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Site que bloqueia chamadas de telemarketing passa de 1 milhão de cadastros

Site que bloqueia chamadas de telemarketing passa de 1 milhão de cadastros

Todo mundo que utiliza algum serviço de telecomunicações, como telefonia, internet ou TV por assinatura, provavelmente já recebeu uma ligação de telemarketing. Seja oferecendo um novo plano, o lançamento de um produto inédito ou um pacote de atualização. Essas ligações não têm hora certa para acontecer, podendo chegar em momentos bem inoportunos para os usuários. Bloquear cada chamada manualmente pelo telefone não é nada prático, pois as ligações são feitas por números diferentes.

Conforme uma pesquisa feita pela Senacon– Secretaria Nacional do Consumidor, mais de 90% dos entrevistados relataram já ter recebido alguma ligação telefônica indesejada. A amostragem foi de 3 mil pessoas consultadas em abril de 2019.

Pensando nisso a Anatel determinou a criação de um banco de dados em que ficariam armazenados os contatos dos usuários que não possuem interesse em receber essas ligações. O site Não Me Perturbe (https://www.naomeperturbe.com.br/ ) é uma ferramenta para quem não quer mais ser incomodado por chamadas indesejadas de empresas de telecomunicações oferecendo produtos e serviços.

A plataforma foi criada pelas próprias empresas após a determinação da Anatel, com ela o usuário pode solicitar o bloqueio de seu número, deste modo, deixando de receber contatos de telemarketing que não foram previamente solicitados pelo usuário. As empresas participantes são Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo, valendo tanto para telefone fixo quanto para celular. 

Para entrar na lista basta acessar ao site e fazer um cadastro definindo login e senha. Logo após, informar o CPF e o número que deseja bloquear, só é possível solicitar o bloqueio pelo titular da linha. O mesmo usuário pode solicitar o bloqueio de várias linhas, desde que estejam cadastradas em seu CPF. Sendo assim, se o usuário trocar de número terá que fazer o processo novamente. Por último deve ser definido quais as empresas deseja bloquear, podendo ser apenas uma ou todas elas. O desbloqueio pode ser feito a qualquer momento através do próprio site.

Tipos de chamadas bloqueadas

O bloqueio se dá apenas para chamadas de telemarketing, ou seja aquelas com o intuito de vender um produto ou serviço. Esse tipo de ligação é feito por um Call Center ativo, nesse modelo não há um contato prévio do usuário, ele não precisa ter demonstrado interesse no produto para receber uma ligação.

O que se torna um fator negativo, pois muitas vezes o cliente não pode atender no momento, está ocupando, no trabalho ou simplesmente não quer falar com ninguém. Então, mesmo que ele tenha interesse no que é oferecido, o modo como é feito o contato já criará uma barreira neste usuário, prejudicando inclusive a imagem da empresa com este cliente.

Quem realiza o bloqueio pelo site continuará recebendo outros tipos de chamadas e podendo entrar em contato com a empresa, caso necessite de suporte técnico ou tirar alguma dúvida. Este tipo de ligação quando é o usuário que entra em contato é atendido em um Call Center receptivo, em que o foco não é vender nada, mas solucionar algum problema, ouvir uma sugestão ou reclamação.

Desde a última terça-feira 16 de julho dia que o site entrou no ar já foram cadastrados mais de 1 milhão de consumidores. Após o registro as empresas têm até 30 dias corridos para realizarem o bloqueio, sujeito a multa em caso de descumprimento do protocolo.

Por enquanto esse site se restringe apenas a essas empresas de telecomunicação, não sendo possível bloquear outros tipos de serviços. O grande interesse do público em tão pouco tempo chama a atenção, é um indício de que essas ligações se tornam um inconveniente para os usuários, que preferem não recebê-las. O desafio das grandes empresas de telecomunicação agora é estabelecer como suas ofertas vão chegar para esses clientes, já que a opção por telefone foi descartada.

Independente do modo que será feito esse novo contato, ele deve respeitar o usuário agindo de forma humanizada, tratando o cliente não como apenas um número necessário para bater uma meta, mas como uma pessoa do outro lado de linha com problemas e necessidades específicas. Está claro que o velho modelo em que o cliente agia apenas de forma passiva não funciona mais nessa era digital, a internet deu voz a todos os públicos, e a comunicação é feita muito mais como uma via de mão dupla.

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