A satisfação dos funcionários é uma meta que deve ser perseguida por qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Isso porque trabalhadores contentes são mais produtivos e comprometidos com os resultados, ajudando a construir um negócio de sucesso.
Uma pesquisa realizada pela Sodexo mostrou que pequenas e médias empresas que investem na qualidade de vida dos seus colaboradores são 70% mais produtivas, 76% mais atrativas para novos talentos e 86% mais rentáveis.
Mas, para atingir esses resultados, é necessário investir em múltiplas atividades, desde uma remuneração competitiva até a melhora do clima organizacional. Tudo isso será fundamental para elevar o nível de satisfação interna.
Pensando nisso, criamos este post especialmente para você. Hoje você vai descobrir o que influencia o bem-estar dos colaboradores. Continue lendo e fique por dentro do assunto!
1. Qualidade do espaço de trabalho
O ambiente de trabalho é um dos elementos que mais influencia a satisfação dos funcionários, mais até do que uma elevada remuneração. Não é à toa que grandes companhias já investem nessa estratégia, criando um ambiente interno descontraído e inovador.
A Walmart do Brasil é um grande exemplo. A gigante do varejo tem uma estrutura de trabalho entusiasmante, com salas de reuniões temáticas, biblioteca e até um minicampo de golfe!
Também é possível criar um ambiente que engaje o trabalho sem gastar muito. Você pode começar avaliando a ergonomia dos móveis, divisão e cores das salas, incluindo uma boa máquina de café ou um espaço para descanso.
2. Oportunidade de crescimento
Ninguém deseja ficar parado por muitos anos, especialmente a geração Millennials (nascidos entre 1980 e meados da década de 1990). Se não consegue oferecer uma boa oportunidade de crescimento, provavelmente você não conseguirá reter e satisfazer seus talentos.
Para isso, é indicado ter um bom plano de carreira, o qual estabeleça com clareza os salários e principais classes de cargos pelos quais um profissional pode passar. Assim, você conseguirá criar uma sensação de avanço e meritocracia no trabalho.
Para ficar mais claro, imagine um cargo de analista de sistemas. Essa mesma função pode ser dividida em: júnior, pleno ou sênior, de acordo com o tempo do profissional na empresa e suas conquistas. Assim é possível promover boas oportunidades de crescimento!
3. Relacionamento com a liderança
Um líder vai muito além de um chefe; é alguém responsável por criar e direcionar seguidores leais. Para Peter Drucker, guru da administração, a única definição de líder é alguém que possui seguidores. Mas qual a sua importância para a satisfação interna?
Um bom relacionamento entre líderes e liderados pode ter efeitos robustos sobre a gestão de pessoas. Isso pode influenciar positivamente a comunicação interna, motivação, visão de futuro e comprometimento dos colaboradores.
A Votorantim cimentos vê o líder como um pilar de confiança. A multinacional incentiva o relacionamento com os líderes por meio de bate-papos e encontros descontraídos. Assim, acredita que vai inspirar e informar seus trabalhadores.
4. Remuneração e benefícios
Sem dúvidas, a remuneração e os benefícios oferecidos também influenciam a satisfação interna. Ambos não precisam ser os melhores do mercado, mas têm que ser ao menos equivalentes ao que a concorrência oferece, gerando competitividade.
Para definir um bom salário, é necessário levar em consideração no mínimo três coisas: o valor médio oferecido no mercado (que pode ser visto nos sites de emprego), a oferta de mão de obra e a saúde financeira da própria instituição.
No caso dos benefícios, é importante oferecer mais do que os obrigatórios (FGTS, décimo terceiro, férias, etc.). Existe uma infinidade de vantagens inovadoras, algumas até sem custo para a empresa — como o uso não obrigatório de uniformes.
5. Reconhecimento no trabalho
Reconhecer é uma forma de mostrar que está atento ao que a equipe faz, além de criar uma sensação de meritocracia — que é ótima para o trabalho. Por isso, não deixe de reconhecer seu time com recompensas financeiras e não financeiras.
As primeiras são as mais comuns. É fácil ver empresas que oferecem bonificações, comissões, participação nos lucros etc. São ótimas recompensas, mas geram um custo muito elevado para o empreendimento.
Já as segundas são mais inovadoras e permanentes. Imagine uma vaga exclusiva na garagem, um dia de folga, um muro da fama com foto dos melhores profissionais do mês etc.
Para definir a melhor recompensa, é importante ter algumas coisas em mente. Tenha equilíbrio entre aquelas que envolvem dinheiro e as demais, ofereça coisas desejadas pelo time (para motivar) e esteja sempre atendo à saúde financeira da companhia.
6. Cultura da empresa
A cultura organizacional é o conjunto dos hábitos, crenças e valores compartilhados dentro de uma empresa. Quando uma cultura é eficiente, todos os envolvidos com o trabalho tornam-se mais focados em suas atividades e nos resultados desejados.
Por isso, as empresas bem-sucedidas buscam delinear uma cultura de excelência e inovação, o que tem um efeito direto na satisfação dos funcionários, além de criar um clima de trabalho muito mais agradável e desafiador.
O Nubank é uma startup brasileira que desenvolveu uma cultura focada nos clientes finais (customer-centric). Assim, além de beneficiar seus colaboradores, possui clientes finais muito mais felizes com o atendimento recebido.
7. Comunicação interna
A comunicação interna é o conjunto das ações que visam otimizar o diálogo dentro da empresa, seja entre os operários ou líderes da companhia. Isso contribui para deixar o clima interno agradável e melhorar a sinergia da equipe.
Existem diversos canais que podem facilitar a comunicação. Você pode investir sistemas especializados, redes sociais corporativas, intranet, mural de recados, caixa de sugestões, aplicativos mobile e em muitas outras soluções.
Uma boa comunicação tem vários benefícios. Além dos que já foram citados, ela também contribui para reduzir drasticamente o número de erros e problemas que acontecem no ambiente de trabalho, tornando-o mais saudável e assertivo.
Todos esses pontos influenciam diretamente o grau de contentamento interno, então é importante analisá-los com muita atenção. Busque aplicar todas essas dicas em sua empresa e você certamente terá um time de trabalho muito mais produtivo.
Agora que já sabe o que influencia a satisfação dos funcionários, aproveite para continuar aprendendo. Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de nossas novidades! (Facebook, Instagram).
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