background

A importância dos provedores de internet na inclusão digital

A importância dos provedores de internet na inclusão digital

Inclusão Digital No Brasil

Os avanços recentes da tecnologia transformaram a atual sociedade. Na era digital os caminhos estão mais próximos, o contato com o outro lado do mundo está apenas a um clique de distância. Com a internet podemos fazer de tudo, trabalhar, estudar, nos divertir, ela alterou nosso relacionamento pessoal e profissional.

Mas nem todo mundo tem acesso a essas tecnologias, segundo uma pesquisa do Instituto FGV, o Brasil ocupa a 72º posição no ranking mundial de inclusão digital, com 51,3% da população com acesso a internet. Deste modo, quase metade da população não possui acesso doméstico. Na era da tecnologia quem não está inserido digitalmente é considerado analfabeto digital, o termo é usado para denominar aqueles que não sabem como acessar computadores ou navegar na internet. Deste modo, limitando as oportunidades e a socialização por meio das redes sociais.

O Brasil é um país com proporções continentais, sendo assim, a inclusão digital fica muito atrelada a infraestrutura da tecnologia. Somente com investimentos em expansão de redes, links de conexão e estrutura de cabeamento é possível levar a internet até áreas mais distantes dos grandes centros. Em consequência a isso, a falta de infraestrutura é um obstáculo para que a internet de qualidade chegue nos lares localizados em zonas rurais ou de difícil acesso.

É neste cenário que entram em ação os provedores de internet, que somados representam o terceiro principal fornecedor de banda larga do país. Essas empresas de internet locais passaram a investir em infraestrutura, principalmente através da rede fibra óptica, e oferecem conexões de alta velocidade a cidades menores, onde as grandes empresas de telecomunicações não se fazem presentes.

A relação dos provedores de internet com a inclusão digital

Os pequenos provedores de internet, têm sido responsáveis por disseminar a banda larga pelo país. Exercendo um papel muito importante no desenvolvimento social da localidade onde estão inseridos, pois ao popularizar o acesso de conexão, incluem na era digital toda uma sociedade que se via desamparada por grandes empresas. Não fornecendo apenas internet, mas sim acesso a conhecimento e informação. Impactando no desenvolvimento socioeconômico, em razão que abre um mundo de possibilidades e oportunidades sustentados pela tecnologia. Neste contexto, os provedores vem ganhando espaço, pois viram a oportunidade e a demanda necessária para crescer, se tornando hoje uma força de sustentação da internet.

Provedores locais mantêm uma relação mais próxima com seus clientes, pois já se veem inseridos naquela realidade, deste modo, conhecem as necessidades de seus usuários mais de perto. Um dos grandes problemas com relação ao atendimento de internet das grandes companhias é as longas esperas em linha em busca de uma solução, que muitas vezes não ocorre. Como um provedor local possui muito menos clientes, esse atendimento pode ser feito de maneira mais eficaz, com o suporte técnico presencial podendo ocorrer até no mesmo dia da solicitação.

Oportunidade De Investimento

Com um campo de trabalho a ser explorado, pois há demanda, basta o empreendedor fazer os investimentos necessários para entrar nesse mercado. Tendo em vista que deve garantir qualidade de conexão e atendimento, com uma infraestrutura adequada que suporte sua clientela atual e que abra margem para crescimento. Devido a isso, o ramo de provedores é um mercado em potencial, com bastante terrenos para serem explorados. Tornando ele um setor saudável para realizar investimentos. Quem ainda não possui acesso a internet é só questão de tempo para adquirir, o empreendedor terá gente para comprar seu serviço.

A ascensão da fibra óptica permitirá a futura implementação da internet das coisas, com isso a nossa relação com o mundo digital aos poucos está ganhando outras formas.

Mais do que garantir o acesso de conexão de internet para as pessoas, a inclusão digital é responsável por orientá-las a fazer bom uso da tecnologia, de modo que ela facilite suas vidas, abrindo possibilidades de conhecimento e pesquisa que não seria possível no mundo off-line. Um provedor de internet é o responsável por fazer esse elo, entregando as ferramentas necessárias para as pessoas alcançarem seus sonhos.

Curte nossos conteúdos? Visite nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades. Estamos também no Instagram e Linkedin.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.