background

Líderes como agentes de mudança, equilibrando TECNOLOGIA, INOVAÇÃO e PESSOAS para alcance dos melhores resultados.

Líderes como agentes de mudança, equilibrando TECNOLOGIA, INOVAÇÃO e PESSOAS para alcance dos melhores resultados.

Líderes são exemplos, espelhos e servem como inspiração. 

A responsabilidade pelo desenvolvimento da equipe é um dos papéis dos líderes, disso não temos dúvidas, mas como promover a mudança de pensamentos e ser um líder  exponencial? 

A comunicação digital invadiu as rotinas empresariais, antes o líder era quem levava o conhecimento a equipe, hoje com a tecnologia ao alcance da mão de todos, permite que qualquer membro da equipe possa ter acesso ao conhecimento e partilhar seus pensamentos.
Com a disruptura empresarial, o mercado exige cada vez mais, profissionais com maiores capacidades estratégicas, inteligentes o suficiente para revolucionar os contextos organizacionais tradicionais e continuar avançando.  

Deve vir da autogestão a consciência de promover a mudança de mindset, pois  tem a força de conduzir seus liderados e a organização pelo caminho mais curto e condizente com o cenário atual em rápido crescimento. 

O gestores têm que compreender o cenário que estamos vivendo com os avanços tecnológicos e a velocidade dessa transformação e entender que existe pouco tempo para executar grandes planejamentos é chegada a hora de usar da ferramenta principal do ser humano para acompanhar a evolução, o pensamento crítico. O papel do líder nesse cenário está fortemente ligado a reeducação constante. 

Tecnologia, Inovação e Pessoas

As tecnologias são aliadas dos líderes, esse profissional nesse cenário atual necessita ter conhecimento sobre tecnologia. Não, necessariamente, entender como programar ou criar robôs mas da inteligência em si. Ter a percepção de que é importante conhecer melhor as tendências tecnológicas e, principalmente, de como elas se aplicam ao seu contexto de  ambiente de trabalho. O gestor atual precisa entender que, independente de qual ramo sua empresa atue, ela será impactada pelas novas tecnologias.

Na liderança linear normalmente um plano seguro é seguido, é o caminho mais seguro, o tradicional. Com a veracidade das informações e o crescimento exponencial se fez necessário, inovar e pensar em novas possibilidades.

O novo líder não tem idade, tem postura, hoje vemos muitos jovens em cargos de liderança e um dos fatores que os deixa à frente dos grupos é a sensibilidade de entender as particularidades do perfil dos envolvidos da equipe e a capacidade de envolvê-los nos processos e situações voláteis. 

Novas habilidades 

Concentrar energia em desenvolver as habilidades é exercer um papel de “Líder exponencial”, ser líder nos dias de hoje, onde todos têm voz e vez é ser o melhor exemplo, além de ter mudado o seu perfil passando a ser mais flexível e se expressar de forma compreensível é preciso que aja troca mútua nos relacionamentos. . Não podemos pensar na imagem da liderança que tinhamos a alguns anos atras, onde pensávamos em títulos e cargos, devemos tê-los como uma liderança natural dentro de um grupo em prol do progresso das habilidades humanas. 

Acreditar na mudança

Qualquer mudança leva tempo,  ainda mais aquelas que envolvem pessoas e desapego de algumas crenças. No entanto como acompanhamos ao longo do texto com a velocidade do crescimento exponencial não podemos esperar que a mudança chegue na sua transformação final, precisamos ser a mudança e agir hoje. 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.