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7 estratégias para colocar em prática e otimizar ligações no SAC

7 estratégias para colocar em prática e otimizar ligações no SAC

Se você deseja colher resultados satisfatórios junto aos seus clientes, deve construir uma boa relação com eles. E uma das muitas maneiras de fazer isso é otimizar ligações no SAC. Afinal, querendo ou não, mesmo com a existência de diferentes canais de atendimento, o atendimento telefônico efetuado no SAC ainda é uma forma de comunicação bastante utilizada.

Ao longo deste artigo, abordamos a importância de um SAC eficaz. Feita essa elucidação, apresentamos 7 excelentes estratégias, dando dicas de como aplicá-las. Continue lendo para saber mais!

A importância de um SAC eficaz

Quando um cliente realiza a aquisição de algum produto ou serviço em sua empresa, do primeiro ao último contato uma das coisas que ele mais deseja é que tenha um atendimento o mais perfeito quanto possível.

Mas o que faz um atendimento ser bom? Entre uma série de outros fatores, honestidade, clareza, transparência, agilidade, atenção, educação e gentileza são alguns dos principais elementos apreciados pelos clientes quando eles entram em contato com o call center.

Dessa forma, sempre que for fazer a contratação de algum serviço de atendimento ao cliente, procure dar preferência por aquele que tenha como princípio e missão prestar um bom atendimento, que seja verdadeiro na aplicação dos valores da empresa e que conquiste maior credibilidade e confiança.

Além disso, é sabido que, quando um cliente é bem atendido, ele fica mais satisfeito, além de haver menos reclamações. Essa satisfação gera um retorno em forma de propaganda positiva no “boca a boca” e também a fidelização desse cliente, que realiza novas compras com a sua companhia.

As estratégias para otimizar ligações no SAC

Visto que as ligações no SAC são de suma relevância na prestação de um bom atendimento para a sua clientela, vamos enunciar abaixo 7 estratégias para você aplicar no processo de otimização dessas ligações.

1. Automatização do atendimento

Uma das coisas mais apreciadas pelo cliente quando ele entra em contato com uma empresa é a agilidade durante o atendimento. Quanto mais rápido ele for atendido e menos tempo de espera houver, mais contente ficará. Existem plataformas que realizam a automatização do atendimento. Elas são de enorme importância para acabar com uma parcela considerável do trabalho manual e assim conseguir um atendimento otimizado, mas sempre prezando, é claro, pela qualidade desejada pelos clientes durante essa experiência.

Escolha uma plataforma na qual você possa digitalizar os dados e informações necessários, permitindo o acesso fácil, dando dessa maneira mais autonomia para seus colaboradores no contato com o público.

2. Diversificação dos canais de atendimento

Antigamente praticamente a única forma de se entrar em contato com uma determinada empresa era por meio do telefone. Com o passar do tempo e o advento da internet, essa realidade mudou de forma bastante significativa, com o surgimento do e-mail, por exemplo.

Mas a tecnologia avançou ainda mais e atualmente existem inúmeros canais de atendimento. Manter o uso de ligações por meio do call center é importante, mas se deve ampliar essas opções.

Você pode utilizar as redes sociais, aplicativos de mensagens (como WhatsApp e Telegram) e chat no site. Efetue a integração entre todos esses canais, permitindo que haja o cruzamento e compartilhamento de dados, agilizando assim o atendimento.

3. Monitoramento das ligações

Uma das estratégias mais importantes para se otimizar ligações no call center é o monitoramento das ligações. Esse é um excelente modo de averiguar como esses atendimentos estão sendo realizados e apurar o nível de qualidade deles.

Uma maneira de aplicar essa estratégia é utilizando o serviço de nuvem para as operar e efetuar a gestão do call center. Por meio desses dois elementos é possível não apenas fazer o monitoramento, mas inclusive produzir relatórios, imprescindíveis para a coleta de dados.

4. Treinamento dos atendentes

Tão logo os canais de atendimento comecem a ser utilizados, é necessário aprender a lidar com uma série de tecnologias e informações oriundas da implantação desses canais.

Dessa forma, é fundamental que você efetue o treinamento de todos os atendentes, a fim de que eles se capacitem para aprender a mexer com todos os aparatos necessários e absorvam a metodologia. Dê treinamentos internos, com a ajuda de especialistas, para que eles saibam como utilizar e aproveitar o canal de atendimento.

5. Elaboração de pesquisas de satisfação

O feedback dado pelo cliente após o atendimento é crucial para se mensurar o grau de satisfação. Ao perguntar a opinião dele sobre a qualidade do atendimento, você demonstra profissionalismo e, também, preocupação com ele.

Uma forma de fazer essa pesquisa de satisfação é por meio da automatização da ligação. Antes do encerramento do contato, você pode solicitar ao cliente que atribua uma nota de 0 a 10 ao final da ligação. A nota dada ficará gravada no sistema e depois deverá constar em um relatório para posterior análise.

6. Gravação das chamadas

A gravação e o armazenamento das chamadas proporcionam muita segurança para o cliente e igualmente para o próprio call center. A gravação pode auxiliar a rememorar e confirmar tudo aquilo que foi falado durante o processo de atendimento. Um cliente pode pedir a qualquer momento que sejam encaminhadas as gravações. Além disso, com a ajuda das gravações, é viável efetuar o controle de qualidade do atendimento.

7. Padronização da fala

Uma outra coisa que os clientes prezam muito quando entram em contato com uma companhia é a organização, coesão e coerência. É fundamental que haja uma padronização da fala e se providencie informações devidamente sincronizadas para o seu consumidor.

Um modo de fazer isso é por meio de treinamentos e reuniões periódicas, para alinhar a comunicação com o cliente em todos os setores.

Otimizar ligações no SAC implica na aplicação de um conjunto de estratégias e execução de planejamentos bem elaborados, com o intuito de elevar e garantir a qualidade. Tudo isso pode e deve ser feito com o engajamento e comprometimento da equipe.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para se aprofundar ainda mais no assunto e saiba o que é o SAC 2.0 e por que devemos dar importância a ele!

1 comentário

  • Ercilio Chadraca
    2021-11-18 18:36:57 Responder

    Excelentes dicas.

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