Não é de hoje que os planos de assinatura fazem parte da estratégia de fidelização de empresas de vários segmentos. Esse tipo de venda de serviços acontecia antes mesmo da popularização da internet, da TV por assinatura ou dos serviços de vídeos por demanda, como o Netflix.
Antes da era digital, revistas e jornais já aproveitavam os benefícios da venda de produtos por assinatura periódica. Entre eles estão a melhora significativa no fluxo de caixa e a possibilidade de obter uma renda recorrente — o que, com a venda de produtos avulsos, é bem mais difícil.
Nesse sentido, oferecer planos de internet por assinatura pode ser extremamente vantajoso para a sua empresa. Quer conhecer todos os benefícios desse modelo de negócios? Então continue lendo e confira!
Quais são os benefícios dos planos de internet por assinatura para o provedor de internet?
Fidelização dos clientes
O plano de assinatura oferece uma possibilidade bem maior de a sua marca fidelizar os seus clientes, já que vocês terão um relacionamento mais duradouro.
Nesse tipo de negócios, o pós-venda deve ser visto como prioridade, pois, além de gerar identificação com o cliente ativo, criará uma publicidade voluntária — o que, em tempos de redes sociais, pode significar milhares de pessoas.
Criação de uma receita recorrente
Como já comentamos, com esse modelo de negócio você terá uma variação menor em seu fluxo de caixa, principalmente se optar por oferecer a possibilidade de renovação automática. Dessa forma, é possível programar melhor os seus custos e investimentos, sem oscilação.
Preços mais competitivos
Ao oferecer o seu serviço por assinatura, você poderá fazer a sua precificação com o foco na quantidade, e não pensando produto a produto, como ocorre na venda avulsa. A redução da margem de lucro acaba sendo compensada pela fidelização e recorrência da receita, que permitirá melhorias, ampliação de operações, crescimento exponencial e escalável.
Inserção de novos produtos
Falando em ampliação das operações e crescimento escalável, os planos de assinatura podem se tornar um verdadeiro laboratório para que você teste novos serviços e produtos que deseja oferecer, graças à fidelização dos clientes.
Como provedor de internet, você poderá fazer parceria com alguma empresa de hospedagens ou criação de sites, por exemplo, e incluir os serviços deles em alguns de seus planos, para que, futuramente, você mesmo possa oferecer esses serviços.
Inclusive, oferecer serviços adicionais em seus pacotes pode ser uma excelente oportunidade de testar e receber feedbacks sobre novos investimentos.
E os seus benefícios para os clientes?
Agora que você já sabe os benefícios de oferecer planos de internet por assinatura, vejamos como eles também causarão um impacto positivo em seus clientes.
Produto mais barato
Como vimos acima, você poderá fazer a precificação do seu produto tendo como objetivo a quantidade. Isso se refletirá no bolso do cliente — o que, em tempos de crise, em que as pessoas tendem a fazer cortes em seus orçamentos, significa um ótimo diferencial competitivo.
Quanto mais acessíveis forem os seus pacotes, menores serão as chances deles serem incluídos nesses cortes orçamentários.
Maior comodidade
Com a correria do dia a dia, as pessoas tendem a escolher empresas que ofereçam mais praticidade e comodidade. Nesse sentido, quando você passa a oferecer um plano de internet por assinatura, você está oferecendo essa comodidade — o cliente contrata uma vez só, e a renovação e até o pagamento poderão ser automáticos.
Quais são os primeiros passos para a criação dos planos de assinatura?
Como provedor de internet, você tem o produto ideal para oferecer os planos por assinatura. Porém, para que essa migração seja feita de forma efetiva e objetiva, é necessário que sejam seguidos 4 passos básicos. Confira, a seguir, quais são eles:
Defina o seu público-alvo
O primeiro passo para começar a oferecer um plano de internet por assinatura, é buscar entender bem o seu público-alvo.
Faça uma pesquisa e identifique o poder aquisitivo, os hábitos de navegação e os principais problemas de seus possíveis clientes. Se a sua empresa atua em um local delimitado — como um bairro, por exemplo — essa pesquisa será mais simples de fazer. Você pode utilizar as redes sociais ou mesmo fazer entrevistas pessoalmente.
Então, definidos os seus potenciais clientes, você terá maior facilidade para pensar em cada pacote, preços e formas de pagamentos. Além disso, poderá criar estratégias de divulgação, pois saberá a melhor forma de contactá-los: redes sociais, e-mail, ligações telefônicas, entre outros.
Crie pacotes acessíveis
Com a definição do seu público-alvo em mãos, é hora de criar os pacotes. O ideal é que eles possam atender a todos os tipos de demandas, tanto de preço quanto de velocidade.
É interessante que o cliente que utiliza a internet apenas para tarefas simples, como ler e-mails ou conferir as suas redes sociais, possa ter acesso a um plano com o valor mais em conta. Deixe claro que ele não pagará por algo que não utilizará — mas não deixe de informá-lo de que, caso seja necessário, ele terá total flexibilidade para migrar para um plano maior.
Foque no pós-venda
Em um plano de assinaturas, o pós-venda é tão importante quanto a prospecção de novos clientes. Aliás, um dos grandes entraves para os provedores de internet, que vendem os seus planos por assinatura, é o alto índice de cancelamentos.
Visando evitar perdas, uma prática recorrente entre as empresas é a criação de planos de assinatura com fidelidade, prevendo uma multa por quebra de contrato. Esse tipo de estratégia, contudo, tem se mostrado ineficaz, pois os clientes tendem a se afastar desse tipo de contrato e buscar empresas mais flexíveis.
Nesse caso, uma solução inteligente para evitar a evasão é mostrar o valor que o seu serviço agrega à vida do consumidor. Mostre a ele como a internet hoje é um serviço essencial na vida das pessoas, independentemente de idade ou classe social.
Mostre que os benefícios vão muito além do entretenimento, pois a internet já se tornou uma ferramenta de trabalho e de estudo pra muita gente — dando, inclusive, a possibilidade de acesso ao ensino superior a pessoas que moram longe dos grandes centros.
Invista na qualidade do atendimento ao cliente
Uma forma de executar uma boa estratégia de pós-venda é oferecer um serviço de atendimento com qualidade, capaz de tirar todas as dúvidas e mostrar prontidão para resolver os problemas do consumidor. Mas, afinal, como criar uma estrutura de atendimento e focar no objetivo principal do meu negócio ao mesmo tempo?
A melhor solução para isso é a contratação de uma empresa terceirizada de call center. Dessa forma, você se livrará da necessidade de se preocupar com investimentos em estrutura e treinamento de pessoal, e contará com um parceiro dedicado ao atendimento, bastando que você indique os seus objetivos e metas a seguir.
Bom, como vimos até aqui, oferecer planos de internet por assinatura é muito vantajoso para o seu negócio, pois promove uma receita periódica difícil de se conseguir com vendas avulsas. Além disso, você criará uma maior identificação com os clientes — que, por sua vez, também terão vantagens, como preços menores e mais comodidade!
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