background

Conheça os perigos da ciberdependência

Conheça os perigos da ciberdependência

Quando a relação com as redes sociais e internet se torna um perigo para o usuário

A revolução tecnológica dos últimos anos modificou processos, conectou pessoas, disseminou conhecimentos e derrubou fronteiras. A internet trouxe um novo método de como fazemos as coisas, falamos com amigos, buscamos conhecimento, como esse texto que você está lendo agora, certamente em um computador ou dispositivo móvel.

Milhões de pessoas trabalham o dia inteiro em frente ao computador. O celular há algum tempo deixou de servir apenas para fazer ligações, ele é usado para comunicação, consulta de e-mails e redes sociais, entre mil e uma outras utilidades. Já parou para pensar em quanto tempo por dia você passa em frente a uma tela? Estima-se que 55% da população mundial utilize a internet recorrentemente, são mais de 4 bilhões de usuários.

O hábito tão natural e supostamente inofensivo, pode trazer riscos a saúde física e mental, quando a internet passa de uma simples atividade de lazer e se torna um perigo. Ciberdependência é o termo usado para caracterizar o uso compulsivo da internet, o vício tecnológico é estabelecido quando o usuário negligência atividades do cotidiano para usar a tecnologia, interrompendo processos diários como estudo e trabalho. Ao ficar conectado o tempo todo, respondendo mensagens e comentários, perde-se a liberdade de tempo para realizar outras atividades. Não apenas substâncias químicas viciam, comportamentos também geram dependência, como jogos de azar, compras, e internet.

Por ser algo tão habitual do nosso cotidiano, o possível vício em tecnologia vai crescendo aos poucos, então como diferenciar até onde este uso é saudável e passa a se tornar um hábito nocivo? Algumas atitudes são sinais de que você pode estar se tornando um ciber dependente, são comportamentos diários que com tempo podem trazer riscos.

Se o celular é a última coisa que olha antes de dormir, rolando o feed das redes sociais até chegar na última coisa que você tinha visto da outra vez que acessou, fica nos stories até terminar de ver o que todas as pessoas que você segue estão fazendo. Acorda com o despertador do celular, e a primeira coisa que faz é olhar as redes sociais novamente. Faz uso da tecnologia para aliviar estresse ou fugir de problemas, ficando ansioso quando não pode conectar, qualquer intervalo de tempo é usado para acessar o celular, fila de banco, sinal fechado, intervalo para almoço.

O uso excessivo de redes sociais pode levar ainda a depressão e isolamento, este mundo virtual é obcecado por aparência, por status, em se parecer mais bonito, mais feliz. Acompanhamos uma novela da vida real, pessoas vendem uma imagem distorcida da realidade, que estão em um lugar perfeito, comendo comidas perfeitas, vivendo uma vida perfeita. Como se aquela foto impecável fosse de um momento natural, o que não passa de um simulacro da realidade, pois por trás disso tem toda uma produção. Isso mexe com a autoestima de quem vê, fazendo comparações e tomando para a si a realidade do instagram. Quanto mais tempo passamos observando a vida dos outros, menos tempo dedicamos a nossa.

Não há como negar que a vida online é atraente, nela podemos ser quem quisermos, sendo felizes o tempo todo, ou pelo menos aparentando ser. Vivendo vidas diferentes, em mundos fantásticos, como jogos online, por exemplo. Por isso, é comum quando estamos tristes ou entediados recorrermos a esse mundo, buscando algo que gere um pequeno prazer momentâneo, tornando a convivência com o mundo real um pouco mais fácil. O problema é quando essa realidade se torna mais importante que o mundo real, vamos deixando oportunidades para trás, nos aceitando mais como aquele alter-ego virtual.

Perceber se consegue ficar longe das redes sociais sem sentir ansiedade é o primeiro passo para deixar o mundo virtual um pouco de lado, acompanhe mais algumas orientações de como otimizar o tempo conectado, usando a internet de forma consciente.

Parar de seguir pessoas negativas:

Somos afetados pelo humor das pessoas de nossa volta, pelo que vimos e pelo que interagimos, seja no trabalho, na escola ou em casa. Nas redes sociais não é diferente, muitas pessoas usam a internet com o intuito de ofender outras, reclamar da vida ou postar coisas que simplesmente não agregam nada. Ao verificar essas postagens principalmente pela manhã, logo que acordamos, absorvemos a energia negativa, algo que pode estragar um belo dia que teríamos pela frente.

Nada de dar aquela olhadinha:

Imagina se a cada notificação pararmos o que estamos fazendo para olhar a postagem, além de perder a linha de raciocínio, estamos desperdiçando tempo. Ao estudar procure desativar a internet do celular, ou coloque em outro cômodo da casa, para que os estudos tenham a atenção total. O ato de ficar alternando atividades, como ler, comer com o uso de redes sociais pode causar estresse e exaustão.

