso, já deu uma olhada em outros? Segue o link https://www.bellunotec.com.br/blog/
    Espero que tenha te ajudado, qualquer dúvida, fico à disposição.
    Att, Luiza

  • CELSO MOREIRA CLETO
    2019-01-14 16:39:31 Responder

    quem e a belluno?

    Luiza Lopes
    2019-01-21 15:56:20 Responder

    Oi Celso, tudo bem? A Belluno é uma empresa de Caçapava do Sul/RS que oferece o serviço de Gestão de Redes e Call Center para ISP e além disso, a pesquisa de sucesso para esse e outros mercados. Somos especialistas em ISP's.
    Quer saber mais sobre a Belluno? Algumas informações estão nesse link: https://www.bellunotec.com.br/quem-sobre/
    Caso queira conhecer os nossos serviços, peço que me envie um contato, teremos o maior prazer em te atender.
    Tenha um ótimo dia!

  • Luiza Lopes
    2019-01-16 12:54:32 Responder

    Bom dia Celso, tudo bem? Já passei o teu contato para a nossa consultora, que entrará em contato contigo ainda hoje. Caso precise de algo, estamos à disposição. Att, Luiza

  • Luiza Lopes
    2019-01-16 12:58:45 Responder

    Oi Celso, tudo bem?
    Já passamos o teu contato para a nossa consultora. A Cristina vai te ligar ainda hoje.
    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Att, Luiza

  • nelson
    2019-01-30 17:05:33 Responder

    Olá gostei do artigo para mim que estou começando agora são dicas valiosas Pois os cursos negocios oline tem crescidomuito com essa estratégias nosso negócio fica com uma maior quelidade.

  • alex
    2019-02-08 23:50:16 Responder

    Quais impostos sao pagos pelo provedor que opta pelo simples nacional ate 5000 clientes?

    Taís Teixeira
    2019-02-11 18:34:04 Responder

    Olá Alex, tudo bem? :)
    Provedores tem uma legislação especial que varia para cada estado, para responder somente perguntando ao um contador do estado sede do provedor.

  • Ed
    2019-02-09 01:25:25 Responder

    Ótimo artigo, é de grande inportância para todos, e o tema é de grande relevância e atual, está me ajudando muito!

    Taís Teixeira
    2019-02-11 18:02:51 Responder

    Olá Ed, que bom que gostou, em breve traremos mais conteúdos sobre o assunto ;)

  • Vera Silva
    2019-02-25 15:30:55 Responder

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    Taís Teixeira
    2019-02-27 12:37:54 Responder

    Que show!!

  • Michelle Angelini
    2019-03-11 01:24:29 Responder

    Muito bom o artigo, estou estudando o assunto é achei perfeito a publicação bem completa.
    Obrigada!!
    Parabéns para a vcs!

  • Oração
    2019-03-27 14:37:53 Responder

    Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.

  • ARMANDO PEREIRA FREIRE
    2019-04-07 14:26:46 Responder

    Bom dia!
    Tenho um provedorzinho de internet via rádio, onde hoje atendo os meus clientes usando equipamentos da UBIQUIT, tenho tido sucesso, porém nunca fiz anúncios devido ao fato de não estar licenciado, por essa razão tenho apenas 50 clientes onde forneço serviço com 10 mbps pelo valor de 69,90. Tenho concorrentes como VIVO E OI região, mas agora chegou um provedor que está oferecendo o serviço de fibra com velocidade de 30 Mbps por 99,90. tenho capital para montar o POP e cabear duas quadras para iniciar. gostaria de uma opinião, se devo ou não cabear com fibra e concorrer na tentativa de agregar mais clientes, mesmo sabendo que a concorrência esta muito forte.
    Estou com medo de investir e perder meu capital. Os clientes que tenho hoje gostam muito do meu serviço, o meu atendimento por enquanto é feito por mim mesmo e garanto a fidelização do meu cliente através do meu atendimento que considero de excelente qualidade.
    tenho clientes na base já a 10 anos.

