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Pesquisa de Satisfação: Por que aplicar em uma concessionária de veículos?

Pesquisa de Satisfação: Por que aplicar em uma concessionária de veículos?

Possuir um veículo próprio ainda é o sonho de consumo de uma parte da população brasileira, um carro pode significar economia de tempo, liberdade, conforto, e juntamente com a casa própria fazem parte do imaginário de uma vida estabelecida. Como são aquisições de um custo mais elevado é natural que o consumidor queira pesquisar muito bem antes de fechar um negócio, avaliar modelo, custo benefício, fabricantes e estabelecimentos de venda.

Tecnicamente todo o carro faz a mesma coisa, ou seja cumpre a sua função de locomoção, o que irá fazer a diferença na hora de escolher o modelo adequado é o perfil do cliente. Quem quer velocidade pode optar por um carro esportivo, para transportar materiais um utilitário é mais recomendado, essas preferências pessoais juntamente com o valor e estado do veículo que definirão qual carro o cliente irá comprar.

Um cliente que deseja comprar um veículo tem algumas opções de como prosseguir com o seu negócio, se pretende comprar um modelo 0km uma concessionária autorizada pode ser o caminho. Um carro usado pode ser negociado diretamente com o proprietário ou comprado em uma revendedora, que são lojas especializadas em compra, venda e troca de veículos. É comum em qualquer cidade vermos um pátio cheio de carros com placas para venda, essas empresas atuam como mediadoras, entre o cliente que quer compra e o que pretende vender seu veículo.

O mercado automobilístico brasileiro movimenta a economia desse ramo, a todo o momento temos gente vendendo e comprando carros. Deste modo, as revendedoras precisam encontrar meios para se diferenciar em um mercado que presta um serviço muito semelhante.

Pesquise para se diferenciar

Para atender o desejo dos clientes as grandes montadoras que constroem os veículos buscam a todo a momento por inovação, um carro mais rápido, um design diferenciado, um acessório inovador. Coisas que chamem a atenção dos clientes, pois o que não faltam são opções de carros para todos os gostos, então aquela cor especial ou aquele opcional de fábrica pode ser fator determinante na escolha.

Do mesmo modo as revendedoras precisam encontrar maneiras de se destacar da concorrência, e entender o perfil do cliente pode ser um caminho para que fechar aquele negócio. Alguém que pretende comprar um veículo provavelmente rodará a cidade inteira atrás de algo que chame a atenção, e escolherá a revendedora que possuir o carro certo ou lhe der um bom desconto, ou até mesmo por aquele vendedor simpático que prestou um excelente atendimento.

Sendo assim, as concessionárias precisam trabalhar de acordo com o desejo do cliente, para se diferenciar é essencial ouvir o que ele busca, entender o seu perfil e baseado nele realizar um atendimento personalizado.

A Pesquisa de Satisfação

Uma pesquisa de satisfação permite se aproximar dos clientes, entender o porquê dele ter comprado aquele carro e não outro, saber se ele pretende trocar de modelo em breve, enfim, são várias as possibilidades que se abrem por meio de uma pesquisa. Com as perguntas certas ela se torna um diagnóstico passado pelo cliente a respeito da empresa, a partir disso o gestor pode analisar o que está ou não dando certo no seu processo de vendas.

Melhorando a experiência do cliente a sua satisfação virá de modo natural, se o processo de venda for feito de maneira correta, o cliente bem atendido e o produto adequado para o seu gosto, ele não terá motivos para não recorrer à mesma concessionária em uma futura troca de carro. Todo mundo gosta de ser ouvido e saber que sua opinião importa, ao dar voz aos clientes a empresa está construindo um relacionamento a longo prazo com eles.

Por meio de um questionário podem ser abordadas questões que vão desde qualidade do produto ao atendimento com o cliente. Através dessa ferramenta o gestor pode mensurar o impacto que a empresa teve com o cliente, transformando o consumidor em um verdadeiro consultor em busca do crescimento. A Pesquisa é realizada com qualquer cliente que já tenha feito algum negócio com a empresa e pode ser aplicada de várias maneiras, no próprio estabelecimento, por e-mail, por telefone, até mesmo por whatsapp, neste caso vale cuidado para não tornar a abordagem invasiva.

Pesquisa de Pós-venda

Na hora da compra o vendedor faz de tudo para fechar um bom negócio, fazer com que o cliente se sinta acolhido e com a certeza de que fez a escolha certa. Contudo, esse relacionamento deve ser mantido mesmo depois de concluída a venda, na modalidade da pesquisa de pós-venda o cliente recebe um questionário em que relatará como foi a sua experiência durante a compra.

O ideal é que ela seja aplicada nos dias sucessores da venda, assim o cliente ainda está com a lembrança recente de como foi o processo. O questionário pode conter perguntas sobre o site da empresa, o desempenho do vendedor, as formas de pagamento, a variedade de carros disponíveis, inclusive esse questionário pode ir se adaptando com o tempo, de acordo com o que o o gestor busca saber.

Com os resultados em mãos está na hora de agir, somente a pesquisa não resolverá nada se não vier acompanhada de atitude, colocar esses dados como base para criar as próximas estratégias de gestão. Se mais de um cliente reclamou de demora para acessar o site, por exemplo, já não é uma situação isolada, cabe a verificação com a hospedagem do mesmo. Algum vendedor foi bastante elogiado pelos clientes, sinal de que ele está desempenhando sua função com excelência, uma possível bonificação pode ser considerada.

Em alguns casos a concessionária não possui tempo ou estrutura para realizar uma pesquisa, nestes casos pode se optar por terceirizar esse serviço, contratando uma empresa especializada que já entregará os resultados prontos. Agora que você já sabe das vantagens conheça mais sobre os serviços ativos da Belluno, e veja como podemos ajudar a sua concessionária a realizar uma Pesquisa de Satisfação.

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