Todo o gestor, independente do ramo de atuação, deve saber muito sobre o seu negócio, ter conhecimento operacional e de gestão de pessoas, estando sempre atento às novas tendências do mercado. Para setores mais específicos contar com uma equipe qualificada de trabalho é um ponto chave para o sucesso da empresa, o gestor não precisa ser especialista em marketing ou vendas, por exemplo, desde que ele tenha pessoas que sejam.
A todo o instante somos influenciados pelas pessoas que estão ao nosso redor, desde que acordamos até irmos dormir, vamos absorvendo conhecimento e energia de quem está perto de nós. Deste modo, de quanto mais pessoas qualificadas nos rodeamos, melhor será nosso aproveitamento por esta convivência. Essas pessoas podem ser tanto de nosso convívio pessoal, em casa com a família e amigos, ou no ambiente de trabalho.
No ramo empresarial essa troca de experiências pode ser ainda mais intensificada, mesmo quem já possua bastante tempo de empresa tem que estar aberto a outras opiniões, principalmente de outros setores. O olhar de quem vê de fora é diferenciado, pode perceber detalhes de algum projeto por exemplo, que quem está envolvido com ele diariamente não vê.
A mentoria nas organizações
Muitas vezes o gestor da empresa tem um grande conhecimento em uma determinada área, contudo situações específicas podem requerer um auxílio extra. Seguindo nesse contexto, absorver experiências e conhecimento de alguém especializado, seja para resolver algum problema, ou para alcançar objetivos, pode representar ganho de tempo, pois você estará falando com uma pessoa que já passou por aquilo antes, e pode indicar os melhores caminhos a serem seguidos.
Dentro desse âmbito entra a figura do mentor, um profissional que dá a sua opinião, e baseado em suas experiências de vida, sugere melhorias e mostra opções para conseguir bons resultados. O mentor precisa ser um profissional com vivência e muita experiência na área, para fornecer visões mais críticas diagnosticando problemas que muitas vezes nem o gestor da empresa sabia que tinha.
Um consultor externo que não tenha vínculo direto com a empresa, pode perceber situações que alguém de dentro deixaria passar. Devido ao fato de não viver diariamente aquela cultura, perceberá alguma atividade ou vício intrínseco dentro da organização.
Ao prestar a consultoria, mais do que detectar os problemas, o mentor deve localizar a origem do mesmo, não tratando o sintoma, mas sim a causa dele, para que as soluções propostas sejam em cima do motivo. A partir dessa análise é estabelecido um cronograma de ações, um trabalho realizado em conjunto, do qual o mentor indica os meios e o gestor faz acontecer. Afinal, a tomada de decisão continua com quem dirige a empresa, cabe a equipe diretiva analisar se o que foi proposto é viável de ser aplicado.
Os grupos de mentoria
A mentoria pode ocorrer tanto de forma individual quanto em conjunto. Os grupos de mentoria são pessoas que com o intuito de desenvolverem certas aptidões se reúnem para trocar experiências. Ao participar dessa comunidade todos saem ganhando, por meio de debates e conversas são tratados temas de interesse comum, potencializando o aprendizado, pois cada membro pode contribuir com a sua visão sobre determinado assunto. Gerando um aprendizado coletivo, em que cada um é motivado pela evolução do outro, crescendo tanto individualmente como em grupo.
Outro fator importante de uma mentoria em grupo é o networking entre os integrantes, criando vínculos e parcerias profissionais que podem engrandecer os negócios envolvidos. Ter uma variada rede de conexões pode ser a chave para fechar aquele negócio do ano, ou ser indicado a um potencial cliente. Funcionando como um marketing orgânico, em que a empresa é divulgada por indicações que realmente acreditam no seu trabalho. Quanto mais diversificada for a networking mais públicos essa rede irá alcançar.
Uma mentoria em grupo não se restringe de tratar apenas assuntos de trabalho, a relação entre os participantes pode ir além disso, analisando aspectos de vida pessoal. O sucesso da mentoria depende das competências e do envolvimento dos membros, que buscam através do coletivo encontrar ferramentas para autoconhecimento, elevando seu potencial e melhorando sua performance tanto na vida pessoal quanto profissional.
Não existe um momento certo para entrar em uma mentoria, ela funciona tanto para quem está iniciando seus negócios, quanto para quem já está consolidado de mercado. Lembrando que os resultados podem não ser imediatos, então o ideal é não procurar uma mentoria somente em tempos de crise. Ao adotar esse serviço de forma preventiva é possível prever situações, evitando futuros prejuízos.
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