    Taís Teixeira
    2019-04-09 11:59:48 Responder

    Obrigada por dividir a tua história conosco. Qualquer investimento deve ser muito bem pensado, acreditamos que o ideal é procurar uma consultoria de negócios para te ajudar com essas dúvidas. :)

  • Wesley do Nascimento Mansano
    2019-04-10 16:06:15 Responder

    Oi. Precisa de Engenheiro Eletricista para apresentar projetos para a concessionária de energia (pela utilização dos postes), alimentação dos equipamentos e outras atividades?

    Taís Teixeira
    2019-04-12 14:47:27 Responder

    oooi Wesley, tudo bem?
    Não trabalhamos com esse serviço, não somos provedores, terceirizamos para eles, apenas os serviços de gestão de redes e call center.
    De qualquer forma, agradecemos teu contato. Ótimo dia!

  • Breno Vinicius
    2019-04-15 11:59:57 Responder

    Olá! Ótimo artigo.
    Estou entrando no ramo agora, na região onde vou montar meu provedor ( Pinheiro-MA) já tem muita concorrência, mas mesmo assim estou com dificuldades de encontrar o fornecedor de LINK. Vocês que trabalham nessa área tem alguma dica de qual empresa eu posso contactar para comprar o LINK na baixada?
    Se que vocês são de um estado diferente, mas devem ter conhecimento das empresas que atuam nesse ramo.
    Aguardo a resposta.

  • Pedro Sousa
    2019-06-12 00:38:36 Responder

    Vocês dizem que apenas terceirizam para empresas no ramo das telecomunicações. Mas se têm a mão-de-obra e os conhecimentos porque não criarem a vossa própria empresa do ramo? E se pudessem criar uma empresa do ramo que faz um fornecimento gratuito de internet? Não estariam assim a criar uma gigante das telecomunicações? Estão interessados em ouvir o resto da ideia?

    Taís Teixeira
    2019-06-13 11:36:11 Responder

    Amamos tanto o que fazemos que nos tornamos especialistas em consultoria técnica e também na terceirização do atendimento a clientes de provedores de internet.
    Nos tornarmos uma telecom nos deixaria menos focados no que gostamos. Por isso, essa ideia não nos passa em mente.
    Mas se você quiser fazer, ficaremos felizes em atender suas demandas dentro de nossas especialidades.
    Abraço!

  • Gustavo
    2019-07-24 19:31:15 Responder

    Vou precisar de um responsável técnico, se sim pode ser de nível médio?

    Taís Teixeira
    2019-07-25 11:51:40 Responder

    Olá Gustavo, queremos te ajudar mas precisamos entender qual é a dúvida, se o técnico tem que ter nível médio?

  • Rodrigo Reis Cirino
    2019-10-02 18:32:50 Responder

    Boa tarde, tenho interesse em montar um provedor de internet em Joinville sc, mas nao sei por onde comecar tenho como investir mas preciso saber se aqui e viavel esse tipo de investimento, gostaria de saber se podem me ajudar

    Taís Teixeira
    2019-10-08 12:20:08 Responder

    ooi Rodrigo, tudo bem?
    Hoje não podemos te auxiliar nesse inicio de caminhada, não trabalhamos com indicações.
    Somos especialistas em atendimento encantador, prestamos nossas soluções principais a provedores de internet.
    Atendemos os níveis 1 (call center) e 3 (gestão de redes) que da o suporte as tecnologias dos provedores.
    E também temos os serviços ativos, onde estão o upgrade de plano, pesquisas de satisfação e pós instalação.
    Sobre teu questionamento sobre os investimentos, o que sabemos é que o mercado principalmente dos pequenos provedores está em crescimento.
    Esperamos ter te ajudado de alguma forma, grande abraço! Sucesso em teus negócios.

  • Karyne
    2020-03-07 05:15:27 Responder

    Olá,
    O melhor para trabalhar é com ebooks ou com área
    de membros com vídeo aulas?

    Taís Teixeira
    2020-03-16 11:57:40 Responder

    ooi Karyne, tudo bem?
    esse tipo de dúvida seria interessante sanar com quem tem experiencia com vídeo aulas para te falar sobre a experiência, mas tudo depende do teu objetivo,
    se é a curto ou longo prazo entre outros.

