background

Relatório de vendas no call center: por que fazer?

Relatório de vendas no call center: por que fazer?

Toda empresa trabalha, direta ou indiretamente com vendas. Esse setor de grande importância foi um dos mais negligenciados durante certo tempo. As vendas são muito importantes para o sucesso dos negócios. Sendo assim, um relatório de vendas é fundamental para verificar o resultado nesse aspecto. Mas ele também é útil para averiguar o desempenho da equipe do call center.

O objetivo deste artigo é mostrar por que é tão importante elaborar um relatório de vendas periodicamente e das metas alcançadas e das não batidas, criando um banco de dados sobre o time e o seu perfil de vendas no call center.

A importância do relatório de vendas

O relatório de vendas é fundamental, pois ele se constitui em um instrumento crucial no planejamento estratégico da empresa como um todo e do call center em si. Isso não apenas no sentido comercial, mas igualmente a nível interno, para os demais departamentos da companhia.

Conforme mencionado, as vendas são essenciais para o sucesso do negócio, afinal, são elas que vão efetivamente fazer com que o público consumidor se interesse por seus produtos e serviços e pague por eles. Quanto maior a quantidade de vendas, maiores os rendimentos e consequentemente maior o crescimento.

Dado que o principal intuito de uma companhia é gerar lucros, é um fato incontestável que as vendas são o instrumento necessário para alcançar isso. Embora todos os departamentos contribuam para essa finalidade, esse é o foco principal da equipe de vendas.

A importância do call center foi crescendo ao longo do tempo. A área de vendas conquistou espaço e força, até o ponto de demandar uma estratégia exclusivamente pensada e aplicada para ela.

É nela que está o centro de todos os planos, ferramentas, estratégias e direcionamentos gerais que são delimitados a partir de todas as necessidades empresariais. É importante ressaltar que quando referimos à vendas, estamos falando de algo que vai muito além do momento da compra. Essa é apenas uma parte de todo um processo.

O relatório de vendas viabiliza a identificação de pontos a serem corrigidos no decorrer da captação feita pelo call center e nos pontos fortes que devem ser mantidos. É por meio dele que sabemos se a equipe bateu as metas ou ficou aquém delas e, mais do que isso, a motivação que acabou levando essas metas a não serem atingidas.

Com a ajuda desses relatórios, tem-se em mãos uma base mais sólida para a tomada de decisões mais conclusiva e correta. As decisões são sempre mais certeiras quando há fundamentação que as sustente.

A partir dos dados obtidos e analisados é possível desenvolver planos de ação para se alcançar resultados melhores no setor. Não apenas em termos quantitativos (quantidade de vendas e lucros gerados), mas a maneira de melhorar o desempenho da equipe do call center como um todo.

Além de auxiliar no controle e planejamento das vendas, esses relatórios podem ser de grande valia em outros departamentos da empresa. Levando em consideração toda a informação contida neles pode-se aprimorar a estratégia de marketing e também fortalecer o relacionamento com o cliente.

A criação de um bom relatório de vendas

Vamos fornecer abaixo um passo a passo para você aprender a criar um bom relatório de vendas:

Consulte a opinião dos vendedores

É de suma relevância que você consulte e leve em consideração as opiniões do seu time de vendedores, em todas as etapas de elaboração do relatório, incluindo a escolha do modelo, ainda mais sabendo que eles ficarão encarregados de preencher esses relatórios.

Preencha relatórios diariamente

O mais recomendado é que esses diários sejam preenchidos todos os dias. Se não houver essa disponibilidade, é preciso fazer alguns ajustes na frequência do preenchimento, conforme o perfil de negócio e as suas demandas.

Utilize um software de gestão

Uma dica valiosa é realizar o preenchimento do relatório de vendas por intermédio de um software de gestão. Dessa maneira, além de otimizar os processos, os responsáveis pelo setor serão capazes de efetuar a atualização das informações em tempo real, sem haver a necessidade de estar no local físico.

Detalhe os produtos e serviços vendidos

Os produtos e serviços vendidos necessitam estar bem detalhados no relatório de vendas. Essa é uma maneira de saber a preferência do consumidor. A tecnologia pode auxiliar na busca por padrões de comportamento de compra. Ao ter ciência daquilo que tem mais saída, fica mais simples direcionar melhor as ações.

Saiba quem são os compradores e os vendedores

Esses relatórios ajudam a conhecer melhor o perfil dos clientes e seu comportamento de compras. Além disso, ele é útil também para o monitoramento do desempenho da equipe do call center.

No relatório os dados ficam bem organizados, compreende-se melhor os padrões e preferências, quais são os clientes com maior volume de compras e assim por diante.

Informe o ticket médio e o faturamento total

Além de saber o contingente de vendas é importante que tenha conhecimento sobre o retorno delas para o caixa da empresa. A demonstração do faturamento total também faz toda a diferença para a criação de soluções.

Para ampliar a questão da visibilidade, o ticket médio precisa constar no documento. Tudo isso fornece uma compreensão mais profunda a respeito do desempenho das vendas efetivas por membro da equipe.

A garantia do sucesso do call center e da empresa com o relatório de vendas

Para garantir o sucesso da empresa e aproveitar de maneira satisfatória o relatório, a dica é que ele não fique restrito apenas a esse departamento. Ele é uma ferramenta que pode e deve ser compartilhada com todos que compõem a organização, de todos os setores.

Há muitas formas de fazer esse compartilhamento do relatório de vendas com os demais envolvidos com o seu negócio. Mas é crucial que toda a companhia tenha como foco um objetivo em comum: aumentar a quantidade de vendas para aumentar os lucros.

Quer saber mais sobre vendas e call center? Então assine já a nossa newsletter e receba dicas e novidades para alinhar à sua estratégia e gerar lucro.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.