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Como estipular metas de vendas no seu provedor?

Como estipular metas de vendas no seu provedor?

Muitos empreendedores acabam por limitar o potencial de crescimento dos seus negócios por não estabelecerem metas de vendas. Essas metas são uma das melhores maneiras de estimular o crescimento da organização de forma sustentável e sólida.

Entretanto, criar metas de vendas não se resume a estabelecer números aleatórios que devem ser alcançados pelos funcionários — pelo contrário —, essa atitude pode até mesmo levar à desmotivação da equipe.

Então, como fazer com que esses alvos sejam viáveis e que efetivamente gerem os resultados almejados? É o que você vai descobrir ao continuar lendo o post!

Faça uma avaliação dos KPIs

KPI é uma sigla do inglês que significa, no nosso idioma, indicadores-chave de desempenho. Em outras palavras, são os indicadores que devem ser monitorados a fim de que a empresa alcance os seus objetivos estratégicos.

Alguns exemplos são:

  • o número de consumidores conquistados;
  • o desempenho da empresa em cada região;
  • o nível de satisfação com os serviços;
  • o ticket médio;
  • a quantidade de leads, que são os clientes em potencial.

Definir e avaliar esses indicadores antes de definir suas metas de vendas é necessário para entender como a sua equipe está trabalhando e qual é o potencial de incremento dos resultados. Definir objetivos sem conhecer seus indicadores é o mesmo que dar um tiro no escuro.

É importante que os seus colaboradores também conheçam os KPIs da empresa, afinal, eles precisam saber de que forma estão sendo avaliados para, assim, trabalharem de modo a melhorar o desempenho.

Considere os fatores externos

Algumas informações são preciosas na hora de definir metas de vendas. Identificar lacunas na cobertura dos concorrentes, por exemplo, é uma excelente forma de conquistar uma fatia maior do mercado.

Também é interessante fazer pesquisas a fim de identificar as principais causas de insatisfação dos clientes com os seus concorrentes — sejam eles grandes ou pequenos. Desse modo, será possível elaborar estratégias com o objetivo de oferecer um serviço melhor e, por consequência, conquistar esse público descontente.

Olhar para os fatores externos é imprescindível a quem deseja definir as melhores metas de vendas no seu provedor de internet. Esses fatores apontarão as oportunidades, o potencial de crescimento no mercado, as sazonalidades que podem ser usadas a seu favor, e outros benefícios.

Dimensione a capacidade de entrega do seu provedor

É muito comum que provedores de internet adotem metas agressivas e, quando aumentam a sua base de clientes, se vejam incapacitados de suprir a nova demanda e de oferecer um atendimento com empatia e qualidade.

Essa é uma situação terrível que deve ser evitada, afinal, a imagem da sua marca ficará seriamente manchada se o serviço se tornar instável e o suporte técnico ineficaz.

Sendo assim, é importantíssimo dimensionar a capacidade do provedor e adequar os seus objetivos a ela. Faça um estudo da sua infraestrutura e descubra quantas pessoas a empresa pode atender mantendo os seus diferenciais de mercado.

Fique tranquilo, você não limitará o crescimento da empresa. Gradativamente, a organização pode — e deve — investir em aumento de capacidade e, em paralelo, das metas de vendas, fazendo com que o crescimento seja sustentável.

Envolva a sua equipe na definição de metas

Acredite: criar metas de vendas em parceria com o seu time, de modo que todos possam falar, dar sugestões, apontar falhas e estratégias a serem adotadas, é infinitamente mais eficaz do que simplesmente determiná-las de maneira autocrática.

O primeiro motivo é que, dessa maneira, a equipe sente que aqueles alvos não são apenas seus, mas de todos, e atingi-los torna-se um objetivo comum. Já dá para imaginar o poder que essa percepção tem sobre a motivação de todos, não é mesmo?

O segundo motivo está diretamente relacionado com a criação de metas viáveis — que é sobre o que falaremos a seguir.

Crie metas alcançáveis, claras e mensuráveis

Nada é pior para a satisfação de uma equipe do que precisar lidar com alvos surreais, que não podem ser alcançados de maneira alguma. Infelizmente, por mais óbvio que isso pareça, essa é uma prática comum em muitas organizações.

Mas de que adianta definir objetivos altíssimos se eles não serão atingidos? É mais inteligente pensar em números reais, que possam ser alcançados e elevados gradativamente, conforme sua equipe os alcance. Desse modo, você mantém todo o seu time de vendas motivado a superar os números estabelecidos.

Além de serem alcançáveis, é fundamental evitar a enrolação: as metas devem ser claramente entendidas por todos, a fim de garantir que não ocorram os ruídos de comunicação que são tão prejudiciais; e mensuráveis, de forma que seja viável monitorá-las.

Monitore os resultados de perto

Pronto, o seu provedor analisou os indicadores-chave de desempenho, considerou os fatores externos e internos que podem ser utilizados como base para determinar as metas de vendas e criou, junto da equipe, objetivos claros e alcançáveis. Qual é o próximo passo?

O próximo passo é acompanhar o desempenho do departamento de vendas de perto. Isso quer dizer que você não deve simplesmente esperar que os relatórios mensais cheguem na sua mesa, mas observar a evolução da equipe com regularidade.

Dessa maneira, o gestor consegue avaliar a necessidade de fazer ajustes de metas e entender com a equipe os motivos que afetam a produtividade, caso o desempenho esteja aquém do esperado.

Viu como é importante acompanhar os resultados de perto?

A melhor estratégia para um bom provedor de internet crescer no mercado é focar nos seus diferenciais, como, por exemplo, um suporte técnico eficiente, a estabilidade do serviço, os preços competitivos aliados à qualidade da conexão, e por aí vai.

Seja quais forem os diferenciais, use-os ao seu favor no momento da venda, mas lembre-se: não adianta fazer promessas que não poderão ser cumpridas. Portanto, assegure-se de prometer aos clientes somente o que pode entregar.

Assim, todos ficam felizes: os consumidores — com a qualidade do serviço prestado — e você, com o crescimento da empresa alcançado por meio de boas metas de vendas.

E já que estamos falando sobre crescimento, leia nosso outro post e descubra como fazer o seu provedor de internet crescer ainda mais.

1 comentário

  • Relatório de vendas no call center: por que fazer? | Belluno Tecnologia
    2018-06-27 09:35:42 Responder

    […] é mostrar por que é tão importante elaborar um relatório de vendas periodicamente e das metas alcançadas e das não batidas, criando um banco de dados sobre o time e o seu perfil de vendas no […]

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