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Feedback: Avaliando o presente para montar o futuro

Feedback: Avaliando o presente para montar o futuro

Saber gerenciar uma equipe mantendo os funcionários motivados e com um ambiente de trabalho saudável são um dos principais atributos que um gestor deve possuir. Ter controle de sua equipe conhecendo os pontos fortes e fracos de cada colaborador é essencial para tirar o máximo proveito de cada um deles. Para isso é ideal manter uma relação próxima com os liderados, conversando frequentemente para entender como eles veem a sua relação com o próprio trabalho.

Uma equipe só se mantêm funcionando como uma unidade em busca de um resultado em comum quando existe orientação, o feedback é uma ferramenta importante na hora de avaliar o desempenho dos funcionários. Um bom feedback vai além de uma simples avaliação de resultados, ele orienta de forma avaliativa o desempenho do colaborador, listando pontos de excelência e de melhoria.

Durante a rotina diária de trabalho, a comunicação da empresa pode ficar atrelada somente a assuntos relacionados com os serviços em si. Deste modo, o feedback é uma oportunidade de um contato mais de perto entre o gestor e seu liderado, fazer os ajustes necessários, analisando performance e orientando caminhos e serem percorridos. Quando um funcionário evolui a empresa cresce junto, pois passa a contar com um profissional melhor capacitado, além de ser um incentivo para os colegas, melhorando assim a eficiência geral do grupo.

Um feedback não deve ser uma via de mão única, em que somente um lado fala e o outro escuta, é importante haver uma interação e alinhamento entre ambas as partes. Juntos identificar questões que precisam ser melhoradas e traçar um plano de ação em busca desse resultado. Os líderes também devem estar abertos a ouvir a opinião dos colaboradores sobre o seu desempenho, pois é um momento de troca. Se a pessoa que estiver no cargo de chefia levantar uma barreira se tornando livre de críticas, nunca saberá se está fazendo algo errado, deste modo, não evoluindo como profissional e ainda atrapalhando o desenvolvimento dos outros.

Cada empresa deve estabelecer a forma como fará o seu feedback, implementado um sistema que alcance a todos, independente da maneira que ele será realizado é importante que seja de forma segura, o ideal é haver um ambiente próprio para isso, para o colaborador sentir mais à vontade. Se for feito na sala do chefe por exemplo, pode causar intimidação dessa forma as respostas não serão as mais honestas possíveis, e todo o planejamento vai por água abaixo.

Passando o Feedback

Ele deve ser realizado preferencialmente pelo supervisor direto do colaborador, que está com ele diariamente, acompanha as suas atividades e percebe os detalhes mais de perto. Entregando assim um feedback direcionado, com mais propriedade, não levando em conta apenas números e metas, colocando em pauta também o comportamento e as atitudes que o funcionário apresenta no convívio com os colegas.

Durante a conversa são debatidos os pontos fortes e fracos, o que melhorou e o que ainda precisa ser trabalhado. É importante que tudo seja registrado e que se tenha em mãos o que foi acordado na conversa anterior. De nada adianta um feedback se não for elaborada uma meta a ser cumprida, seja no âmbito profissional ou comportamental. A cada nova avaliação esse objetivo é revisto, acompanhando assim a evolução em que o colaborador se encontra.

É a partir da definição dessa meta que serão feitas as cobranças, ou seja não cobrar algo do funcionário sem estar combinado previamente com o mesmo. Um feedback de qualidade pode ir além de indicar o que precisa ser melhorado, mostrando também como fazer. Se o colaborador tem uma dificuldade específica, cabe ao líder orientar algum curso ou meio para que ele desenvolva aquela competência. Lembrando sempre que mais importante do que apontar falhas, é indicar como melhorá-las, para acompanhar essa evolução o ideal é que o feedback tenha periodicidade regular.

A empresa como um todo só tem a ganhar com uma estrutura de feedbacks bem organizada, vamos ver um pouco mais sobre como se dão essas vantagens.

Melhora o desempenho da equipe

É a oportunidade perfeita para o gestor conversar com aquele funcionário que não está indo bem, dando a chance dele melhorar o seu desempenho antes de um possível desligamento. E para quem está cumprindo suas atividades de maneira exemplar é o momento para elogiar seu trabalho. Tanto o feedback negativo quanto o positivo tem um peso para quem recebe.

Cada pessoa reage de maneira diferente perante determinadas situações, por isso antes de passar um feedback o gestor deve conhecer com quem irá falar. Tem gente que prefere uma abordagem mais direta, outros precisam de uma conversa mais longa para se sentirem à vontade, e também há os que entram mudos e saem calados. Independente do perfil, a conversa deve se adequar a maneira do colaborador agir, só assim ele ficará confortável para se expressar.

Durante a conversa podem surgir temas já citados por outros colegas, algo do ambiente que não esteja do agrado de todos, por exemplo. Quando mais de uma pessoa cita algo, vale uma atenção para essa situação, se corrigir esse problema irá beneficiar a equipe vale o investimento.

Ambiente de trabalho motivado

Com um sistema de feedbacks bem organizado é possível antecipar problemas de relacionamento antes que aconteçam. Por mais excelente que seja o funcionário no cumprimento de sua função, se ele não tiver uma boa relação com os colegas tornando o ambiente tóxico, prejudicará a equipe toda. Se isso não for verificado e corrigido, os outros ao perceberem que estão trabalhando em um ambiente ruim, podem começar a procurar outras oportunidades de emprego.

Em um ambiente onde muitas pessoas trabalham juntas, se faz importante a opinião de todos para uma convivência em harmonia. E ninguém conhece melhor o local de trabalho dos que aqueles que estão diariamente nele, deste modo, podem sugerir melhorias, indicando o que está ou não funcionando corretamente.

Durante a avaliação o colaborador tem que se sentir motivado para expressar as suas ideias, sem medo de sofrer algum tipo de represália. A relação entre superior e subordinado deve ser deixada de lado na hora do feedback, por isso a importância do ambiente seguro, como já falamos no texto. Com uma equipe motivada e trabalhando em conjunto de modo efetivo, o gestor será reconhecido por sua boa gestão e seus funcionários da mesma forma ganham destaque pela produtividade.

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