Use relógio:

Isso mesmo, com a popularização dos celulares eles foram caindo em desuso, sendo atualmente muito mais um acessório de moda que um item essencial para olhar as horas. Mas toda a vez que pegamos o celular para olhar que horas são, e tem alguma notificação na tela, ficamos tentados em abri-la. São pequenos estímulos que podemos evitar, então ao utilizar um relógio além de ganhar um acessório a mais no seu look, estará aproveitando melhor o seu tempo.

Aproveite o momento:

Ao fazer aquela viagem de férias planejada o ano todo, ou ir naquele show muito esperado, é natural querer compartilhar o momento com os amigos. Contudo, ao ficar mais preocupado em tirar uma boa foto do que aproveitar o momento, criamos a ilusão de que é mais importante mostrar que foi em determinado lugar do que o fato de estar lá. Ao jantar com um amigo, por exemplo, ficar no celular invés de curtir a companhia dele, podemos perder uma ótima oportunidade de reforçar laços de amizade. Se a pessoa for ao banheiro, aproveite para olhar o lugar, a decoração, as pessoas, prestar atenção nos detalhes.

Se para os adultos já é difícil controlar o tempo que passamos conectados ao celular, para as crianças pode ser uma tarefa ainda mais complicada. Os chamados nativos digitais, já nasceram nesse mundo, não sabem como é viver sem internet, a tecnologia é algo intrínseco em suas vidas.

Uma pesquisa aponta que cerca de oito em cada dez crianças e adolescentes do Brasil com idades entre 9 e 17 anos são usuários de internet, representando 85% do total de jovens desta faixa etária do país. Dos quais 93% acessam por meio de dispositivos móveis, ou seja, levam a internet para qualquer lugar estão sempre conectados.

Você já deve ter visto uma criança com um celular ou tablet, vendo desenhos e jogando por horas. Assim como nos adultos, o uso excessivo por trazer riscos, como isolamento da família, baixo rendimento na escola, dificuldade de socialização, entre outros transtornos de alimentação e sono. A Sociedade Brasileira de Pediatria faz algumas recomendações de como prevenir as crianças de adolescentes do uso excessivo de celulares e internet;

Limitar o tempo de exposição às telas de ao máximo de 1 hora por dia, para crianças entre 2 a 5 anos de idade. Crianças até 10 anos não devem fazer uso de televisão ou computador nos seus próprios quartos. Adolescentes não devem ficar isolados nos seus quartos, estimulando sempre atividade física diária. Ter um diálogo aberto com eles sobre o uso de internet, explicando que não se deve compartilhar senhas, mandar fotos ou informações pessoais;

Dependendo da idade crianças não conseguem separar fantasia de realidade, necessitando de uma maior atenção ao que veem na internet. Manter os antivírus e programas que servem de filtro atualizados. O monitoramento e supervisão dos conteúdos acessados deve ser constante, não adianta limitar em uma hora por dia, se ele ficar essa hora visualizando sites prejudiciais.

Tempo é um bem muito precioso para gastarmos com coisas que não agregam em nossa vida, não podemos deixar de usar a tecnologia, mas sim fazer isso de forma consciente que não traga prejuízos. Pegue o tempo que ficaria rolando timeline de rede social e ligue para aquele amigo, a ligação aproxima distâncias, transmitindo cuidado e valorizando aquela conexão que mais importa, entre pessoas.

Agora que você já sabe como otimizar seu tempo online, antes de fechar essa aba, curta nossa página do Facebook e nos siga no Instagram.

 

7 Comentários

  • Jose Campos
    2019-09-16 13:36:15 Responder

    Estava desconfiado que meu filho estava andando com pessoas que não eram legais porém não tinha certeza até que decidi instalar um programa espião no celular dele e pode descobrir tudo entrem recomendo a vocês pais que façam o mesmo esse programa é muito bom.https://brunoespiao.com.br/espiao-de-senha-de-bloqueio

    Taís Teixeira
    2019-09-17 12:41:25 Responder

    Oi Jose, bacana tua dica, é sempre interessante compartilharmos as soluções que encontramos.
    Uma ótima semana para você e sua família! ?

  • Gabriel Silva
    2019-10-08 13:26:27 Responder

    Obrigado pela informações baixei no celular dos meus filhos e foi uma maravilha o programa é muito bom mesmo recomendo usarem.

    Taís Teixeira
    2019-10-08 21:09:29 Responder

    Que massa Gabriel!

  • Clark Souza
    2019-11-20 12:39:28 Responder

    A adolescência é uma fase muito complicada por isso monitoro tudo o que meu filho faz através do uso de um programa espião! recomendo ele é muito bom. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-comandos-sms

    Taís Teixeira
    2019-11-21 20:40:29 Responder

    Valeeeeu a dica Clark! ???

  • Gabriel Silva
    2020-03-02 14:18:51 Responder

    A um certo tempo venho percebendo comportamentos estranhos no meu filho e vi que ele esta com umas amizades novas na escola, não sei se isto esta influenciando ele , más instalei este programa https://brunoespiao.com.br/espiao-de-celular-gratis ele é muito bom e me permite acompanhas todas as atividades do meu filho

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.