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As 8 principais estratégias para fidelizar clientes

As 8 principais estratégias para fidelizar clientes

Uma das ações mais importantes que uma empresa pode e deve fazer por si mesma, a fim de garantir a prosperidade financeira e a continuidade do negócio, é fidelizar clientes. Essa é uma prática tão necessária quanto conquistar novos. Aliás, é muito mais em conta fidelizar um cliente existente do que adquirir um novo.

Investir na fidelização de clientes propicia um bem inimaginável para qualquer companhia, pois esses mesmos clientes se tornam verdadeiros difusores da marca. E qualquer gestor sabe o poder que esse marketing “boca a boca” tem.

Ao longo deste artigo, apresentamos oito excelentes estratégias para a fidelização de clientes na sua empresa. Se você tem interesse nesse assunto, continue a leitura!

1. Faça o monitoramento do comportamento do seu público consumidor

O primeiríssimo passo para se montar uma excelente estratégia de fidelização de clientela é saber exatamente quem e como é esse público consumidor. Você sabe qual é o perfil dele? Qual a faixa etária do seu público? Qual o contingente de homens e mulheres? Que tamanho tem o poder aquisitivo dos consumidores? Essas e outras informações são essenciais.

Do mesmo modo, é fundamental fazer o monitoramento do comportamento do seu público consumidor em geral, sobretudo nas redes sociais. Fique de olho naquilo que eles falam a respeito da sua marca e dos produtos e/ou serviços que você oferece e preste atenção na reclamação dos clientes.

Com todo esse feedback, você terá mais condições de deixar seus clientes plenamente satisfeitos e ter um desempenho melhor no mercado.

2. Disponibilize canais de comunicação abertos

O consumidor atual é bastante exigente. Ele está plenamente empoderado e consciente do seu valor na sociedade e no mercado. Além disso, ele aprecia a ideia de que é querido, de que a empresa se importa com ele.

Sendo assim, quando ele é atendido, ele gosta de atenção e de ter um mundo de opções disponíveis para ele. Como ele detesta ter limitações e está sempre antenado em tudo, aumente a sua oferta de comunicação disponibilizando canais abertos.

Diversifique as opções: telefone, WhatsApp, chat, SMS, formulários no site, e-mail etc. Com esse aumento dos canais de comunicação, o cliente interagirá muito mais com a sua empresa.

3. Assegure o cumprimento à risca dos direitos do consumidor

Ao contrário do que eventualmente possa parecer, o Brasil é um dos países mais incrivelmente avançados no que toca aos direitos do consumidor. Nosso país possui um conjunto de leis repleta de detalhes e de elementos que conferem proteção para os consumidores e para as próprias empresas.

Preze para que os direitos do consumidor sejam cumpridos à risca. Isso vai ajudar os clientes a terem muito mais confiança e dar muito mais credibilidade à sua companhia.

4. Proporcione produtos e serviços personalizados

Por mais racional que os clientes possam aparentar ou realmente ser, o fato é que eles também gostam de se sentir únicos e especiais e ter as suas particularidades atendidas e suas necessidades específicas supridas. Ter em mãos algo que se encaixa no seu perfil, gostos e necessidades é incrivelmente realizador e satisfatório.

É interessantíssimo receber um produto ou serviço feito sob medida. Por conta disso, a personalização é absurdamente valiosa enquanto estratégia de fidelização de clientes. Muitas empresas têm investido nessa área, fugindo um pouco do sistema de produção em massa.

Um aspecto que favorece esse ideal de customização é o desenvolvimento tecnológico, que facilita e muito a confecção de itens personalizados e de qualidade. Não é incomum encontrar pessoas que estão dispostas até mesmo a pagar um preço maior por produtos exclusivos.

Definir a jornada de atendimento ao cliente é também muito útil para a construção de uma experiência customizada às necessidades dele.

5. Realize um atendimento inteligente, eficiente e humanizado

A parte do atendimento ao cliente é uma das práticas mais relevantes para assegurar a fidelização de clientes. Nessa linha de pensamento, busque agilizar os processos e fazer com que eles se tornem muito mais eficientes e inteligentes.

Mostre também que você compreende as dores e preocupações dele, que compartilha de suas expectativas e deixe bem claro que você está totalmente pronto e disposto a resolver qualquer dúvida e questão que ele propor, de forma eficaz e rápida, evidenciando a existência de um atendimento humanizado.

6. Invista no pós-venda e em pesquisas de satisfação para fidelizar clientes

O processo de venda não termina após a aquisição do seu produto ou serviço por parte do cliente. Mesmo depois de ele ter adquirido algum produto ou serviço de sua empresa, permaneça mantendo contato com o intuito de tomar conhecimento de como tem sido sua experiência com a utilização daquilo que foi comprado.

Forneça algumas dicas e obtenha o respectivo feedback do cliente. Demonstrar esse tipo de preocupação fortalece ainda mais o relacionamento da empresa com seus consumidores. Um bom modo de fazer isso é realizando pesquisas de satisfação.

7. Elabore programas de fidelidade

Elabore um programa de fidelidade no seu estabelecimento. Confeccione uma ficha cadastral para todos os seus clientes e dê recompensas para os que compram com a sua empresa com uma frequência maior ou que efetuam gastos maiores. Forneça descontos e até mesmo dê brindes ou prêmios.

Com um programa de fidelidade, ele se sentirá mais instigado a se engajar e comprar com a sua marca, a fim de ter mais chances de obter recompensas. Promoções também são uma maneira de presentear os clientes mais fiéis.

8. Armazene dados e informações sobre os clientes

Uma das formas de fidelizar um cliente é conhecê-lo muito bem, saber quais são os seus hábitos de consumo, ter ciência das suas preferências e gostos, frequência e volume de compras, horário mais propício para entregas e assim por diante.

Quanto mais você souber sobre um determinado cliente, mais fácil será conseguir despertar a atenção, interesse e apreciação dele, que receberá um atendimento único e diferenciado. Quando ele se sente valorizado e especial, geralmente vai voltar a comprar com sua empresa.

Fidelizar clientes tem uma importância crucial para o andamento e sucesso dos negócios. Não apenas é mais barato fidelizá-los do que obter novos, como também é uma maneira de aumentar a receita da companhia. Eles representam igualmente uma renda constante, fornecendo o tão necessário capital de giro.

Esse artigo foi útil para você e acredita que possa interessar a mais alguém? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Com certeza isso vai ser de grande utilidade para os empreendedores.

3 Comentários

  • Net Promoter Score: saiba como mensurar a satisfação do cliente | Belluno Tecnologia
    2018-07-05 14:22:00 Responder

    […] abordagem foi desenvolvida por um especialista em fidelização de clientes. Ela apareceu como publicação, pela primeira vez, em um artigo na revista oficial de negócios da […]

  • Planos de assinatura internet: por que criar para o seu provedor? | Belluno Tecnologia
    2018-07-05 15:10:32 Responder

    […] é de hoje que os planos de assinatura fazem parte da estratégia de fidelização de empresas de vários segmentos. Esse tipo de venda de serviços acontecia antes mesmo da […]

  • Wilton Oliveira Mares
    2019-03-21 01:34:51 Responder

    É muito importante isso,porque você fidelizando seu cliente agente tem mais segurança no seu negócio.

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