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O que é love brands e como criar uma? Descubra aqui!

O que é love brands e como criar uma? Descubra aqui!

Com o mercado cada vez mais competitivo, a profusão de empresas que estão sendo criadas e o aumento da produção nos mais variados setores, as corporações precisam ir além do trivial para fidelizar os clientes. E as marcas que se tornam love brands conseguem sair ilesas dessa concorrência acirrada.

O ser humano é guiado por hábitos, ou seja, quando ele escolhe determinada marca, a empresa ganha uma vantagem em relação às concorrentes, cabendo a ela manter a fidelidade do consumidor. Mas como conseguir isso?

Neste artigo, explicaremos o que é Love Brands e a importância de as organizações alcançarem tal status. Confira!

O que significa “Love Brands”?

Love Brand — amor à marca — é um termo criado em referência às marcas que ultrapassam a barreira da relação cliente/empresa, passando a ser essenciais na vida do consumidor, que vai de cliente à fã. Neste nível, o consumidor está disposto a defender a companhia e até a pagar um pouco mais caro pelo produto, se necessário.

As empresas que alcançam tal status viram referências em seus segmentos. Um bom exemplo é o caso do sabão em pó OMO, que é líder de mercado há anos: por mais que as concorrentes invistam em marketing e diminuam os preços, ela permanece com folgas na liderança, graças à fidelidade dos consumidores.

Podemos citar outros exemplos, como Bombril, Netflix, Kibon e Coca-Cola. Essas marcas também atingiram um nível tão satisfatório de Love Brand que estão distantes das segundas colocadas em seus segmentos.

Como criar uma Love Brand?

Os profissionais de marketing trabalham duro para descobrir o que faz um cliente amar uma marca. Eles tentam descobrir os caminhos que levam as pessoas a se tornarem leais a determinadas empresas e a ignorarem outras que oferecem o mesmo produto ou serviço.

O primeiro passo para a criação de uma Love Brand é a conquista da lealdade do cliente — que, uma vez conquistada, dificilmente será mudada. Ou seja: o grande desafio para alcançar o status de Love Brand é conseguir atingir o inconsciente do consumidor.

Tal lealdade gera, muitas das vezes, uma polarização, como Coca-Cola x Pepsi, McDonald’s x Burger King, Marvel x DC e PlayStation x X-Box, por exemplo. Os fãs dessas empresas criam grupos nas mídias sociais e estão dispostos a defender com unhas e dentes suas marcas favoritas.

Em grande parte dos casos, a fidelidade não está ligada somente ao produto, mas sim à identificação com os valores da marca e o que ela representa para aquele consumidor — inovação, liberdade, nostalgia, exclusividade, entre outros atributos. O que importa é o sentimento despertado na pessoa, que faz com que ela tome aquilo como seu.

Invista na qualidade do atendimento

atendimento ao cliente é um dos fatores estratégicos para as marcas que querem criar uma Love Brand. Trata-se do principal canal de comunicação direta com o consumidor, sem intermediários.

Um atendimento bem-feito pode mudar a imagem de uma empresa, visto que, na maioria das vezes, o consumidor entra em contado para reclamar ou solicitar suporte, insatisfeito e impaciente. É necessário que a marca tenha uma cultura de atendimento orientada ao cliente, identificando a voz do consumidor e prestando um atendimento humanizado.

A nova geração está muito exigente e não confia mais em sistemas padronizados. Ela busca identificação, então o atendimento deve conversar com o cliente utilizando a mesma linguagem adotada por ele (e com empatia).

Utilize as mídias sociais

Um excelente caso de Love Brand, que é referência em interação com o cliente, é o da Netflix. Com suas respostas criativas e joviais, a marca acaba cativando os consumidores e consegue sair até de situações mais embaraçosas com bom humor.

As interações da marca viralizam em todas as redes sociais, criando um fenômeno novo, em que a empresa gera simpatia até de quem ainda não é cliente. Isso confirma que o Love Brand vai além do produto.

Crie e divulgue seu Código de Cultura

O Código de cultura ou Culture Code é um documento no qual são registrados todos os valores, anseios e metas (além da cultura organizacional) de uma empresa. Coloque nele todos os pontos que possam gerar identificação entre seu produto ou serviço e o consumidor, com uma linguagem que atinja seu público-alvo.

Não fique preso a protocolos formais. Ouse! Divulgue seu código de cultura nas mídias sociais em formatos multimídia e busque a simpatia das pessoas, para que elas associem isso à sua marca.

Quais são as vantagens da Love Brand?

Bem, já descobrirmos o que é uma Love Brand e demos dicas para que sua empresa possa alcançar tal status. Agora, entenda, na prática, as vantagens que uma marca obtém ao tornar-se uma Love Brand:

  • fidelização de clientes — o consumidor fiel defende a organização, faz publicidade espontânea e garante receita recorrente;
  • relacionamento sólido com o público — isso gera credibilidade e melhora a imagem da empresa, mesmo quando o consumidor liga para reclamar;
  • estabilidade da companhia — quando a Love Brand é criada, a concorrência é quase ignorada pelos clientes, o que garante estabilidade e margem para novos investimentos.

Como dar o primeiro passo para criar uma?

Como vimos, uma das principais formas de atingir o status de Love Brand é prestando um bom atendimento ao cliente. E uma excelente maneira de garantir esse atendimento satisfatório, sem precisar montar uma grande estrutura ou ter um alto custo, é contratando um serviço de call center terceirizado.

Dessa forma, você contará com um serviço especializado e preparado para proporcionar um bom relacionamento com seus clientes. Além disso, será possível focar nos outros fatores necessários para a geração do Love Brand com tranquilidade.

Defina as métricas e metas para que a empresa contratada forneça os relatórios necessários. Assim, você terá noção da evolução da relação de sua marca com os consumidores.

Love Brands, como vimos, é um estágio de excelência das marcas. E, para atingi-lo, é necessário ter muita dedicação e empenho, além de direcionar o olhar especialmente para o consumidor, suas características, seus valores, sentimentos e sonhos.

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3 Comentários

  • [+1000] Net Promoter Score: saiba como mensurar a satisfação do cliente | Belluno Tecnologia
    2018-07-05 14:21:12 Responder

    […] que tiveram uma ótima experiência com a empresa e se tornaram leais a ela, coniderando-a como uma love brand. São capazes de indicá-la e oferecer um feedback […]

  • ANA BORGES
    2019-01-21 02:57:47 Responder

    Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Achei-o de excelente qualidade.
    Obrigado
    Ana

    Taís Teixeira
    2019-01-23 17:04:06 Responder

    Obrigada Ana! :)

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