background

Conheça o programa de qualidade 5S

Conheça o programa de qualidade 5S

Veja como a implementação de um programa de qualidade pode melhorar a sua produtividade

O programa de qualidade 5S é uma estrutura que permite realizar um planejamento sistemático, possibilitando uma maior segurança, produtividade, melhora no clima organizacional e na motivação dos funcionários. Consiste em melhorar a eficiência por meio do uso e da separação adequada dos materiais, mantendo a organização, higiene e identificação dos mesmos.

O termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas, todas iniciadas com a letra S. Na interpretação dos ideogramas que representam essas palavras, do japonês para o inglês, conseguiu-se encontrar palavras que iniciavam com a letra S e que tinham um significado aproximado do original em japonês. Porém, o mesmo não ocorreu com a tradução para o português. A melhor forma encontrada para expressar a abrangência e profundidade do significado desses ideogramas foi acrescentar o termo “Senso de” antes de cada palavra em português que mais se aproximava do significado original. Sendo assim, o termo original 5S ficou mantido. “Senso de” significa exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender. Utilizando a aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular.

Quais são os 5s:

1) Senso de Utilização: Este Senso é usado para identificar materiais, equipamentos, ferramentas, informações e dados. Dividindo entre necessários e desnecessários, descartando os objetos considerados desnecessários para o funcionamento do ambiente de trabalho. Em um sentido mais amplo, significa nos livrarmos daquilo que não está sendo proveitoso em nossa vida, como sentimentos negativos. Mantendo apenas as coisas boas como amor, amizade e companheirismo.

2) Senso de Ordenação: Ter este senso é definir locais adequados para estocar os materiais, equipamentos, ferramentas, informações e dados, facilitando a procura e o uso dos mesmos. Em uma empresa com um número grande de funcionários muitos equipamentos podem ser de uso colaborativo, quem os utiliza deve deixar em um local específico, para que o próximo saiba exatamente onde procurar. Deixando cada coisa em seu lugar.

3) Senso de Limpeza: É definido pelo ato de eliminar a sujeira ou objetos estranhos do local de trabalho, mantendo tudo limpo, paredes, armários, balcões, gavetas. Nesse conceito, além da importância de limpar está o ato de não sujar. Identificando quais os motivos da sujeira e trabalhando para que isso não ocorra novamente.

4) Senso Padronização: Este Senso significa estabelecer condições favoráveis a saúde física e mental dos trabalhadores, garantindo um ambiente livre de agentes poluentes, mantendo boas condições sanitárias nas áreas comuns da empresa. Promovendo um ambiente saudável para melhorar as relações interpessoais.

5) Senso de Autodisciplina: É desenvolver o hábito de seguir as normas, regras e procedimentos da empresa, atendendo as especificações predispostas sejam elas escritas ou informais. Ter Senso de autodisciplina significa ainda desenvolver autocontrole, paciência, e persistência na busca de seus objetivos. Sempre demonstrando respeito a si próprio e aos outros.

Através do uso da metodologia dos 5S, é possível gerar uma maior produtividade devido a redução do tempo que se leva para procurar por objetos, pois cada item da empresa estará guardado em seu local correto, com sua devida identificação. A adoção do conceito 5S constitui um passo importante e fundamental no desenvolvimento de atitudes positivas na condução da padronização de tarefas. Apesar da simplicidade e da facilidade de aplicação na prática, a sua implantação efetiva não constitui uma tarefa simples, pois a essência dos conceitos é a promoção de mudança de atitudes e hábitos das pessoas. Os Sensos não apenas se restringem ao ambiente de trabalho, podendo serem utilizados diariamente na vida pessoal.

Gosta de nossos conteúdos? Não esqueça de seguir nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.