Para ler esse texto você provavelmente está utilizando um computador ou dispositivo móvel, mas você sabe como chegou até aqui? A resposta está nos algoritmos, neste caso um algoritmo de busca entendeu o que você estava procurando e te direcionou para cá. Utilizamos o computador para diversas atividades do dia a dia, já virou item indispensável no trabalho ou nos estudos, mas para ele entender os comandos que você dá é preciso haver um linguagem de programação por trás disso, e os algoritmos são o que fazem isso acontecer.
Algoritmo é um conjunto de passos para realizar uma tarefa ou resolver um problema, ele indica o passo a passo de como fazer algo, podem ser mais ou menos complexos. Não se restringe apenas a computação, manuais, receitas, regras matemáticas, tudo isso pode ser considerado algoritmo.
Essa sequência de instruções deve ser finita e definida com clareza. Um algoritmo não responde o que fazer, mas sim como fazer. Na computação é um conjunto de passos para que um programa possa realizar uma tarefa, um computador só executa aquilo que mandamos ele fazer, esses comandos devem ser definidos previamente, o programador deve expressar essa sequência em uma linguagem que o computador entenda, para que então a máquina consiga lê-los e realizar o que lhes foi solicitado.
Para um algoritmo ser bem escrito ele deve possuir todas as etapas com clareza, por exemplo, se você for montar um móvel de sua casa e o manual não possuir todas as informações provavelmente você não conseguirá finalizar a tarefa, do mesmo modo, uma máquina ao ler um algoritmo que não esteja completo, seu funcionamento ficará comprometido.
Eles estão por toda a internet, Google, Netflix, Facebook, possuem algoritmos que direcionam o que vamos ver, a internet possui uma infinidade de dados e coisas para serem acessadas, de modo que, eles apontam qual a melhor música para ouvirmos ou filme para assistir, baseado naquilo que já foi visto por você.
Principalmente quanto às redes sociais, ao começarmos a seguir páginas e pessoas que produzem um determinado tipo de conteúdo, receberemos cada vez mais coisas voltadas para aquele assunto. O que a princípio pode representar uma vantagem, afinal você terá acesso a mais conteúdos que gosta sem precisar ficar procurando por ai. Contudo, a medida em que você só acessa um tipo de conteúdo, pode acabar entrando em uma bolha social, ou seja, a internet vai automaticamente limitar o que é mostrado para você, deixando de fora algo que poderia ser interessante, mas que não passou no filtro dos algoritmos.
Relação homem-máquina
Para fazer um algoritmo é preciso encontrar um problema a ser solucionado, em seguida elaborar uma sequência de passos e resolvê-los, depois representar esses dados em uma linguagem de programação. Podemos fazer algoritmo para realizar atividades do dia a dia, que seriam repetitivas para seres humanos, deste modo, otimizando o processo e economizando tempo.
De redes sociais até inteligência artificial, os algoritmos estão presentes em todo o lugar, não significa que as máquinas irão substituir os seres humanos, mas a relação entre homem e tecnologia ficará cada vez mais próxima. Computadores conseguem fazer processos em larga escala, carros automáticos, conexão 5G, internet das coisas, tudo isso vai alterar a forma com que nos relacionamos como sociedade, pois teremos algoritmos fazendo a mediação de processos.
Cabe a nós acompanharmos esse processo de perto, para saber como tirar melhor proveito dessas tecnologias. Afinal, quem programa para que as coisas aconteçam é um ser humano, a máquina apenas executa com precisão o que foi mandado. Muitas evoluções em áreas como saúde e educação só foram possíveis graças à tecnologia, porém como vimos ela sozinha não faz nada, somos nós seres humanos que devemos ter conhecimento para que junto com as máquinas construirmos um mundo melhor.
Nenhum comentário