  • Karyne
    2020-03-09 23:41:18 Responder

    Você já conseguiu fazer sua primeira venda online?
    Demorou quanto tempo mais ou menos?

    Taís Teixeira
    2020-03-16 11:26:20 Responder

    ooi Karyne, tudo bem contigo?
    hoje a maior parte do fechamento dos nossos serviços são feitas por telefone através do nosso setor comercial.
    No entanto muitas "vendas" vem do nosso site e de nossas redes sociais.

  • Karyne
    2020-03-11 17:38:55 Responder

    Eu quero pegar um produto que custa 497 no
    hotmart para tentar vender, será que é muito difícil
    vender produtos neste valor?

    Taís Teixeira
    2020-03-16 11:38:11 Responder

    oooi Karyne, depende muito do que é o produto, se existe demanda de compradores para ele, forma de pagamento, são vários fatores que influenciam.

  • Patricia
    2020-03-23 22:46:00 Responder

    Ótimas dicas! Principalmente nesse momento que estamos vivendo, precisamos mais que nunca de ideias para trabalhar em casa ou até mesmo alavancar nossas vendas online!

  • Eversom leao
    2020-03-24 21:39:46 Responder

    Eu gostaria de contratar um técnico para fazer do zero um provedor Quem mora em Recife ou próximo entre em contato comigo Dependendo do valor

    Taís Teixeira
    2020-03-30 17:34:57 Responder

    ooi Eversom, tudo bem contigo?
    Não prestamos esse tipo de serviço, somos um suporte de call center, contact center e suporte para tecnologias através da solução de gestão de redes.
    Se dentro das nossas possibilidades puderemos te auxiliar, seguimos a disposição para te ouvir.
    Grande abraço!

  • WESLLEY JUNIO RAMOS DA SILVA
    2020-03-26 23:58:24 Responder

    Oii, muito obrigado pelo artigo rico em informações.

    Eu trabalho na area da fibra e entendo muito bem na pratica e no papel de como fazer o sinal chegar ate o cliente, mas queria saber como e qual é o preço desse sinal chegar no nosso "DGO" e o custo.

    Taís Teixeira
    2020-03-30 17:55:43 Responder

    ooi Weslley, tudo bem contigo?

    Nós que agradecemos o teu retorno quanto ao conteúdo do nosso artigo.
    Nós trabalhamos hoje com o suporte para o call center, contact center e suporte para tecnologias.
    Falarmos sobre preços e custo nesse sentido, foge um pouca da nossa alçada, o ideal seria contatar uma assessoria.
    Lamentamos não poder te ajudar, mas se formos útil com alguma outra coisa, ficamos a disposição.

    Grande abraço!!!

  • Juliana Pereira
    2020-04-02 03:36:26 Responder

    Será que esse corona virus vai afetar o hotmart e
    a monetizze?

    Taís Teixeira
    2020-04-08 12:01:45 Responder

    Oi Juliana, tudo bem?
    O vírus tem afetado algumas situações de nosso dia a dia, principalmente o modo como consumimos.
    É um período de transformações e adaptação, acreditamos que com planejamento e bom senso vamos passar pelas situações adversas que estejam pela frente.

  • Anne Matos
    2020-04-07 15:39:37 Responder

    Boa tarde.
    Eu poderia montar um provedor só de internet pra mim, mesmo eu trabalhando com CTPS assinada na área de Telecom?
    No caso seria uma renda extra..eu poderia? ou pela lei não é permitido?
    No aguardo

    Taís Teixeira
    2020-04-08 18:14:45 Responder

    Olá Anne!
    Veja se o seu contrato de trabalho impede algo. Se nada constar, o simples fato de você trabalhar de carteira assinada não lhe impede de ter um empresa, inclusive se ela for um provedor de internet.

    O porém é você querer que o provedor de internet seja uma renda extra e isso não é bem assim.
    O provedor de internet dá tanto ou mais trabalho para se manter do que uma empresa comum, pois você precisará administrar, vender, cobrar, instalar, dar suporte e muito mais.

