A última pesquisa nacional por amostra realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que mais de 63% dos domicílios brasileiros já contam com acesso à internet. Esse número tem aumentado consistentemente nos últimos anos, o que mostra uma grande oportunidade para provedores de internet crescerem.
Porém, diferentemente do que alguns empreendedores pensam, o fato de haver demanda não é suficiente para que uma empresa cresça de forma contínua e sustentável. Para alcançar resultados melhores que a concorrência, é preciso aplicar as melhores estratégias.
Sendo assim, vamos apresentar agora sete dicas importantíssimas para que o seu provedor de internet aumente a sua participação de mercado e retenha clientes. Não deixe de continuar a leitura para conferir!
1. Tenha uma infraestrutura adequada
O primeiro passo para provedores de internet crescerem é garantir a qualidade da conexão dos usuários. É importante que a sua infraestrutura seja adequada para a demanda atual e para a previsão de crescimento.
Diversas empresas do setor, até mesmo as gigantes, investem sistematicamente em marketing e captação de clientes, mas deixam de considerar que o consumidor insatisfeito com a qualidade do serviço prestado não será fidelizado — ou seja: migrará para um concorrente na primeira oportunidade.
Investimentos em infraestrutura podem ser custosos, por esse motivo, é fundamental que sejam precedidos por um bom planejamento financeiro. E essa é a nossa segunda dica!
2. Cuide da sua gestão financeira
Manter as finanças do seu provedor em dia é fundamental para crescer. Acompanhe as receitas e despesas de perto, planeje e preveja gastos futuros, procure reduzir o custo das suas dívidas, se houver, e crie um mecanismo que facilite a consulta à essas informações.
Nesse sentido, dois recursos são fundamentais: as pessoas e a tecnologia. Se você não é um especialista em finanças, o ideal é contar com uma equipe capacitada, que entenda do assunto e seja de confiança. Delegue, mas esteja sempre acompanhando tudo.
Os softwares de gestão financeira também são de grande auxílio, pois facilitam a organização e a visualização das informações, possibilitando conhecer o panorama das finanças da empresa com maior praticidade.
3. Invista na captação e retenção de clientes
Por mais óbvio que pareça ser, é sempre importante frisar: para provedores de internet crescerem, o investimento em marketing é indispensável.
Diversas estratégias podem ser adotadas, a depender do seu público-alvo: mídias tradicionais, como jornais e outdoors, em geral funcionam bem, mas o e-mail marketing e as mídias sociais são ferramentas com ótimo custo-benefício e capacidade de gerar resultados.
Mas captar clientes não é suficiente. Para aumentar a sua participação de mercado, é fundamental entender a voz do público, fechar a porta dos fundos — ou seja, garantir que os atuais consumidores não cancelem seus contratos. Além da qualidade da conexão, o atendimento e o suporte são pilares importantes para esse fim.
4. Ofereça um bom atendimento e suporte
Nós, brasileiros, infelizmente lidamos com muitas situações de mau atendimento nas nossas relações de consumo. Esse fato, no entanto, pode se converter em uma vantagem para o seu negócio: o provedor que oferecer um bom suporte aos usuários terá nisso um diferencial de mercado.
Alguns objetivos devem ser estabelecidos em todos os seus canais de atendimento:
- disponibilidade: atender de segunda à sexta, das 9h às 17h não é o suficiente. No caso dos provedores de internet, é importante oferecer um horário de atendimento estendido e que inclua os finais de semana;
- eficácia: é frustrante ligar para uma empresa e, ao final da conversa, não ter o problema resolvido, concorda? Os atendentes devem ser orientados para resolver problemas e, quando for necessária a visita de um técnico, agendá-la conforme a disponibilidade do cliente;
- agilidade: o consumidor sem conexão quer ter o seu problema resolvido o mais rápido possível, não é mesmo? Por isso, é importante garantir celeridade no seu atendimento e suporte.
Tenha certeza: oferecer atendimento e suporte de qualidade é uma excelente forma de reter os seus clientes atuais e, até mesmo, de conquistar novos — a propaganda boca-a-boca é fortíssima.
5. Reavalie a sua política de preços e planos
Uma estratégia de precificação certeira é um dos fatores essenciais para provedores de internet crescerem. Será que os seus preços estão corretos?
Ao definir quais são os seus planos e os respectivos preços, deve-se olhar para os dois lados: o valor deve cobrir os custos da empresa, como fornecedores, funcionários, investimentos em marketing e outros; e, ao mesmo tempo, ser competitivo, de modo a atrair novas pessoas.
Além disso, é importante incluir nessa equação os valores cobrados pelos concorrentes, afinal, se os seus forem muito maiores, provavelmente as pessoas optarão por outra empresa.
6. Corte custos
Essa é uma dica negligenciada por alguns empresários, mas que faz toda a diferença. Ao cortar custos, o empreendedor consegue melhorar os resultados do provedor de internet (ou seja: aumentar a lucratividade) e, ainda, oferecer preços mais competitivos aos consumidores.
Mas como fazê-lo? Os detalhes contam, como:
- reduzir o consumo de energia elétrica apagando luzes desnecessárias, desligando o ar condicionado em salas vazias e os monitores dos computadores ao sair, quando possível;
- diminuir a quantidade de impressões e cópias, fazendo com que os processos se tornem mais digitais e menos dependentes do papel;
- incentivar o uso das canecas em vez dos copos descartáveis; e
- otimizar as rotas das visitas técnicas, a fim de reduzir os custos com combustíveis e manutenção dos veículos.
7. Mantenha a sua equipe motivada
Dificilmente será possível fazer provedores de internet crescerem sem que, por trás disso, haja uma equipe motivada. É indispensável que os seus funcionários estejam determinados a alcançar as metas de vendas, motivados e satisfeitos com o trabalho.
Criar um ambiente corporativo agradável é fundamental para isso. Estimule a criatividade e a troca de ideias, invista no treinamento da sua equipe e desenvolva um plano de carreira com uma política de remuneração justa.
Esse investimento interno, somado a um bom planejamento estratégico voltado para resultados, certamente fará com que o seu provedor colha bons frutos.
O mercado de internet é, em muitos casos, competitivo — é preciso lidar tanto com a concorrência local quanto com as grandes empresas, que fazem investimentos massivos em marketing. O alicerce para provedores de internet crescerem é oferecer uma conexão de qualidade associada a um bom atendimento e suporte técnico eficaz. Agora, chegou a hora de aplicar as nossas dicas, combinado?
Considerando a importância do atendimento para crescer no mercado, leia nosso outro post e descubra quando a terceirização de call center é vantajosa para seu provedor!
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