background

5 dicas para ser o profissional que o mercado precisa

5 dicas para ser o profissional que o mercado precisa

Muito se fala que com o avanço da tecnologia milhares de empregos irão desaparecer, com a inteligência artificial poderemos delegar serviços para serem feitos por robôs, e que nas fábricas softwares automatizados comandarão toda a linha de produção.

Profissional do futuro não é aquele que faz todas as funções dentro de uma empresa, é o que está pronto para as constantes mudanças e sabe tirar proveito delas. As relações entre empregador e empregado estão mudando, cada vez mais as empresas querem profissionais que pensem por si próprios, já não basta ao funcionário ficar estabelecido àquilo que lhe foi passado. Ele deve utilizar da criatividade para encontrar soluções aos desafios que lhe forem propostos.

Do mesmo modo que a tecnologia pode representar uma alteração no mercado de trabalho, mudanças surgem a todo instante e o desenvolvimento de um novo programa pode alavancar ou destruir um ramo de negócio da noite para o dia. Ela abre margem para uma oportunidade de negócio a quem souber utilizá-la a seu favor, empresas como Uber e Airbnb aliam uma oferta e demanda já existente por meio de aplicativos.

Dentro desse cenário tão tecnológico o papel do profissional será um pouco diferente, enquanto robôs conseguem aprender habilidades técnicas realizando atividades de produção com precisão, as habilidades comportamentais ainda se restringem a nós humanos. Decorar fórmulas e padrões não será mais tão relevante, valendo muito mais o porquê de se estar fazendo algo, do que fazer em si. Habilidade de tomar decisões na hora certa baseadas na emoção, será o que de fato, nos diferenciará das máquinas.

Mas vamos com calma, este cenário ainda está um pouco longe de acontecer, mas para quem está entrando no mercado de trabalho agora já pode ficar de olho na situação, para entender quais serão as habilidades de um profissional do futuro e como será sua a relação com o ambiente em que trabalha. Vamos ver alguns pontos que serão importantes nessa nova estrutura de trabalho que está sendo construída.

Esteja preparado para mudanças

Não é novidade dizer que não há espaço no mercado, independente do ramo de atuação, para profissionais medianos, até mesmo os qualificados podem encontrar dificuldade para se colocar em um emprego. Exige-se muito mais dos profissionais agora do que exigia-se algum tempo atrás, um diploma, por exemplo, já não entrega mais garantia de emprego nenhuma.

É essencial estar preparado para o mercado de trabalho, independente de estar empregado ou não, essa garantia de que um profissional irá se aposentar em uma única empresa na qual trabalhou a vida toda, realizando as mesma funções não existe mais. O que atualmente consta como um diferencial, no futuro pode deixar de ser, neste caso é importante saber, o que o mercado considera como algo relevante para o momento.

Para as empresas sobreviverem precisam estar em constante atualização, ou serão atropeladas por quem está vindo em alta velocidade, da mesma forma, o profissional que não está preparado para mudanças pode se tornar obsoleto, perdendo seu valor dentro de uma organização.

Inteligência emocional

Para ser um excelente profissional obviamente são necessários conhecimentos específicos na área em que você atua, nos dia de hoje há uma disseminação de conhecimentos muito grande, e existem diversas maneiras de obtê-los. Seja por instituições de ensino presenciais, EAD, grupos de mentoria, palestras, workshops, livros e toda a gama de conteúdos disponíveis na internet, muitos deles inclusive gratuitamente.

Já a inteligência emocional é uma habilidade que tem sido levada em conta pelas empresas na hora de fazer uma contratação, com ela é possível identificar os próprios sentimentos, entendendo como lidar com eles para que haja uma alteração no controle emocional. É saber detectar quando você está com um determinado problema, tendo a consciência de que tem coisas ou situações que você não pode mudar e focar naquelas que você pode.

Equilibrar comportamentos perante as situações e buscando tomar a atitude correta, alguém com uma boa inteligência emocional sabe se relacionar melhor com os outros, criando um elo de empatia. Não tem dificuldade em se ambientar em um novo local, e procura sempre uma boa relação com os colegas Em cargos de liderança isso se torna mais fundamental ainda, pois cada pessoa age de uma determinada maneira e cabe ao líder entender isso e utilizar a sua inteligência emocional para extrair o melhor de seus liderados.

Equilíbrio nos papéis da vida

Todos nós durante o dia exercemos diferentes papéis, de profissional, filho, marido, esposa, vizinho, pai, mãe, para cada um deles temos que dedicar nosso tempo e energia. Conseguir equilibrar todos esses papéis de forma que nenhum fique prejudicado é um dos maiores desafios do mundo moderno, onde cada minuto importa em uma corrida eterna contra o relógio.

A falta de dedicação e eficiência no trabalho, não é o único motivo para a frustração profissional, se você está com algum problema em casa, por exemplo, e não tiver o equilíbrio na divisão dos papéis, ele vai refletir no ambiente profissional. Chegar no trabalho estressado significa que você já não está no seu melhor estado, isso vai implicar diretamente em seu rendimento. Podendo ainda afetar as relações com os colegas de empresa, que nada tem a ver com o seu problema pessoal. A situação inversa também pode ocorrer, levar problema de trabalho para casa, descontando na família alguma situação estressante que ocorreu na empresa.

O primeiro passo para ter o controle é identificar quais os papéis você está exercendo e em qual momento do dia. Depois perceber quanto tempo você está gastando em cada um deles, e se está conseguindo realizar tudo que precisa dentro deste tempo. Caso note que um desses papéis está sendo deixado para trás é hora de reorganizar o tempo para conseguir um dia mais equilibrado e saudável.

Aliar conhecimento com competência

Quem não conhece alguém que se formou em uma boa universidade em um curso conceituado e depois teve dificuldade na hora de arrumar emprego? Pois é, se você não souber utilizar os conhecimentos adquiridos durante uma graduação, o diploma só servirá para ficar pendurado na parede. Claro que a qualificação profissional é importante, mas ela deve servir como uma validação dos seus conhecimentos, o diploma certifica que você é capaz de exercer certa atividade, mas cabe a você comprovar isso na prática.

Se não houver um alinhamento entre formação técnica e conhecimentos, este profissional com o tempo vai ser engolido pelo mercado, em que não há espaço para quem não tenha uma competência profissional. A questão não é saber algo, e sim o que você pode fazer com isso que você sabe.

Não é uma guerra de diploma versus habilidade, mas sim uma consciência de que ambas as coisas são importantes para a formação profissional. Você não pode se acomodar, achando que porque terminou a graduação já vai encontrar o emprego dos sonhos em que ficará pelo resto da vida. Mas ao mesmo tempo, não deve ignorar a importância de uma boa qualificação profissional no exercício da profissão.

Rede de contatos

Do mesmo modo que as relações profissionais estão se alterando com a era digital, a rede de contatos, o famoso networking, também está migrando para o online. O termo presença digital está ganhando força, de modo que não basta estar na internet, tem que construir cuidadosamente o seu perfil.

Não se trata apenas de trocar contatos, mas sim construir uma rede de profissionais que você possa ter acesso quando necessário, e do mesmo modo ficar disponível para eles. Isso toma uma importância maior ainda quando se busca uma recolocação profissional, com uma boa networking não irão faltar indicações de oportunidades para empregos e projetos profissionais.

Procure montar a networking com pessoas que realmente possam agregar algo, familiarizadas com o seu ramo de atuação, conforme a presença digital vai sendo construída mais forte ficará a rede de contatos.

Nos acompanhe no Instagram e Facebook. E nos chame no WhatsApp.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.