background

Internet Banda Larga - Como escolher o plano adequado?

Internet Banda Larga - Como escolher o plano adequado?

A internet há muito tempo deixou de ser usada somente no computador, e isso gerou um acréscimo na demanda de conexão e com a fibra óptica ela pode atingir grandes velocidades mesmo em usuários domésticos.

Mas dentre tantas as opções como saber qual o plano adequado de conexão?

Normalmente os planos são vendidos por velocidade, e optamos por ele de acordo com o que cabe dentro do orçamento. Mas existem outras questões para serem analisadas além da velocidade e do preço, uma escolha errada pode gerar incômodos constantes tanto para o usuário quanto para o provedor que fornece o acesso. Antes de fechar contrato vale se atentar em alguns pontos que irão auxiliar na escolha do melhor plano de internet.

Saiba qual a sua necessidade

Escolher o plano certo é a garantia de que o usuário não terá problemas em sua navegação, seja para redes sociais ou jogos online, uma internet lenta nem sempre é culpa do provedor de acesso, muitas vezes a demanda pode não estar de acordo com a velocidade contratada. Para saber qual a necessidade de conexão deve-se levar em conta quantas pessoas irão usar a internet e qual o perfil desses usuários. Essa análise irá determinar se um plano mais simples já atende o consumo ou se é necessário uma conexão mais robusta.

Praticamente todos os usuários de internet acessam alguma rede social, seja para interagir com amigos, postar aquela foto bonita ou fazer contatos profissionais. Se a necessidade de conexão for apenas para esses fins não há porque investir em um plano mais caro, uma conexão de banda larga mais simples já irá servir. O mesmo vale para ver vídeos no Youtube, desde que não sejam assistidos em seu formato de alta definição.

Serviços de Streaming estão cada vez mais populares, a Netflix entregou o poder de escolha ao usuário que define o que, como e onde quer assistir seu conteúdo favorito, desde que possua uma assinatura do serviço e conexão com internet. Neste caso, para maratonar aquela série do momento sem se preocupar em travamentos ou perda de qualidade, um plano básico não será suficiente. Quanto a Netflix a própria plataforma disponibiliza a velocidade adequada para cada qualidade de vídeo.

Os usuários que curtem jogar online não podem sofrer com travamentos e oscilações de conexão durante suas partidas, ou a experiência do jogo será comprometida, para este perfil a maior velocidade de conexão do provedor é a recomendada. Muitos provedores vendem uma velocidade de download (dados recebidos) maior do que a de upload (dados enviados), em um jogo online a internet está trocando de informações a cada segundo, enviando e recebendo dados, por mais que a taxa de download seja alta se o upload for insuficiente o jogo irá travar. Da mesma forma, para se fazer transmissões ao vivo como lives no Youtube ou Instagram, uma boa velocidade de upload também é necessária.

Na hora de escolher o plano certo, tão importante quanto saber para que a internet será usada é saber quantas pessoas irão usá-la. Em uma família de quatro pessoas, se todas estiverem utilizando a internet ao mesmo tempo em dispositivos diferentes, ela será divida entre o número de usuários. A casa possui um valor fixo de velocidade, se todo mundo acessar a internet na mesma hora, e o tráfego de dados for maior do que o plano contratado ela irá ficar lenta. Como algumas atividades requerem mais conexão do que outras, essa divisão nem sempre é feita de forma igual entre os aparelhos conectados, se um dos usuários fizer um download pode pegar toda a banda para si prejudicando o acesso dos outros.

Em caso de uma conexão empresarial além de velocidade é preciso estabilidade de rede, muitas empresas dependem integralmente de internet para realizar as suas atividades, deste modo, ficar sem conexão representa perda de tempo e dinheiro. Alguns provedores possuem um plano especial para esses casos, que garante o suporte técnico em um tempo mais rápido que os planos convencionais.

Custo-benefício

Depois de escolhida a velocidade ideal, está na hora de saber se o preço cobrado por ela é justo, se está de acordo com os valores cobrados pelo mercado. Para isso, uma análise dos provedores pode ser feita facilmente pela internet mesmo, comparando os valores com a velocidade oferecida. A tecnologia de acesso também deve ser levada em conta, a fibra óptica é o futuro deste mercado, apesar de não estar disponível em muitos lugares é indicado optar por ela sempre que possível.

Algumas empresas vendem o serviço de internet com franquia, ou seja, o usuário tem um número limitado de dados mensais que podem ser baixados, ao alcançar esse limite a internet reduz de velocidade ou até mesmo o acesso é interrompido. Devendo o cliente pagar um valor a mais para voltar a conectar ou esperar a data limite para zerar a franquia novamente. Estamos consumindo dados a todo o momento, basta um celular estar conectado a internet para que faça atualizações automáticas mesmo que o dono nem esteja perto dele. Olhar uma série online então, irá acabar com a franquia rapidamente, por isso, preferencialmente, escolha planos com internet ilimitada.

Muito comum principalmente nas grandes empresas de telecomunicações é a venda de combos, em que junto com a internet o cliente recebe TV por assinatura e telefone fixo. Geralmente esses combos apresentam vantagens, contratando os três serviços sai mais barato que se os pagasse individualmente. Neste caso, vale se perguntar a real necessidade dos outros serviços, se está contratando porque precisa ou apenas por sair mais em conta. O que as empresas não podem fazer, inclusive sendo proibidas pela Anatel é a venda casada, impor que para a contratação de um serviço o cliente leve outro junto.

Além disso é importante que ao contratar um plano sejam vistas todas as questões contratuais envolvidas na negociação, como fidelidade de plano, multa mediante cancelamento e garantia de banda. Como o ramo da tecnologia está sempre em evolução e a demanda de conexão dos usuários está cada vez maior, manter um plano atualizado é a garantia de não ficar para trás.

Esse contato não precisa ser apenas dos usuários, provedores também podem ligar para seus clientes oferecendo uma troca de plano. Conheça mais sobre os serviços ativos para provedores da Belluno.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.