background

Internet 5G: O futuro da conexão móvel

Internet 5G: O futuro da conexão móvel

Nova geração de internet móvel abre novas possibilidades para a tecnologia

A demanda de conexão de internet aumenta a cada instante, o mundo está se tornando uma grande rede de dispositivos interligados, desde que os celulares se transformaram em computadores de bolso, com a internet móvel podemos estar online em qualquer lugar que formos. A 4G chegou ao Brasil em 2013, e popularizou de vez nos smartphones serviços de streaming e transmissões ao vivo, entregando velocidades bem superiores ao 3G.

Como a tecnologia evolui em ritmo acelerado a quinta geração de internet móvel já está dando seus primeiros passos, a 5G promete revolucionar a transmissão de dados móveis e comportar uma vasta quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo na rede, sem perdas de sinal ou lentidão.

A rede 5G promete altíssima velocidade de conexão, superando em muitas vezes a conexão 4G. Essa alta taxa de transmissão de dados abre um mundo de novas possibilidades para a internet móvel, com isso, será possível por exemplo, assistir vídeos em 8K no seu celular andando pela rua. Por meio da 5G a Internet das Coisas será implementada de vez, o conceito que levará a internet muito além dos computadores e celulares, objetos, eletrodomésticos, casas, tudo estará conectado na rede, entendendo nosso comportamento e facilitando atividades do dia a dia. Essa nova geração de conectividade não irá apenas deixar a internet do celular mais rápida, será uma plataforma universal de acesso móvel.

Um dos problemas mais frequentes por quem utiliza a internet 4G é a lentidão de acesso em determinados horários, ou em grandes multidões, como em shows e eventos, pelo fato de ter muitas pessoas conectadas no mesmo local. A 5G possibilitará um número muito maior de conexões simultâneas, pois trabalha com um espectro de frequência mais alto, diminuição do tempo de latência e maior capacidade de tráfego.

Para utilizar a conexão 5G é preciso ter um aparelho com compatibilidade capaz de aproveitar todo o potencial dessa tecnologia, empresas estão com os olhos voltados para isso e alguns smartphones de ponta já estão preparados. Por isso se você quer ficar pronto para o 5G provavelmente precisará trocar de aparelho, obviamente como todo o início de tecnologia prepare seu bolso, pois os preços costumam ser mais altos.

Mas não se preocupe o 4G não irá acabar, ambas as redes irão funcionar em paralelo, havendo uma transição gradual. As antenas já existem da rede 4G terão acopladas as novas 5G, utilizando uma infraestrutura já existente. Será inclusive responsável por um fomento na indústria da tecnologia, aumentando a geração de empregos, vendas de equipamentos e instalações.

Como funciona a rede móvel?

O modo de transmissão da internet 5G será o mesmo dos seus antecessores, por meio de ondas de rádio, o que muda é o espectro de cobertura, que é bem maior. Em tese o funcionamento é igual, um microchip é ligado a uma rede de telefonia móvel que permite a comunicação através da internet.

Voltando um pouco no tempo, o primeiro sinal de telefonia analógico, 1G, não foi muito utilizado como transmissão de dados. O 2G popularizou as mensagens de texto SMS e representou uma evolução na telefonia móvel. Com o 3G foi possível navegar na internet, enviar fotos e vídeos pelo celular, apesar da velocidade ainda limitada. O 4G aumentou a velocidade consideravelmente, trazendo uma navegação mais ágil e permitindo que os serviços de streaming de músicas e filmes chegassem de vez aos smartphones.

A 5G no Brasil

Em terras brasileiras a quinta geração de conexão ainda vai demorar um pouco a chegar, recentemente a Anatel estipulou quais faixas de frequência serão usadas para a internet móvel 5G, ficando em 2,3GHz e 3,5GHz. A previsão é de que em 2020 seja feito o leilão das faixas, além de uma consulta pública.

Mas as empresas de telecomunicações brasileiras que pretendem se adequar a essa tecnologia não precisam esperar o próximo ano, já podem começar a estruturar sua rede. Colocação de antenas de transmissão, cabeamentos, estações de rádio base, ou seja, colocar a mão no bolso vai ser inevitável. O maior desafio é o transporte de dados, o Brasil é um país de dimensões continentais, muitos lugares ainda nem possuem conexão móvel. Apesar da 5G ter capacidade de conectar mais pessoas, as antenas tem um alcance menor, deste modo, mais antenas são necessárias para cobertura.

Recentemente a empresa chinesa Huawei, uma das pioneiras no desenvolvimento de equipamentos para a 5G, entrou na lista de empresas que só podem adquirir produtos norte-americanos com autorização especial do governo, a decisão foi tomada através de um decreto do presidente dos EUA Donald Trump. Você acha que essa decisão irá afetar no desenvolvimento desta nova tecnologia? Conte para gente sua opinião.

Curte temas sobre tecnologia? Nosso blog está recheado deles, nos acompanhe também nas redes sociais, Instagram, Facebook e Linkedin.

1 comentário

  • José Carlos Mauricio
    2021-05-02 17:57:31 Responder

    Acho que vai ser de suma importancia essa tecnologia, espero que muitas pessoa tenha acesso, por que se não for para todos o desenvolvimento de uma nação fica comprometido, é que seja usada com responsabilidade é muita segurança, vamos aguardar.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.