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A gestão de felicidade como fator estratégico no relacionamento empresarial

A gestão de felicidade como fator estratégico no relacionamento empresarial

Felicidade de acordo com o dicionário, -“estado de espírito de quem se encontra alegre ou satisfeito; alegria; contentamento”. É senso comum de todo o ser humano buscar a felicidade, ao acordarmos pela manhã, irmos ao trabalho, nos relacionarmos com pessoas, sendo como um ideal de vida a ser alcançado. Mas felicidade plena é algo quase intangível, não somos felizes todo o tempo, caso contrário viveríamos em um êxtase eterno. O que existe são momentos felizes durante o dia, e um momento feliz é aquele que não queremos que acabe, quando nem sentimos o tempo passar, que mesmo ficando horas em torno de uma atividade ela é tão prazerosa que seríamos capazes de passar quanto tempo fosse necessário ali.

Trazendo para o meio corporativo, passamos grande parte de nosso dia no trabalho, e se tivermos que esperar o final de semana ou o fim do expediente para viver um momento de felicidade, talvez esteja na hora de mudar de vida. Uma pesquisa aponta que funcionários mais felizes são mais produtivos e rendem mais durante a sua jornada de trabalho. O ambiente de trabalho reflete na produção dos funcionários, contar com pessoas que de fato estão ali por querer, que darão seu máximo sem medir esforços.

Um ambiente de trabalho com pessoas insatisfeitas, cria um clima negativo, gera uma vontade coletiva de se sair dali. Um funcionário infeliz resulta em aumento de faltas, levando a uma menor produtividade e a um trabalho de qualidade inferior. Podendo gerar falta de comunicação e até mesmo desentendimentos entre a equipe.

Ter alegria durante o trabalho não é algo que possa ser imposto pela empresa, tem que ser construído diariamente. Cada vez mais as empresas estão abrindo os olhos, e colocando a gestão de felicidade como algo estratégico no planejamento. As pessoas mais felizes atendem melhor às expectativas do cliente, que fica fidelizado, compra mais, trazendo mais dinheiro e consequentemente aumentando o lucro.

Deste modo, gerir a felicidade interna e o clima organizacional passa a ser algo a ser considerado. Acompanhe agora como a qualidade de vida no trabalho pode mudar a forma de relacionamento entre colegas, aumentando o vínculo entre funcionário e empresa.

Valorização de uma personalidade agradável:

Destacar-se dentro de uma profissão sem dúvida requer muito talento técnico, conhecimento de causa e segurança na hora de realizar as atividades propostas pelo cargo. Contudo, ao se trabalhar rodeado de pessoas, uma boa comunicação interpessoal se faz necessário para a criação de um ambiente saudável. Um excelente profissional, mas com uma personalidade intragável, acabará criando um espaço tóxico para ele e os demais colegas, e com o tempo prejudicando o trabalho dos outros. O desafio na hora de selecionar profissionais capacitados é conciliar personalidade com qualidade, excelentes conhecimentos técnicos mas sem deixar de lado empatia e habilidades de relacionamento.

Bem-estar pessoal além do profissional:

Se o funcionário não está feliz em sua vida pessoal, ou passando por algum problema em casa, dificilmente ele irá esquecer de tudo quando chegar na empresa. Devido a isso, seu trabalho pode ser afetado pelos seus problemas pessoais. Havendo um setor, pode ser até mesmo o RH, voltado para o bem-estar humano, ao perceber a mudança no funcionário chamar ele para uma conversa, ele pode estar passando por uma fase difícil e se sentirá bem ao ser acolhido pela empresa onde trabalha.

Senso de pertencimento:

Fazer os funcionários vivenciarem as políticas da empresa requer um trabalho intrínseco que começa desde a contratação, garantindo o alinhamento cultural entre candidatos e empresa. Não basta ter a missão, visão e os valores em um quadro na parede, eles tem que ser aplicados diariamente. Quando existe um alinhamento entre os valores de cada indivíduo com os da organização, há um propósito a ser seguido, um sonho em comum do qual vale a pena acordar cedo todos os dias. O senso de pertencer a algo maior, de construir um futuro junto com a empresa, o profissional não estará ali apenas de “corpo presente”, mas sim na busca por um ideal.

Equipe motivada:

Saber como extrair o máximo de cada funcionário é a chave para aumentar a produtividade, garantindo incentivos para o negócio. Manter uma equipe motivada é uma das bases para felicidade dos membros, dando a eles um propósito a ser seguido. Um time motivado trabalha com mais animação e empolgação, os profissionais vestem a camisa da empresa qual representam, buscando melhores resultados a cada dia. Isso também resulta na retenção dos funcionários, evitando que eles saiam da empresa e levem embora todo o conhecimento e investimento aplicados a sua formação. E mesmo que recebam uma oferta, se forem felizes no atual emprego estarão abertos a uma negociação para ficar. Estímulos motivacionais podem se dar de diversas maneiras, lembrando que cada funcionário pode se interessar por algo diferente, benefícios empresariais, jornadas de trabalho com horários flexíveis, treinamentos constantes , cursos de aperfeiçoamento.

Clima organizacional saudável:

O dinheiro não é o único fator motivador, o salário pode ser ótimo, mas se o ambiente de trabalho for ruim, de nada adianta proventos altos. O dia a dia pode se tornar massante, relatórios, prazos de entrega, metas, planejamentos, se o ambiente não ajudar o clima da empresa tende a se tornar pesado. Tornar o ambiente leve não é deixar de seguir as regras, mas sim proporcionar aos funcionários uma estrutura que permita a eles descontrair durante o expediente, para continuar suas atividades com mais tranquilidade. Ter uma área de convivência com café, frutas e espaço para descanso além de tudo, auxilia no entrosamento dos funcionários. Pode também pedir sugestões para os membros da equipe, que podem apontar ideias, mostrando que suas opiniões são levadas em consideração.

Transparência com a equipe:

Ao fortalecer uma comunicação interna, idealizando um conjunto de iniciativas para melhorar a comunicação dentro da empresa, entre setores diferentes, por exemplo, contribui muito para tornar o clima mais agradável no ambiente de trabalho. Aproximando a relação entre empresa e funcionário, eliminando uma possível falha de comunicação que possa haver entre os diretores e cargos de operação. Manter feedbacks constantes, por exemplo, é dar ao funcionário um retorno sobre seus serviços, mostrando como está seu desempenho, motivando e melhorando pontualmente. Também é uma oportunidade para ouvir, saber se a empresa está agindo de acordo com o esperado por ele.
São pequenas atitudes que no fim fazem toda a diferença, todo mundo quer estar em um ambiente agradável, e o reflexo se dá diretamente no cliente final, que ao perceber isso passará a ter outra visão sobre a empresa.

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