Por mais que sua empresa esteja vivendo um ótimo momento, você deve estar preparado para não ser surpreendido por alguma situação um pouco mais complicada. Ter sempre em mãos boas soluções para a gestão de crise é, sem dúvidas, essencial para que você enfrente alguns conflitos de forma muito mais tranquila.
Para isso, é muito importante que você comece fazendo um mapeamento de possíveis situações difíceis que podem acontecer. Somente assim, poderá montar uma boa estratégia de gestão de crise e, ao mesmo tempo, prever até de que maneira a empresa poderá aproveitar a situação para reverter o quadro e ainda encantar clientes.
Pensando em ajudar você nessa tarefa, separamos 6 dicas para uma gestão de crise eficiente.
Confira!
1. Se planeje
Faça um estudo de mercado considerando os seus principais concorrentes. Dê foco, principalmente, para as crises que eles têm enfrentado nos últimos tempos e analise também como essas empresas enfrentam os momentos de dificuldade. Em seguida, reúna a sua equipe para que juntos montem um bom planejamento de contenção de crises.
O ideal é que vocês pensem nas mais variadas possibilidades de situações e quais soluções poderiam ser aplicadas para enfrentar a crise. Além disso, vale reforçar o quanto todas as áreas da empresa precisam estar unidas e em contato direto para não haver falhas de comunicação.
Nunca se esqueça que o principal objetivo desse planejamento é manter a segurança e também a manutenção da empresa durante um momento de desequilíbrio. Por isso, tudo precisa estar bem detalhado no que se refere aos recursos financeiros, tecnológicos e humanos que poderão ser usados para enfrentar uma situação complicada.
2. Seja rápido na gestão de crise
Quando você se depara com momentos difíceis no negócio, é normal querer sentar um pouco, respirar e pensar no que deve ser feito, certo? Porém, esse período de reflexão não pode perdurar por muito tempo. Ser ágil na gestão de crise é o que fará toda a diferença para a continuidade!
É aí, mais uma vez, que um bom planejamento vai ajudá-lo a pôr em prática todas as soluções que já haviam sido pensadas anteriormente. O principal aqui é que você e sua equipe estejam preparados para correr contra o tempo, entender o problema e oferecer a melhor resposta possível para o cliente ou fornecedor, por exemplo.
3. Mostre a posição da empresa diante da crise
Outro item que você deve ter sempre em mente diz respeito ao posicionamento da sua empresa. O que significa isso? Que em momentos de crise você precisa mostrar qual a opinião da companhia e como ela enfrentará a situação. Ou seja, não basta colocar em prática a contenção do problema, mas também se comunicar a respeito.
Isso ainda ajudará o seu negócio a ganhar mais respeito, credibilidade e, ao mesmo tempo, ampliar as chances de cativar clientes, mesmo aqueles que estão sendo afetados pela crise. O importante a saber é que um consumidor que se sente lesionado por uma empresa já espera que ela se posicione a respeito.
Então, que tal cativar o comprador mostrando a ele que você está ali, pronto para resolver esse problema da melhor maneira? Vale você saber ainda que muitos clientes são fidelizados em momentos de crise, quando a empresa consegue surpreendê-los da melhor maneira!
4. Continue as atividades da empresa
Não é porque você está enfrentando uma crise que todas as áreas da empresa precisam parar. Muito pelo contrário, é essencial que você garanta a continuidade dos serviços e o acompanhamento dos demais clientes. Lembre-se de que a crise precisa ser estancada e não aumentada. Portanto, não pare!
Uma dica para manter tudo em funcionamento é destinar uma parte da equipe para a continuação normal das atividades, enquanto os outros colaboradores trabalham fortemente na solução do problema. Assim, você conseguirá manter tudo em equilíbrio, avançando e, quem sabe, conseguindo até alguns bons resultados em outras áreas.
Esse também é um sinal de que a empresa tem conhecimento suficiente de mercado, pois está preparada para continuar mesmo em situações complicadas. Mais uma vez você terá um ponto positivo perante outras companhias, consumidores e fornecedores.
5. Supere-se ao mostrar que a companhia aprendeu com os erros
Sim! Humildade é um fator muito considerado pelos clientes, você sabia? Por isso, também demonstrar que a sua empresa aprendeu com os próprios erros é sábio e bem visto de forma geral. Vá além, monte uma estratégia com base nesse problema que acaba de enfrentar, dizendo claramente que agora, mais do que nunca, a empresa sabe lidar com uma crise.
Sem contar que os seus clientes notarão um importante grau de maturidade da companhia. Você terá uma empresa mais forte, confiante e com uma reputação elevada depois de enfrentar com sucesso um problema. Esses são alguns exemplos de como você pode transformar uma situação difícil em uma excelente oportunidade!
6. Pense nas ações pós-crise
Agora que você conseguiu enfrentar a dificuldade com êxito, é hora de pensar nos próximos passos. Veja que manter uma boa comunicação com o cliente após uma crise vai garantir também um vínculo maior com esse comprador. Mais que isso, vai ajudar o seu negócio a se erguer o mais rápido possível, visto que o foco principal é voltar à normalidade.
Por isso, vale você deixar a equipe a postos, sempre que possível, para o contato com o consumidor. Ligue, mande e-mail, SMS e ofereça desconto nos seus produtos ou serviços, além de montar uma estratégia para agradar esse cliente sempre que ele procure pela sua marca.
Já para o lado da empresa, é válido você reunir a sua equipe mais uma vez e analisarem juntos como tudo aconteceu e foi resolvido. Ouvir os seus colaboradores é parte importante do negócio, pois eles estavam lidando diretamente com a crise e podem dar, muitas vezes, uma visão mais objetiva de como tudo desenrolou.
No mais, você verá que seguindo essas dicas a sua gestão de crise será feita tranquilamente, com inteligência e focada fortemente na busca pela melhor solução!
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Aline Pimenta Saboia
2019-07-25 13:21:50
Bom dia! Gostaria de receber suas informações. Parabéns! Obrigada!
Taís Teixeira
2019-07-25 18:41:36
Oi Aline, tudo bem?
Agradecemos teu contato! Tu gostaria de receber informações sobre nossas soluções ou quer somente acompanhar nossos conteúdos.
Grande abraço!