    Portanto, pense um pouco se você dará conta de ter o seu emprego e uma empresa.
    Se a resposta for “sim”, boa sorte no seu novo empreendimento e conte com a Belluno para suas demandas técnicas e de atendimento.

  • thiago rocha de sa gomes
    2020-04-14 16:30:46 Responder

    Qual tipo de curso devo fazer para ter conhecimento total em montagem e manutenção de provedor, tendo em vista a criação de uma empresa?

    Taís Teixeira
    2020-04-17 16:56:25 Responder

    ooi Thiago, tudo bem?

    É difícil encontrar um curso que abranja a todas essas tuas necessidades. Um curso em Gestão da Tecnologia da Informação possivelmente esteja perto do que você precisa, pois abrange área técnica e de gestão.
    Acreditamos que, acima de tudo, conhecimento sobre questões administrativas é mais essencial num primeiro momento. Temos vários casos de clientes que abrem provedor sem conhecimento algum técnico e contratam a Belluno para isso.
    Ou seja, tocam o seu negócio e deixam conosco a parte técnica.

    Esperamos ter te respondido tua pergunta, qualquer dúvida pode entrar em contato com a gente novamente.

    Nosso whats: (55) 997329921

  • valmir Louredo dos
    2020-04-17 19:18:10 Responder

    Material muito bom. gostei, mas precisa ser atualizado em poucas lugares.
    Tenho interesse em abrir um provedor de internet
    hoje, temos uma empresa a sun energy 31-98433 7995 e ajudamos os provedores de internet a aprovar projetos nas distribuidoras de energia a preço mínimo.

    Taís Teixeira
    2020-04-22 13:41:36 Responder

    Que máximo Valmir!
    Muito sucesso em teu negócio e quando montar teu provedor conte conosco para cuidar do teu atendimento.

  • Bete
    2020-05-14 23:06:36 Responder

    Boa noite. Uma empresa de Internet querem Montar um provedor aqui dentro da minha casa. Eu teria que cobrar um aluguel por isso? Qual valor mais ou menos. Eles me Ofereceram o acesso a Internet de graça pelo espaço da minha casa para instalarem o provedor.

    Taís Teixeira
    2020-05-15 18:23:44 Responder

    Oi Bete, tudo bem? Taís do Marketing da Belluno.
    Essa é uma ótima pergunta e bem oportuna.
    Hoje estaremos em uma live com o Matheus da Fiber School, ás 19h no instagram dele https://www.instagram.com/marmentinimatheus/, ele e o nosso CEO Anderson Albarnaz https://www.instagram.com/anderson.albarnaz/ estarão trocando uma ideia, são as pessoas mais indicadas para te dar um norte com está questão.
    Grande abraço, qualquer coisa é só nos chamar.

  • Valdemir
    2020-06-15 19:34:05 Responder

    Gostei das informações más gostaria de entrar no ramo é não sei de quem adquirir...
    Quem poder me ajudar agradeço

    Taís Teixeira
    2020-06-18 19:14:01 Responder

    ooi Valdemir, Taís do Marketing da Belluno, tudo bem contigo?
    Joia, minhas colegas do setor de relacionamento com cliente me informaram que já fizeram contato contigo, espero que tenha tido uma conversa bem bacana e que tenha de ajudado.
    Te desejo muito sucesso! Grande abraço!

  • Marcos Henrique Galvão Oliveira
    2020-12-15 20:23:53 Responder

    Boa tarde, trabalho no ramo e pretendo montar meu provedor, desejo saber referente a licença perante a Anatel, valores referente ao link dedicado, etc.

    Taís Teixeira
    2020-12-16 11:37:30 Responder

    Olá Marcos, tudo bem?
    Somos um Call Center especializado em atendimento no segmento de provedores de internet, não passamos informações sobre licenças e não trabalhamos com links.
    Espero ter esclarecido seus questionamentos, fico a disposição.

    Uma ótima semana!
    Grande abraço, Taís!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.