background

Construindo a Ética no ambiente profissional

Construindo a Ética no ambiente profissional

Se tornar um profissional de sucesso ao ponto de ser disputado no mercado de trabalho é o sonho de quem almeja uma trajetória de êxito em sua vida profissional. Para isso virar realidade muitos fatores estão envolvidos, formação acadêmica de qualidade, constante aperfeiçoamento das habilidades exercidas, experiência na área de atuação, capacidade de comunicação. São apenas algumas das competências exigidas por qualquer empresa que queira um quadro de funcionários composto por profissionais capacitados.

Contudo, de nada adianta o melhor dos currículos se a conduta no ambiente de trabalho não for condizente com as políticas da empresa, o modo como o profissional se relaciona com seus colegas e gestores e o cumprimento das normas internas devem ser avaliados tanto quanto as suas competências técnicas. Isso começa desde a contratação, ao escolher candidatos que se adequem a cultura da empresa, deste modo, ele não terá dificuldade em se adaptar ao modo como as coisas funcionam naquela organização.

Cada pessoa tem seus próprios valores e conceitos, que são adquiridos desde a infância e que com o tempo ajudam a formar a personalidade e o caráter do indivíduo. Esses valores construídos irão pautar o comportamento durante toda vida, tanto nas relações pessoais quanto profissionais. O desafio é alinhar os valores individuais com os da empresa do qual se trabalha, para que então possa desenvolver as atividades da melhor maneira.

Ética nas empresas

Em um contexto geral, ética pode se considerada como um conjunto de princípios e normas de conduta estabelecidos por um grupo ou uma sociedade, com o intuito de orientar o comportamento dos que ali estão inseridos. No ambiente empresarial ela é a responsável por determinar a moral e conduta no exercício das atividades dentro da organização, esse conjunto de valores irá reger o comportamento dos membros da empresa tanto internamente como externamente. Para isso, eles devem estar alinhados com os princípios éticos da sociedade na qual a empresa pertence, de modo que os colaboradores precisam estar de acordo com esses valores, tanto os da sociedade quanto os específicos da empresa.

Cada empresa irá possuir seus próprios valores e seu modo de conduzir suas atividades, eles devem ser definidos previamente para que possam ser transformados em uma cultura organizacional. Com isso todos os colaboradores irão trabalhar por um objetivo em conjunto, gerando mais produtividade nos processos e nas relações empresariais. Uma empresa que mantém suas políticas internas baseadas em um código de ética, ganha robustez para crescer com responsabilidade, tendo a certeza de que tudo está sendo feito de maneira correta.

Independente do ramo de negócio, toda a empresa enfrenta problemas e dificuldades diários, alguns menores e outros que exigem mais cuidado. Quando ela aplica a ética em seu regimento fica muito mais fácil resolver os problemas e situações delicadas que podem surgir, processos trabalhistas, fornecedores que deixam a desejar, clientes que insatisfeitos, são apenas alguns exemplos. Se todos os processos forem feitos de maneira correta e transparente, é apenas questão de tempo para a verdade fale mais alto.

Por meio do desenvolvimento dessa cultura interna, a empresa passa para seus clientes e concorrentes a imagem de uma organização responsável, transmitindo seriedade e confiança nos seus negócios. Com isso já ganha um diferencial competitivo muito grande, por este motivo, a ética deve ser considerada na hora de montar o planejamento estratégico. Se for preciso alterar conceitos, modificar posturas e trocar comportamentos, tudo é válido para que o nível ético desejado seja atingido.

Para que o desenvolvimento de uma cultura organizacional baseada na ética seja possível, é preciso que primeiramente se saiba quais os princípios em que a empresa acredita, e depois fazer com que isso atinja todo o quadro de funcionários. Algo que pode ajudar a começar a construir isso é definir a visão, missão e valores da empresa, e a partir dessa definição ir montando aquilo que servirá como guia para tudo que acontece na organização.

A cultura organizacional deve ser vivenciada diariamente dentro da empresa, não adianta um excelente trabalho de construção de valores se eles ficarem apenas no papel. Para que uma empresa seja ética todos os envolvidos precisam compartilhar dos mesmos valores, de modo que se um colaborador não estiver de acordo, irá comprometer o trabalho de todos os outros. Deste modo, se faz necessário um trabalho que começa desde a contratação, selecionando perfis que compartilham os mesmos valores. O trabalho de seleção deve levar em conta tanto aspectos técnicos quanto comportamentais, pois se uma pessoa não é ética em sua vida, não é dentro da empresa que ela irá se tornar.

Um ambiente de trabalho pautado pela ética respeita seus colaboradores, é livre de preconceitos e de julgamentos, de modo que cada um pode ser aquilo que realmente é, exercendo seu trabalho da melhor forma. A qualidade de vida dentro da empresa influencia muito na produtividade, se o ambiente for saudável incentivando a cooperação e a boa relação entre os colaboradores, eles irão buscar formas de entregar cada vez mais resultados, pois sabem que estão rodeados de pessoas boas e não querem ficar para trás, aumentando a performance geral da empresa.

Código de conduta

O objetivo da construção de um código de conduta é fazer com que as normas e regimentos da empresa alcancem todos os colaboradores, o que dependendo do tamanho da empresa pode ser um desafio. Por isso, ter tudo formalizado em um documento e distribuí-lo a todos, é um meio de ter a garantia de que os colaboradores irão trabalhar seguindo os mesmos conceitos. Somente entregar o documento e nunca mais falar no assunto não basta, o ideal é criar estratégias para que os funcionários entendam realmente o que ali está escrito, isso pode se dar por meio de palestras, vídeos institucionais, rodas de bate papo e atividades de integração.

Esse documento deve conter tudo que é importante para que um funcionário exerça sua função de acordo com o que a empresa espera dele. A missão, visão e valores, explicados e mostrando a importância de cada um deles. O que pode e o que não se pode fazer dentro da empresa, as regras para a boa convivência, que tipo de conduta se considera como adequada, pode abranger desde o tipo de roupas para se usar até maneiras de se lidar com situações específicas.

O código de conduta é o documento oficial da empresa, deve ser seguido por todos, desde o presidente ao estagiário. Inclusive, quanto mais alto o cargo melhor deve ser a conduta, para que ela se torne um exemplo para os demais, de nada adianta os líderes cobrarem que seus liderados sigam o código se eles mesmos não o fazem. Esse documento pode também ser usado pelo setor de RH, na hora de realizar seu processo seletivo, de modo que os novos colaboradores já cheguem na empresa com conhecimento do mesmo.

Havendo alinhamento de ética entre funcionário e empresa, ambas as partes podem se desenvolver juntos ao caminharem para a mesma direção. Buscando por resultados da forma correta, sem precisar recorrer a métodos não recomendados, proporcionando o crescimento de todos envolvidos e da própria empresa em si.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.