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Descubra as 8 principais características de um consumidor 3.0

Descubra as 8 principais características de um consumidor 3.0

A facilidade de acesso digital está influenciando cada vez mais o comportamento da sociedade. Desse modo, novos termos estão sendo integrados ao vocabulário das empresas: “geração imediatista” ou “consumidor 3.0” são as definições que, atualmente, são atreladas ao modelo de consumo.

Esses novos consumidores estão cada vez mais informados e conectados, compram produtos e serviços de diversas partes do globo e necessitam acessar, de maneira integrada e instantânea, diversos canais de comunicação.

Neste texto, abordaremos as características e similaridades mais marcantes do consumidor 3.0. Acompanhe nosso artigo, veja como reconhecê-lo e quais os melhores caminhos para torná-lo um cliente em potencial e dinamizar as vendas.

Como surgiu o conceito consumidor 3.0?

Na Era Digital, qualquer usuário tem ao seu alcance todo tipo de informação e diversas formas de encontrar os produtos mais relevantes, de acordo com o seu interesse.

No entanto, as empresas já perceberam que os consumidores modernos — a despeito da idade, gênero ou classe social — estão se tornando cada vez mais exigentes, bem informados, hiperconectados e imediatistas. Tais características foram determinantes para a definição do conceito de consumidor 3.0.

Logo, o universo corporativo precisa encontrar meios de agregar valor aos seus produtos e serviços, com o intuito de torná-los atrativos para esse tipo de cliente, cujo comportamento é moldado de forma diferenciada e moderna.

Qual a sua importância para o mundo dos negócios?

Cada vez mais empoderados pelo excesso de informações, os consumidores 3.0 têm diante de si diversas vantagens e possibilidades de escolha, o que eleva a natureza desse comportamento imediatista e desafiador.

Assim, a compreensão dos valores mais significativos — e que estão transformando as relações entre empresas e clientes — torna-se fundamental para direcionar as decisões no mundo corporativo, pois permitem potencializar as estratégias que sinalizam resultados mais promissores para impulsionar os negócios.

Quais os aspectos mais relevantes do perfil desse consumidor?

Centralizar a atenção aos principais aspectos do perfil do consumidor 3.0 é essencial para identificá-lo e saber as suas preferências. Mediante tais informações, é possível focar em suas necessidades e anseios, a fim de promover a fidelização desse cliente em potencial.

Para tanto, veja as suas principais características e como reconhecê-las:

1. Socialmente conectado

As mídias sociais já se tornaram, em pouco tempo, um fenômeno global. O Facebook já alcançou a marca de 1 bilhão de usuários e, agora, o seu idealizador está investindo em páginas corporativas.

Isso justifica a importância de voltar a atenção para os consumidores que passam cada vez mais tempo conectados e formalizar estratégias para conquistá-los. Buscar esses clientes e fidelizá-los pode garantir mais vendas de produtos e serviços e contribuir positivamente para o fortalecimento da instituição.

2. Autopromoção em primeiro plano

As redes sociais estão cada vez mais povoadas de pessoas que exploram as possibilidades de promover a autoimagem. Muitas não hesitam em mostrar suas aquisições, conquistas pessoais e profissionais, sob a forma de atualização de status.

Essa procura por gratificação instantânea e a valorização da autoimagem coloca os consumidores 3.0 no topo da mídia. Mas também pode dar um destaque aos seus negócios, desde que sua empresa utilize as informações do perfil deles para investir em produtos e serviços que valorizam.

3. Altamente informado

A facilidade de explorar a rapidez do processamento de informações digitais é uma das características mais importantes do consumidor 3.0. Ele valoriza informações rápidas, exige tudo ao seu tempo e se mantém constantemente conectado em sites de empresas ou de serviços que possam garantir benefícios.

4. Confiante nas opiniões de outros usuários

A era digital promoveu inúmeros recursos aos usuários e possibilitou mais chances de compartilhar experiências pessoais em assuntos relacionados à compra e venda de mercadorias diversas.

Assim, a opinião social tem se transformado em algo extremamente relevante para o consumidor 3.0, principalmente em referência ao processo de avaliação dos produtos que ele gosta de adquirir.

5. Sensível a preços

Os celulares modernos e descolados contribuíram para acentuar essa característica no consumidor 3.0. Pois com esse recurso sempre à mão, qualquer dúvida sobre preços ou detalhes sobre produtos, por exemplo, pode ser feita em segundos.

Isso comprova que o preço é um fator de influência considerável na hora da decisão de compra. Além disso, a qualidade dos produtos também adquire relevância para o consumidor 3.0 definir suas preferências.

6. Inconscientemente seguro

Assim que as compras online começaram a surgir, também surgiram com elas um grande problema de segurança: a incerteza e a desconfiança que afligia os consumidores.

Agora, essa nova geração não tem receio de comprar pela internet, pois aprenderam a utilizar recursos e aplicativos que garantem a acessibilidade de forma mais tranquila.

Ainda que haja um alto índice de vírus e spams que colocam em xeque a segurança da rede, a geração 3.0 tornou-se extremamente confiante no uso de suas próprias habilidades. Desse modo, eles ignoram as limitações até mesmo dos ambientes de risco.

7. Imediatista

O perfil dos novos consumidores é definido como “a geração 3.0 do imediatismo”. Eles são consumistas e exigem que a entrega seja no mesmo tom de suas compras. Isso é, querem seus produtos e serviços sendo entregues com rapidez e segurança, em um só lugar, no tempo e na maneira mais adequada à expectativa deles.

Conforme essa “tendência comportamental 3.0”, as empresas que não se modernizarem para oferecer atendimento após o horário comercial ou aos finais de semana, por exemplo, serão rapidamente deixadas de lado.

8. Exigente

Essa nova geração de consumidores é exigente consigo e com os outros. As instituições que atuam no comércio varejista tradicional ou no e-commerce precisam ficar atentas a alguns detalhes que podem fidelizá-los ou afastá-los de vez.

Eles valorizam um bom relacionamento com a empresa e um atendimento ao cliente de qualidade, que garantam o retorno deles em negociações futuras. Assim, eles são críticos e não aceitam qualquer tipo de desculpa caso comprem algum produto que não atenda a expectativa.

Por isso, as organizações têm procurado investir em medidas que possam conhecer melhor e analisar o perfil do consumidor 3.0. O objetivo é oferecer os produtos e serviços que eles buscam, a fim de aumentar a competitividade e maximizar os negócios.

Gostou deste artigo? Veja também como melhorar a comunicação com o consumidor 2.0 e otimizar o relacionamento com eles!

1 comentário

  • Por que investir na personalização do atendimento ao cliente | Belluno Tecnologia
    2018-06-12 08:09:27 Responder

    […] a reputação de uma empresa, seja ela boa ou má, pode se espalhar rapidamente pela web. A nova geração de consumidores está cada vez mais exigente e participativa, o que faz da personalização do atendimento ao […]

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